O IMPACTO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFMA CÂMPUS CODÓ

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, O.F. (IFMA CAMPUS CODÓ) ; Lima, D.C.S. (IFMA CAMPUS CODÓ) ; Lima, A.M.C. (IFMA CAMPUS CODÓ) ; Filho, R.N.S. (IFMA CAMPUS CODÓ) ; Rodrigues, M.F.S.S. (IFMA CAMPUS CODÓ) ; Silva, J.P.S. (IFMA CAMPUS CODÓ)

Resumo

Muito tem se afastado a teoria da prática na formação dos professores e neste aspecto o IFMA Campus Codó tem apresentado o PIBID como alternativa de valorização do magistério e sustentação dos alunos licenciados. Assim sendo o trabalho tem como objetivo conhecer os impactos do PIBID para a formação dos licenciados em química através da aplicação de questionário fechado, que monta a importância e/ou impacto do projeto para os graduandos em química.

Palavras chaves

PIBID; Impactos; Licenciados em Química

Introdução

Um aspecto de alerta no método de formação docente de licenciados é conciliar a teoria, que muito ocorre de forma única de ensino nas instituições formadoras, da prática que ocorre nas escolas de atuação do professor. E assim diminuir os índices de reprovação e saída pela rotina, já que as aulas de química na maioria das vezes são vistas pelos alunos como algo de memorização de conceitos e fórmulas apresentadas nos livros didáticos. É como Ambrosetti et al., (2013, p. 153) declara que “um aspecto problemático nos modelos de formação docente no Brasil é o distanciamento entre as instituições formadoras e as escolas de educação básica, contexto de atuação dos futuros professores”. Ficando o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como uma preparação para os licenciados, para atuação no campo de trabalho de modo eficaz. Sendo algo largamente discutido no âmbito nacional quanto internacional para promoverem um adequado desenvolvimento dos professores (PAREDES; GUIMARÃES, 2012). O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Câmpus Codó tem o mesmo alerta e discussão e de tal modo implantaram PIBID para valorizar o magistério e possibilitar capacitação para atuação na sua área de trabalho. Passoni et al., (2012) afirma que o programa justamente tem por alvo isto, de valorizar o profissional do magistério e sustentar a formação dos estudantes de licenciatura plena das instituições públicas de ensino superior. Nesse aspecto, resulta o nosso interesse em conhecer os impactos do PIBID para a formação dos alunos de Licenciatura em Química do IFMA Câmpus Codó.

Material e métodos

O trabalho foi realizado no universo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Câmpus Codó. Segundo a coordenação, o programa contempla 40 (quarenta) alunos licenciados bolsistas do curso de Licenciatura em Química, e 10 (dez) destes foram constatados por meio de contato direto, por e-mail e telefone. A amostra foi do tipo aleatório simples, onde qualquer membro da população alvo tem a mesma probabilidade de ser incluído na amostra. Constituindo bolsistas atuantes em 5 (cinco) escolas diferentes, dentre elas o IFMA Câmpus Codó, Centro de Ensino Luzenir Matta Roma, Centro de Ensino Reitor Ribamar Carvalho, Centro de Ensino Renê Bayma e Centro de Ensino Ceja Lúcia Bayma, para melhor concepção dos diferentes lugares e se são em comum. Realizando a aplicação de questionário semiaberto, ou seja, que é constituído de pergunta fechada (sete questões) e pergunta aberta (uma questão). As perguntas do questionário foram elaboradas e modo a melhor identificar o objetivo traçado, possuindo 7 (sete) questões. E através delas foi feita a análise da importância do PIBID para os graduando em licenciatura em química e exposta no texto de forma expositivo-argumentativo e em tabela.

Resultado e discussão

Após a aplicação do questionário, foram analisados os dados para formulação dos impactos do PIBID para os futuros professores de química. No que se refere ao local de atuação dos 10 (dez) bolsistas entrevistados, está disposto logo abaixo na tabela 1. Já na questão dos impactos propriamente ditos, os resultados estão bem apresentados na tabela 2 abaixo. Por meio da tabela 2, fica perceptível à importância do PIBID para a formação dos licenciados em química, tendo em vista que grande maioria dos entrevistados tiveram respostas positivas em relação ao programa, como por exemplo, confirmar a importância do mesmo. Os autores SOUZA e MACIEL (2014) expõem que o programa tem por objetivo incentivar a formação docente, contribuindo para a valorização desta prática, articulando a teoria com a prática e assim aumentando a qualidade do ensino e capacitação dos licenciados. E é justamente o que está acontecendo pelo que podemos vê nos dados da tabela, impactando com o incentivo a permanência da prática docente, melhor entendimento sobre o ensino-aprendizagem, melhoramento da prática docente e outros aspectos que se pode observar que são de grande valia para a formação do graduando em química e desenvolvimento da atuação profissional.

Tabela 1

Escola de atuação dos Pibidiados de Química

Tabela 2

Resultado do Questionário dos Pibidianos de Química.

Conclusões

O PIBID tem se tornado um meio de grande valia para formação dos graduandos em licenciatura em química, as experiências adquiridas muito acrescentaram na atuação profissional e os tornaram motivados a permanecer nesta área de atuação, mesmo que a princípio o que os motivaram, parte destes, a entrarem no projeto seja a remuneração, mas depois a atuação em sala de aula os motivou a permanecer no curso de licenciatura e amar esta prática. Este é um projeto que sempre deve permanecer em vigor, pois valoriza a profissão de tamanha estima para desenvolvimento da sociedade.

Agradecimentos

Referências

AMBROSETTI, Neusa Banhara et al. Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores: o olhar dos estudantes. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 151-174, jan./jun. 2013

PAREDES, Giuliana Gionna Olivi; GUIMARÃES, Orliney Maciel. Compreensões e Significados sobre o PIBID para a Melhoria da Formação de Professores de Biologia, Física e Química. Vol. 34, Nº 4, p. 266-277, Novembro 2012.

PASSONI, L. C.; VEGA, M. R.; GIACOMINI, R.; BARRETO, A. M. P.; SOARES, J. dos S. C.; CRESPO, L. C.; NEY, M. R. G. Relatos de Experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Química Nova na Escola. Vol. 34, N° 4, p. 201-209, 2012.

SOUZA, Christian Yago Vieira de; MACIEL. A importância do PIBID para a formação profissional dos licenciandos em Geografia na Unimontes. Anais do VII CBG – ISBN: 978-85-98539-04-1. Vitória/ES. Agosto, 2014.

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