Diferentes Metodologias para Obtenção do óleo de Coco da Praia(cocos nucifera)

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Produtos Naturais

Autores

de Jesus Lima Sousa Rodrigues, R. (IFMA CAMPUS CODÓ) ; Magalhães da Silva, M.J. (IFMA CAMPUS CODÓ) ; Costa de Oliveira, M.B. (IFMA CAMPUS CODÓ) ; Costa dos Santos, D. (IFMA CAMPUS CODÓ) ; Nunes Rodrigues, A. (IFMA CAMPUS CODÓ) ; Silva, A.R. (IFMA CAMPUS CODÓ) ; dos Santos Cruz, B.R. (IFMA CAMPUS CODÓ) ; Sousa Salazar, R.C. (IFMA CAMPUS CODÓ) ; Santana Nobre, E.M. (IFMA CAMPUS CODÓ)

Resumo

O Brasil possui uma extraordinária flora. Diante disso, a espécie vegetal Cocos nucifera conhecida popularmente como coco-da-praia ou coco-da-bahia é uma planta típica do nordeste brasileiro, onde, o óleo extraído de sua polpa carnosa é bastante procurado no mercado para utilização em diversos fins tanto industriais quanto de suplementação alimentar já que possui propriedades antioxidantes e hidratantes. O objetivo desse trabalho é verificar o rendimento do óleo de coco da praia por três métodos diferentes. Extrair óleo de coco é uma tarefa fácil, no entanto trabalhosa e exige um tempo de espera.

Palavras chaves

óleo de coco; métodos; rendimento

Introdução

O coqueiro (Cocos nucifera L.), é um membro da família Arecaceae (família das palmeiras). É a única espécie classificada no gênero Cocos. É uma planta que pode crescer até 30 m de altura, com folhas pinadas de 4–6 m de comprimento, com pinas de 60–90 cm. As folhas caem completamente, deixando o tronco liso( PATRO, 2012). O coco é um fruto seco simples classificado como drupa fibrosa (não uma noz). A casca (mesocarpo) é fibrosa e existe um "caroço" interno (o endocarpo lenhoso). Este endocarpo duro tem três poros de germinação que são claramente visíveis na superfície exterior, uma vez que a casca é removida. É através de um destes que a pequena raiz emerge quando o embrião germina. A polpa do coco seco contém mais de 60% de óleo que pode ser extraído por diversos métodos. Além de rico em ácido láurico, o óleo não sofre degradação a altas temperaturas. A extração do óleo de coco foi uma das atividades desenvolvidas com sucesso por discentes do curso de Licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA Campus Codó e tiveram como matéria prima a polpa do Cocus lucifera.

Material e métodos

Materiais utilizados: 2 Kg da copra de coco da praia cortadas em cubos e a água retirada do coco foi reservada para utilizar no cozimento de um dos procedimentos; Liquidificador, fogão, panelas de aço inoxidável, colheres, H2O, béquer de 500 mL e balança. Método a frio: Foi pesado 666,66 gramas de coco que em seguida, mediu-se 300 mL de água e adicionou-se no liquidificador.O leite obtido precisou fermentar para o óleo se separarda água. Isso pode acontecer deixando simplesmente descansar numa vasilha coberta durante 48 horas. O óleo se separou naturalmente da água e dos resíduos. Três camadas de líquido se formaram: o óleo de coco por cima, a água no meio e um creme fino no fundo. O óleo foi retirado com uma concha e o líquido foi transferido para uma garrafa PET limpa e foi colocada em um local sombreado, cuja temperatura esteja em torno dos 25 graus. Em seis a oito horas, o óleo se separou do leite. Depois garrafa foi posta na geladeira por três horas para o óleo se solidificar. A garrafa foi cortada . Depois foi posto em temperatura ambiente e ficou líquido. Método do cozimento: similar ao método a frio, pesou-se 666,66 de coco e foi extraído o leite. Posteriormente, foi levado ao fogo com temperatura de 220 graus Celsius até a evaporação total da água e obteve-se o óleo. Método da torrefação: colocou-se 666,66 gramas de coco numa panela de aço inoxidável e foi levado ao fogo sempre mexendo até o coco atingir a coloração marrom. Colocou-se no liquidificador e adicionou-se 300 mL de água. Após foi levado ao fogo até evaporar a água ficando apenas o óleo. Os resíduos dos 3 procedimentos foram reaproveitados para fazer cocada.

Resultado e discussão

O óleo de coco da praia, extraído por processo físico, revelou um produto final limpo e sem impurezas.No método a frio obteve-se 152 mL de óleo de coloração amarelo claro e odor da copra de coco. No procedimento de cozimento, rendeu 209 mL de óleo transparente. Já no método de torrefação extraiu-se 131 mL de óleo com coloração marrom claro e com cheiro de coco torrado. Então o método mais eficiente em termo de quantidade foi o método de cozimento.

Conclusões

O óleo de coco da praia (Cocos nucifera L.), extraído por processo físico revelou um produto final límpido e isento de impurezas. Segundo Araújo,(2012 pode ser obtido por processos físicos[...] e não requer tratamento específico. Sua extração ocorre a partir da polpa e consiste basicamente de três etapas, quais sejam: trituração, processamento e filtração. Seguindo este critério obteve-se o óleo da copra por 3 métodos diferentes, no qual, o que se mostrou mais eficaz foi o de cozimento em que 666,66 gramas de polpa, extraiu-se 209 mL de óleo.

Agradecimentos

Agradeço a todos alunos do curso de licenciatura em química do IFMA Campus Codó e a professora Eva Michele por todo o apoio.

Referências

FERREIRA, J. M. S. et al. A cultura do coqueiro no Brasil. Brasília (DF): EMBRAPA-SPI, 1998, 292p.
PATRO, R. Coco nucifera e suas origens. Disponível em www.jardineiro.net. Acesso em agosto/2016.
DAUBER, R.Óleo de coco: Uma revisão sistemática.Porto Alegre,2012.Disponível em:https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handl. Acesso em agosto/2016.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará