COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS VOLÁTEIS OBTIDOS DA INFLORESCÊNCIA e FOLHA DE Etlingera elatior (Jack) R.M. Sm. (ZINGIBERACEAE)

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Produtos Naturais

Autores

Castro, C.C. (MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI) ; Silva, A.R.C. (MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI) ; Nascimento, L.D. (MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI) ; Andrade, E.H.A. (MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI)

Resumo

No presente trabalho foram obtidos os concentrados voláteis da inflorescência (botão, haste floral e bráctea) e folhas do bastão-do-imperador (Etlingera elatior). A composição química mostrou que as brácteas e a haste floral possuem elevados teores de dodecanal (17,98 e 51,3%, respectivamente); o botão floral mostrou-se rico em dodecanol (27,44%) enquanto as folhas α-pineno foi o constituinte majoritário (14,38%).

Palavras chaves

Etlingera elatior; Bastão-do-imperador; Composição química

Introdução

Algumas espécies da família Zingiberaceae apresentam valor econômico fornecendo alimentos, perfumes, condimentos de propriedades aromáticas, corantes, fibras, papel, medicamento, tintura e estética (SILVA, 2012). Etlingera elatior é uma planta herbácea rizomatosa com porte de 2 a 4 m de altura, com hastes eretas, folhas grandes, alongadas. É nativa da Indonésia e pertence à família Zingiberaceae, sendo popularmente conhecida por bastão-do-imperador, flor-da-redenção, gengibre-tocha. Segundo Porto (2014) o bastão-do-imperador possui grande valor ornamental por ter inflorescências grandes, de forma cônica e piramidal sustentada por uma haste longa e robusta. As inflorescências caracterizam-se por apresentar brácteas vermelhas, com flores vermelhas e lábio amarelo. Além de ser importante para o paisagismo, o bastão-do-imperador é atrativo para beija-flores e alguns insetos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a composição química do concentrado volátil obtido da inflorescência (botão, haste floral e bráctea) e folhas do bastão-do-imperador (Etlingera elatior) por cromatografia de fase gasosa acoplada a espectrometria de massas.

Material e métodos

O material botânico foi coletado no campus de pesquisa do Museu Emilio Goeldi (MPEG), Belém, Pará. O material in natura, folha e inflorescência (bráctea, botão floral e haste floral), foi separado, em seguida cortado, homogeneizado, pesado e submetidos ao processo de Destilação-Extração Simultânea (DES), usando um extrator tipo Nickerson & Likens e n-pentano (3 mL) como solvente, acoplado a um sistema de refrigeração para manutenção da água de condensação entre 10-15º C, durante 2 horas. A composição química dos constituintes voláteis foi analisada por cromatografia de fase gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM), em sistema Shimadzu QP-2010 Plus, equipado com coluna Rtx-5MS (30 m x 0,25 mmx 0,25 m de espessura de filme). O gás de arraste usado foi hélio com fluxo de 1,2ml/min. A temperatura do injetor e da interface foi de 250ºC. O programa de temperatura do forno foi de 60 - 250ºC, utilizando-se uma rampa de 3ºC/min. O espectrômetro de massas foi por impacto eletrônico a 70 eV e a temperatura da fonte de íons 220ºC. Os constituintes foram identificados através da comparação dos seus espectros de massas e índices de retenção (IR) com os existentes na biblioteca NIST-05 e 11, FFNS e na literatura (Adams, 2007). Os índices de retenção foram calculados através do software do sistema, utilizando a série homóloga dos n-alcanos (C8-C20) injetados nas mesmas condições cromatográficas.

Resultado e discussão

A composição química dos concentrados voláteis (CV) obtidos das diferentes partes vegetais de E. elatior encontra-se na Tabela 1, com seus respectivos índices de retenção (IR), em ordem crescente. Os concentrados voláteis das amostras de E. elatior são ricos em alcoóis e aldeídos, com predominância de dodecanal (haste floral: 51,3%, botão floral: 27,44%, brácteas: 17,98% e folhas: 6,92%), seguido de dodecanol (botão floral: 27,44%, brácteas: 15,43%, haste floral: 13,17%, e folhas: 3,53%) e decanal (botão floral: 4,59%, brácteas: 4,87%, haste floral: 8,24%, e folhas: 0,94%). Altos teores do hidrocarboneto monoterpênico α-pineno foram encontrados no CV das folhas (14,38%) e das brácteas (16,55%), enquanto β-pineno (9,58%) foi detectado somente nas folhas. Dodecanol e dodecanal também foram os constituintes majoritários encontrados no óleo essencial da inflorescência (42,5% e 14,5%) e haste floral (34,6%e 21,5%), respectivamente, de um espécime de E. elatior coletado em Castanhal, Pará (ZOGHBI & ANDRADE, 2005). A figura 1 mostra a variação no perfil cromatográfico das amostras analisadas, onde observa-se a predominância do aldeído dodecanal no CV da haste floral, seguido do botão, bráctea e em menor concentração na folha, enquanto o álcool dodecanol (precursor do dodecanal) apresentou maior teor no botão floral, seguido da bráctea, haste floral e folha. Acetato de dodecila presente em todas as amostras analisadas, é uma das substâncias encontrada nas cabeças e abdomens de operárias e rainhas de Plebeia droryana, Nannotrigona testaceiscornis, Scaptotrigonna postica e Meliponna quadrifasciata (abelhas sem ferrão) (RICCI et al., 2010).

Figura 1

Constituintes químicos (>7,0%) identificados no concentrado volátil das folhas e inflorescência de Etlingera elatior (botão, haste floral e bráctea).

Tabela 1

Constituintes químicos (%) identificados no concentrado volátil obtidos das partes vegetais de Etlingera elatior e seus índices de retenção (IR).

Conclusões

A composição química dos concentrados voláteis (CV) obtidos da folha e inflorescência da Etlingera elatior é rica em alcoóis e aldeídos, com predominância de dodecanol e dodecanal, apresentando variação qualitativa nas partes vegetais da inflorescência, ou seja, presença de α-pineno, limoneno e terpinoleno apenas no CV das brácteas.

Agradecimentos

Referências

ADAMS, R.P. Identification of Essential Oil Components by Gas Chromatography/Mass Spectrometry.Allured Publishing Corp., Carol Stream. 2007.

PORTO, A. C., 2014. Etlingera elatior (Jack) R.M. Sm. Disponível em: <http://www.tudosobreplantas.com.br/asp/plantas/ficha.asp?id_planta=373187>. Acessado em 06/07/2016.

RICCI, R. P. PIANARO, A. MARSAIOLI, A.J. Ecologia Química de Meliponineos. XVIII Congresso Interno de IC, PIBIC 2010 - IQ, UNICAMP, 2010.

SILVA, P. C. B. Caracterização química, atividade larvicida e deterrente de oviposição do óleo essencial da inflorescência do Bastão-do-Imperador (Etlingera elatior) frente à Aedes aegypti. 2012, 105f. Dissertação de Mestrado. (Pós-Graduação emQuímica) - Universidade Federal de Pernambuco, 2012.

ZOGHBI, Maria das G.B; ANDRADE, Eloisa H.A. Volatiles of the Etlingera elatior (Jack) R. M. Sm. And Zingiber spectabile Griff.: Two Zingiberaceae Cultivated in the Amazon. Journal of Essential Oil Research. March/April 2005. Vol. 17.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará