Rendimento e composição química do óleo essencial das folhas de Eugenia uniflora L. em diferentes tempos de extração no mês de setembro de 2015

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Produtos Naturais

Autores

Andrade, E.H.A. (MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI) ; Oliveira, L.H.A. (UFPA) ; Nascimento, L.D. (MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI)

Resumo

Eugenia uniflora é uma planta arbustiva cujo uso medicinal se relaciona ao tratamento de bronquites, febres e hipertensão arterial. Este trabalho visa a avaliar o rendimento de óleo essencial e a composição química das folhas secas de E. uniflora em diferentes tempos de extração por hidrodestilação. As amostras provêm do campus de pesquisa do Museu Emílio Goeldi, Belém, PA. O material será seco em sala climatizada e as extrações do óleo essencial serão realizadas através de processo de hidrodestilação durante 1, 2, 3 e 4 horas (triplicatas) em aparelho tipo Clevenger modificado. A análise química dos óleos obtidos será feita por cromatografia de fase gasosa (CG)/espectrometria de massas (EM) e a quantificação dos constituintes por CG com detector de ionização de chamas (DIC).

Palavras chaves

Eugenia uniflora; óleo essencial; tempo de extração

Introdução

Diante da incipiência dos dadoscoletados sobre a diversidade da flora amazônica [4], faz-se necessário expandir o conhecimento técnico e científico das espécies com potencial econômico para produção de novos insumos com base na flora aromática da região [5]. Óleos essenciais produzidos na região podem ser matérias-primas para as indústrias de química fina e de fitomedicamentos. Eugenia uniflora L., da família Myrtaceae, é uma planta frutífera de porte arbustivo cujo fruto é uma baga oblata e achatada de casca lisa e brilhosa, com tons que variam do amarelo-alaranjado ao vermelho escarlate [3] e gomos suculentos de sabor agridoce, muito apreciado ao natural ou em forma de doces e licores [2]. Seu uso medicinal se relaciona ao tratamento de diarreias, bronquites e hipertensão arterial [6]. Este trabalho tem por objetivos a avaliação do rendimento e da composição química do óleo essencial das folhas de E. uniflora em diferentes tempos de extração pelo método de hidrodestilação no mês de setembro de 2015 e a análise química dos óleos essenciais obtidos.

Material e métodos

Folhas de E. uniflora foram coletadas no campus do Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, PA, no mês de setembro de 2015. A identificação botânica baseou-se no método clássico da morfologia comparada. As folhas foram secas sobre telas em sala climatizada, moídas, pesadas, homogeneizadas e submetidas a hidrodestilação em sistemas de vidro do tipo Clevenger original durante 1, 2, 3 e 4 horas. Foram utilizadas mantas de aquecimento para balões de 1 L cada acopladas a um sistema de refrigeração para manutenção da água de condensação em torno de 10°C a 15°C. Os óleos obtidos foram centrifugados, desidratados, armazenados e acondicionados em geladeira a 5°C. O rendimento de óleo essencial com base na Amostra Livre de Umidade (ALU) foi calculado utilizando-se a equação de SANTOS et al. [7]. A porcentagem de água presente na umidade residual das amostras foi realizada durante as extrações e obtida através de determinador de umidade Marte® modelo ID50, por infravermelho, na faixa de temperatura de 60°C a 180°C com incremento de 1°C e saída RS-232C bidirecional. Os óleos essenciais foram analisados por cromatografia em fase gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG/EM) em sistema Shimadzu QP-2010 Plus equipado com coluna capilar RTx-5MS nas seguintes condições operacionais: gás de arraste: hélio; tipo de injeção: sem divisão de fluxo (1 µL de uma solução de 2 µL de óleo em 1 mL de hexano); temperatura do injetor: 250°C; programa de temperatura do forno: 60–250°C (3°C/min); EM: impacto eletrônico, 70 eV; temperatura da fonte de íons e partes de conexão: 200°C. A identificação química foi realizada por comparação dos espectros de massas e índices de retenção (IR) com os de substâncias-padrão existentes nas bibliotecas do sistema e com dados da literatura [1].

Resultado e discussão

Na Tabela 1, percebe-se que, a partir de duas horas de extração, o volume de óleo e consequentemente o teor de óleo essencial aumentam linearmente com o tempo de extração. No Gráfico 1, vê-se que os percentuais de selina-1,3,7(11)-trien-8-ona e epóxido de selina-1,3,7(11)-trien-8-ona diminuem nas duas primeiras horas de extração para aumentar em seguida às 3 e 4 horas de extração. O percentual de selina-1,3,7(11)-trien-8-ona diminui bruscamente da primeira para a segunda hora de extração (de 43,33% a 21,80%, respectivamente), aumenta às 3 horas (33,12%) e diminui no quarto tempo de extração (31,98%). O epóxido de selina-1,3,7(11)-trien-8-ona diminui da primeira para a segunda hora de extração (de 27,55% a 21,80%, respectivamente) e depois aumenta. Tanto o γ-elemento quanto o (E)-cariofileno registram aumento progressivo ao longo dos quatro períodos de extração.

Tabela 1

Rendimento do óleo essencial de E. uniflora determinado em ALU; material coletado em setembro de 2015

Gráfico 1

Variação dos constituintes majoritários (≥ 3,0%) identificados no OE das folhas de E. uniflora em setembro de 2015 em função do tempo de extração

Conclusões

O teor de óleo essencial das folhas secas de Eugenia uniflora aumenta linearmente com o tempo de extração. Os constituintes químicos majoritários do óleo essencial das folhas secas de E. uniflora mostraram variações percentuais em função do tempo de extração, principalmente os que caracterizam o tipo químico da espécie: selina-1,3,7(11)-trien-8-ona e epóxido de selina-1,3,7(11)-trien-8-ona.

Agradecimentos

Os autores agradecem à Coordenação de Botânica, na figura do Laboratório Adolpho Ducke e de toda a equipe do Laboratório de Fitoquímica, e à Capes pelo auxílio prestado.

Referências

[1] ADAMS, R. P. Identification of essential oil components by gas chromatography/mass spectrometry. Carol Stream, Illinois, USA: Allured Publishing Corporation, 2007. [2] CAVALCANTE, P. B. Frutas comestíveis da Amazônia. 5. ed. Belém, Pará: MPEG/Cejup, 1991. [3] COSTA, D. P. Influência do biótipo de cor de fruto e da sazonalidade no óleo essencial das folhas de Eugenia uniflora. 2009. 65 f. Dissertação (Mestrado em Química) — Instituto de Química, Universidade Federal de Goiás, Goiás. [4] GOTTLIEB, O. R. M.; KOKETSU, M.; MAGALHÃES, M. T.; MAIA, J. G. S.; MENDES, P. H.; ROCHA, A. I.; SILVA, M. L.; WILBERG, V. C. Óleos essenciais da Amazônia VII. Acta Amazonica, Manaus, v. 11, p. 143-148, 1981. [5] MAIA, J. G. S.; ANDRADE, E. H. A. Database of the aromatic plants from the Amazon and their essential oils. Química Nova, v. 32, p. 595-622, 2009. [6] PITANGA: benefícios e propriedades medicinais. Disponível em: <http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/pitanga.html>. Acesso em: 21 ago 2015. [7] SANTOS, A. S.; ALVES, S. M.; FIGUEIRÊDO, F. J. C.; ROCHA NETO, O. G. Descrição de sistema e de métodos de extração de óleos essenciais e determinação de umidade de biomassa em laboratório. Belém: Embrapa Amazônia Oriental, 2004 (Embrapa Amazônia Oriental. Comunicado Técnico, 99).

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará