AVALIAÇÃO ANTIBACTERIANA DO EXTRATO ETANÓLICO DE Piper tuberculatum SOBRE Escherichia coli.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Produtos Naturais

Autores

da Silva Matos, G. (UFAM) ; Abreu Lima, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA) ; Gomes Pinto, E. (FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO) ; Guimarães Silva Braga, A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA) ; Collins Kuehn, C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA)

Resumo

A utilização de plantas com fins medicinais para tratamento, cura e/ou prevenção de doenças é uma das mais antigas formas de prática medicinal da humanidade. A família Piperaceae é conhecida por conter em sua composição química substâncias com propriedades bactericidas, fungicidas e inseticidas. Piper tuberculatum Jacq. As cascas das plantas coletadas foram devidamente secas e trituradas, sendo submetidas à extração em aparelho de Soxhlet com etanol p.a., sendo posteriormente diluídas com DMSO a 2% e para avaliar o potencial biológico sobre a bactéria, utilizou-se à técnica de difusão em ágar em poços.Com os resultados obtidos, pode-se concluir que o extrato de P. tuberculatum apresentou potencial bactericida sobre E. coli contribuindo assim para a formulação de novos produtos.

Palavras chaves

Amazônia; Antimicrobiana; Triterpenos

Introdução

A utilização de plantas com fins medicinais é uma das mais antigas formas de prática cultural da humanidade. A família Piperaceae é conhecida por conter em sua composição química substâncias com propriedades medicinais. Piper tuberculatum Jacq. está distribuída pelo continente americano e nas Antilhas e no Brasil, ocorre naturalmente no estado do Amazonas (MATOS 2007). É popularmente conhecida como pimenta longa e pimenta d’ arda e têm sido utilizada na medicina popular como anti-inflamatória e sedativa. Escherichia coli é o microrganismo gram-negativo que mais causa infecções no trato urinário dos seres humanos, mas que pode provocar doenças que vão desde uma infecção simples até as mais graves, como pneumonia, meningite, endocardite, entre outras. Essa bactéria foi uma das primeiras a serem controladas com a descoberta dos antibióticos, mas, devido a sua enorme capacidade de adaptação e resistência, tornou-se uma das espécies de maior importância no quadro das infecções hospitalares e comunitárias. Com isso, este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial do extrato etanólico das cascas de P. tuberculatum sobre E. coli.

Material e métodos

As cascas coletadas foram devidamente secas e trituradas, sendo submetidas à extração em aparelho de Soxhlet com etanol p.a., sendo posteriormente diluídas com DMSO a 2% e para avaliar o potencial biológico sobre a bactéria, utilizou-se à técnica de difusão em ágar em poços. O delineamento foi inteiramente casualizado com duas repetições por tratamento. As bactérias foram cultivadas em caldo Luria Bertani (LB) durante 24 horas com a absorbância de turvação que corresponde a 1,5 x 106 (UFC)/mL. Para o controle negativo, utilizou-se o caldo LB; o controle positivo foi feito com a suspensão bacteriana em caldo LB, e o controle com cloranfenicol foi adicionado às bactérias em meio de cultura. As concentrações utilizadas foram: 40, 20, 10 e 5 µg/mL. Após 24 horas, a inibição do crescimento bacteriano foi determinada pela média aritmética dos diâmetros dos halos de inibição.

Resultado e discussão

Os resultados obtidos utilizando a concentração de 20 µg/mL do extrato etanólico de P. tuberculatum apresentaram efeito inibitório contra E. coli, apresentando halos de inibição de 12 mm quando comparado aos controles negativos e positivos que foram de 30 e 17 mm. Enquanto que para as concentrações de 40, 10 e 5 µg/mL os halos de inibição foram de 6, 6 e 8 mm, respectivamente. Com isso, os seus resultados experimentais, aqui apresentados apontam para uma boa probabilidade do uso do extrato como uma possível alternativa terapêutica.

Conclusões

Conclui-se que o extrato de P. tuberculatum apresentou perfil de inibição bacteriano sobre E. coli contribuindo assim para a formulação de novos produtos, extraídos de partes de plantas visando à preservação e conservação ambiental.

Agradecimentos

FAPEAM

Referências

MATOS, J. A. Introdução a pesquisa fitoquímica. Ed: Fortaleza, 2007.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará