Uso da amêndoa de Bocaiuva e polpa de Cupuaçu para formulação de uma barra alimentícia

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Produtos Naturais

Autores

Alves, E. (IFMT - BELA VISTA) ; Arruda, A. (IFMT - BELA VISTA) ; Bianchi, L. (IFMT - BELA VISTA) ; Milhomem, Y. (IFMT - BELA VISTA) ; Pouso, L. (IFMT - BELA VISTA) ; Schwingel, J. (IFMT - BELA VISTA) ; Viana, E. (FACENE)

Resumo

Barras alimentícias, produto de merecido destaque por sua praticidade e valor nutricional, também chamada de barra de cereais, necessitam de um agente ligante para unir todos os seus ingredientes. O sabor singular dos frutos nativos tem contribuído para sua demanda tanto na forma in natura como na forma industrializada. A fruticultura do Brasil constitui uma atividade econômica promissora dada à diversidade e a potencialidade de suas espécies serem utilizadas não só como alimento nutritivo, mas como matéria prima para o processamento industrial. A amêndoa da bocaiuva tem despertado grande interesse socioeconômico para a população do Cerrado e possui propriedades nutricionais pouco estudadas. Já o cupuaçu desponta como um importante produto agrícola com ampla aceitação do público consumidor

Palavras chaves

Barra alimentícia; Amêndoa de bocaiuva; Cupuaçu

Introdução

A busca por uma alimentação saudável e balanceada vem se tornando mais assídua no cotidiano dos seres humanos, todos desejam comer algo que seja nutritivo, saboroso e funcional. A barra de cereal visa pessoas que possuem deficiência de vitaminas, tornando-se uma fonte alternativa de nutrientes e de baixo custo promovendo uma inovação no mercado alimentício. Desenvolvemos um composto oriundo de duas frutas populares em sua região de origem, a bocaiúva (Acrocomia aculeata) palmeira que pode chegar até 25 metros de altura possuindo em sua desenvoltura espinhos pontiagudos e longos apresentando frutos em cachos que podem chegar a 60 quilos, a polpa e a amêndoa na forma in natura são consumidas pela população local ou nas preparações da culinária regional, tais como sorvetes, bolos, paçoca doce e cocada, podendo enriquecer a dieta como fonte complementar de nutrientes essenciais (ALMEIDA, 1998; SANO; ALMEIDA, 1998), além de bocaiúva, é conhecida no Brasil por macaúba, coco-baboso, coco-de-catarro, coco-de- espinho, macacauba, macaíba, macaibeira, macajuba, macaúva, mucaia, mucajá e mucajaba (Fruits, 2005), e o cupuaçu (Thobroma grandiflorum) é caracterizado pelas suas características muito agradáveis de sabor e odor. É usado para preparar variedade de sucos, sorvetes e outras sobremesas. Conciliando a amêndoa extraída da bocaiuva com a polpa de cupuaçu e aveia, obtêm-se uma poderosa combinação de nutrientes como: carotenoides, vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro, fibras e potássio detentores de papéis importantes no corpo humano. O objetivo do presente trabalho é levar a sociedade saúde, através das barras alimentícias, proporcionando conforto, comodidade e o prazer da vida saudável.

Material e métodos

As amostras de bocaiuva e cupuaçu foram coletadas no município de Cuiabá – MT em maio de 2016, sendo que apenas frutos maduros, caídos ou derrubados e em boas condições foram selecionados, em seguida lavados em água clorada e expostos para secagem. As amêndoas de bocaiuva foram retiradas manualmente, com o auxílio de um martelo. A polpa também foi retirada manualmente. Os testes de determinação do teor de lipídios, teor de cinzas e de umidade, determinação de pH e acidez, seguiram a metodologia do INSTITUTO ADOLFO LUTZ (2008). Para elaboração da barra de cereais: Colocou-se em uma tigela: 115g de aveia, 80g de gergelim, 150g da polpa de cupuaçu, 100g de farinha de castanha do Pará, 100g de lascas torradas da amêndoa de bocaiuva. Todos os ingredientes foram misturados e prensados com um cilindro manual de uso doméstico. A massa foi colocada em forma retangular por 12 horas e cortada manualmente. As análises sensoriais contaram com a participação de 20 indivíduos os quais receberam uma ficha de avaliação com os seguintes quesitos: sabor, aparência global, aroma, textura e cor. A avaliação foi realizada com notas que caracterizavam a aprovação do produto em um nível hierárquico crescente de 1 (péssimo) a 5 (gostei muitíssimo).

Resultado e discussão

O desenvolvimento de novos produtos para consumo possibilita variações de atributos sensoriais, principalmente de sabor, e a procura por benefícios à saúde permitindo a esse produto a realização de testes variados de novos ingredientes alimentícios nutritivos e funcionais (TABELA NUTRICIONAL). O termo funcional implica que o alimento possui valor principal identificado para o benefício à saúde. Os benefícios de saúde são proporcionados pelos componentes biologicamente ativos presentes nos alimentos funcionais, como antioxidantes, compostos fenólicos e propulsores de vitamina A, entre diversos outros compostos (MATSUURA, 2002). O aproveitamento de frutos regionais, juntamente com a possibilidade de preservação das espécies nativas dos biomas nacionais, justifica o uso de matéria desprezada como ingrediente na formulação de novos produtos alimentícios, pois além de agregar valor ao fruto e ao produto, contribui para a valorização dos hábitos alimentares locais proporcionando produtos alternativos nutritivos com sabor característico. Quanto às análises sensoriais foram feitas as médias de cada quesito presente nas fichas (TABELA 1). Os autores estipularam um tempo de validade observando O composto e constataram que a barra alimentícia deve ser consumida em até 20 dias após o preparo.

Tabela Nutricional



Tabela 1

Análise Sensorial

Conclusões

A barra alimentícia produzida a partir da amêndoa de bocaiuva e polpa de cupuaçu destacou-se como uma poderosa fonte de energia e nutrientes. A barra de cereais apresentou um alto potencial de aceitação e preferência, pois foi considerada pelos consumidores como um produto saboroso, com perfil sensorial agradável. Assim, sua produção se torna viável incentivando o consumo de produtos mais saudáveis do ponto de vista nutricional, de fácil acesso e que valoriza os recursos naturais.

Agradecimentos

A nossa orientadora Elaine pelo carinho e dedicação. E a Jalyle que nos uniu juntos nessa caminhada escolar e cientifica.

Referências

ALMEIDA, S. P. Cerrado: aproveitamento alimentar. Planaltina, DF: EMBRAPA, Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados - CPAC, 1998. 188 p.
BRASIL. INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Ministério da saúde. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Métodos Físico-Químicos para Analise de Alimentos. Brasília, 4º ed., 1018p. 2005.
BRITO, I. P. et al. Elaboração e avaliação global de barra de cereais caseira. B.CEPPA, Curitiba, v. 22, n. 1, p. 35 -50, jan./jun. 2004.
 RAMOS M. I. L., SIQUEIRA, E. M. A., ISOMURA, C. C., BARBOSA, A. M. J., 7 ARRUDA, S. F. (2007). Bocaiúva (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lood) imroved vitamin A status in rats. Journal of Agricultural and Food Chemistry, 22, 3186 – 3190.  

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará