Ensaios Fitotóxicos dos Extratos Obtidos da Biomassa Produzida Pelo Fungo Endofítico Aspergillus sp. isolado de Paspalum maritimum Trin.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Produtos Naturais

Autores

Bezrra, J.P.S. (UFPA) ; Ribeiro, W.S. (UFPA) ; Santos, L.S. (UFPA) ; Pinto, F.T. (UFPA) ; Rodrigues, I.C.S. (UFPA) ; Cavalcante, F.O.R. (UFPA) ; Corrêa, M.J.C. (UFPA)

Resumo

Souza Filho (2006b) em trabalho realizado com os extratos aquosos das folhas, raízes e solo sob cultivo de Paspalum maritimum, detectou efeitos alelopáticos inibitórios expressivos sobre a germinação de sementes e o desenvolvimento das plantas daninhas malícia e mata-pasto, confirmando a hipótese de que a capacidade dessa espécie em invadir e dominar áreas de cultivo pode estar associada à produção de substâncias com tais propriedades. Foram extraídos extratos dessa espécie vegetal, com esses extratos foram realizados ensaios fitotóxicos de germinação de sementes, desenvolvimento da radícula e do hipocótilo usando como espécies receptoras as plantas daninhas invasoras de pastagem, Mimosa pudica e Senna obtusifolia.As espécies receptoras tiveram comportamentos diferentes em cada ensaio.

Palavras chaves

Alelopatia; Malicia; Mata-pasto

Introdução

O grupo de Química dos Produtos Naturais da UFPA em parceria com a Embrapa vem realizando estudos de atividades fitotóxicas a partir de extratos fúngicos ou substâncias produzidas por esses organismos, e os resultados obtidos tem se mostrado bastante interessantes. Souza Filho (2006b) em trabalho realizado com os extratos aquosos das folhas, raízes e solo sob cultivo de Paspalum maritimum, detectou efeitos alelopáticos inibitórios expressivos sobre a germinação de sementes e o desenvolvimento das plantas daninhas malícia e mata-pasto, confirmando a hipótese de que a capacidade dessa espécie em invadir e dominar áreas de cultivo pode estar associada à produção de substâncias com tais propriedades. O P. maritimum é uma planta daninha conhecida como capim-gengibre, dessa espécie foi isolado o fungo Aspergillus sp. E com os extratos foram realizados ensaios de atividade fitotóxica de crescimento das sementes, desenvolvimento da radícula e do hipocótilo frente às espécies malícia e mata-pasto.

Material e métodos

Foram distribuídos 4 kg de cereal arroz parbolizado Tio João® a 30 frascos de Erlenmeyer de 500 mL contendo 150 g de arroz cada, em seguida foi adicionado aos frascos 125 mL de água destilada permanecendo por 15 minutos em repouso para que a água fosse absorvida. Os frascos passaram por esterilização a 121°C por 45 minutos. Após resfriamento em temperatura ambiente foram adicionados 2 pellets do fungo, os frascos foram armazenados pelo período de 25 dias. Passado o período de incubação obteve-se os extratos: Extrato Bruto Metanol-1 (EBM- 1), Extrato Bruto Acetato de Etila (EBA) e o Extrato Bruto Metanol-2 (EBM- 2). Com esses extratos foram realizados ensaios fitotóxicos de germinação de sementes, desenvolvimento da radícula e do hipocótilo usando como espécies receptoras as plantas daninhas invasoras de pastagem, malícia (Mimosa pudica) e mata-pasto (Senna obtusifolia). Todos os ensaios foram realizados em triplicatas com placas de Petri de 9,0 cm de diâmetro, os extratos foram solubilizados em solução de acetato de etila com metanol na concentração de 1% m/v. Cada placa recebeu 3,0 mL de solução, após adição da solução, deixou-se evaporar o solvente e adicionou-se 3,0 mL de água destilada sempre que necessário, mantendo-se, dessa forma, a concentração original.

Resultado e discussão

Os gráficos 1, 2 e 3 mostram os resultados do percentual de inibição, em positivo, para os três ensaios realizados com os extratos obtidos da biomassa do fungo Aspergillus sp. frente as espécies malícia e mata-pasto.

Figura 1

Cálculo do potêncial de atividade

Figura 2

Germinação das sementes

Figura 3

Desenvolvimento da radícula

Figura 4

Desenvolvimento do hipocótilo

Conclusões

As espécies receptoras tiveram comportamentos diferentes em cada ensaio realizado, sendo o de desenvolvimento da radícula o mais eficaz para todos os extratos testados frente as duas espécies, atribuindo um efeito inibitório bastante satisfatório.

Agradecimentos

A CAPES a EMBRAPA-Amazônia oriental ao PPGQ/UFPA

Referências

SOUZA FILHO, A. P. S. Interferência potencialmente alelopática do capim-gengibre (Paspalum maritimum) em áreas de pastagens cultivadas. Planta Daninha, v. 24, n. 3, p. 451-456, 2006b.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará