CONSTITUINTES VOLATEIS DAS FOLHAS E RAMOS DE Nectandra cuspidata Nees & Mart (Lauraceae)

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Produtos Naturais

Autores

Margalho, J.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Ferreira, G.K.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Andrade, E.H.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Nascimento, L.D. (MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI)

Resumo

Os constituintes voláteis das folhas e ramos de Nectandra cuspidata coletados em Belém, Pará, foram obtidos por hidrodestilação (HD) e destilação extração simultânea (DES), e analisados por cromatografia de gás acoplada à espectrometria de massas (CG/EM). Os principais constituintes identificados no concentrado volátil (CV) das folhas foram hex-(3Z)-enol (14,96%) e α-felandreno (14,0%), ausentes no óleo essencial (OE). Os hidrocarbonetos sesquiterpênicos presentes no CV e OE das folhas foram δ- Elemeno (8,03% e 10,63%), (E)-Cariofileno (15,17% e 13,68%), γ-Elemeno (11,85% e 18,94%), Germacreno D (5,61% e 9,13%) e Biciclogermacreno (9,7% e 13,34%), respectivamente. O constituinte não identificado que predomina nos voláteis dos ramos, CV (48,66%) e OE (23,95%), apresenta MM=234.

Palavras chaves

Lauraceae; Nectandra cuspidata; óleo essencial

Introdução

Com cerca de 52 gêneros e 2.750 espécies, Lauraceae é constituída por árvores e arbustos, com a exceção de CassythaL., uma herbácea parasita. A família é pantropical, com centros de alta diversidade de espécies no norte da América do Sul, sudeste da Ásia e Madagascar (MADRIÑÁN, 2004). No Brasil ocorrem 22 gêneros e cerca de 390 espécies, com alta diversidade nas florestas pluviais e também nas restingas e no Cerrado (Barroso et al. 2002). No Brasil, Nectandra encontra-se representada por 43 espécies e possui grande diversidade na floresta Amazônica e Atlântica (BAITELLO et al, 2003). A espécie Nectandra cuspidata Ness é conhecida popularmente por canela, canela-babosa, louro, louro-branco, entre outros. Espécie frequente e amplamente distribuída, do sul do México ao Paraguai e até o estado do Paraná no Brasil. Na Bolívia, é registrado o uso da casca ralada para o preparo de um tipo de chá para dores de estômago (MORAES, 2005). Os óleos essencias, são matérias-primas de aplicações importante na cadeia produtiva das industrias de perfumaria, cosmética, farmacêutica alimentos, polímeros, etc (SILVA, 2006). Estudos mostram que o óleo essencial de Nectandra megapotamica e Nectandra leucantha apresentam atividade inflamatória e expressiva atividade citotóxica, respectivamente (PADILHA, 2008; GRECCO, 2014). Além disso, as espécies do gênero Nectandra são importantes do ponto de vista econômico, pois sua madeira, por exemplo, é usada para construção civil e indústria moveleira, sendo considerada de boa qualidade, com exceção daquelas que podem desprender odor (ROHWER, 1993). O presente trabalho trata da comparação dos constituintes voláteis obtidos das partes aéreas de Nectandra cuspidata, por duas técnicas de extração (hidrodestilação e destilação extração simultânea).

Material e métodos

O material botânico foi coletado no campus de Pesquisa do Museu Emilio Goeldi, Belém, Pará. Dois exemplares da amostra botânica foram coletados de indivíduo fértil, e após a secagem, identificação botânica e registro foram incorporados ao acervo do Herbário MG do Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, Pará. Folhas e ramos foram secos durante cinco dias em estufa com ventilação (34 oC), posteriormente moídas, homogeneizadas e pesadas. A extração do óleo essencial foi feita por hidrodestilação (HD) utilizando extrator de vidro tipo Clevenger modificado acoplado a sistema de refrigeração durante 3h. A porcentagem de água nas amostras foi obtida através de determinador de umidade ID50, por infravermelho, na faixa de temperatura de 60 a 180 oC. O concentrado volátil (CV) foi obtido por Destilação-extração Simultânea (DES), usando um extrator tipo Nickrson & Likens da Chompark, e n-pentano (2mL) como solvente, acoplado a sistema de refrigeração durante 2h. A composição química foi analisada através de um sistema Shimadzu QP-2010 Plus, equipado com coluna rtx-5MS (30 m x 0,25 mm x 0,25 mm de espessura do filme). Hélio foi o gás de arraste utilizado, com fluxo de 1,2 mL/min. A injeção da amostra foi realizada sem divisão de fluxo. A temperatura do injetor e da interface foi de 250°C. O programa de temperatura do forno foi de 60-240°C, utilizando-se uma rampa de 3°C/min. O espectrômetro de massas foi por impacto eletrônico a 70 ev e a temperatura da fonte de íons 200°C. A identificação dos componentes foi feita através da comparação dos espectros de massas e índices de retenção (IR) com os de substâncias padrão existentes nas bibliotecas do sistema e com dados da literatura (ADAMS,2007).

Resultado e discussão

O rendimento em óleo essencial (mL /100g) obtido para as folhas (0,06%) foi superior aos ramos (<0, 05%). O teor de umidade das folhas foi 10,88% e dos ramos 11,78%. Na tabela 01 encontram-se os constituintes voláteis (≥ 1,0%) identificados nos óleos essenciais (OE) e concentrados voláteis (CV) das folhas e ramos secos de N. cuspidata, em ordem crescente de seus respectivos índice de retenção (IR). Os constituintes principais identificados no CV das folhas foram o álcool Hex-(3Z)-enol (14,96%) e o monoterpeno α-felandreno (14%), ausentes no OE das folhas e com teores baixíssimos (0,03%) nos ramos e 1,22% no CV. Os hidrocarbonetos sesquiterpênicos (figura 1) presentes no CV e OE das folhas, respectivamente, foram: δ-elemeno (8,03 e 10,63%), (E)-cariofileno (15,17% e 13,68%), γ-elemeno (11,85% e 18,94%), germacreno D (5,61% e 9,13%) e biciclogermacreno (9,7% e 13,34%). Com exceção de biciclogermacreno, os demais sesquiterpenos estão presentes nos voláteis dos ramos, em teores mais baixos, enquanto que o constituinte não identificado (NI) que predomina nos voláteis dos ramos, CV (48,66%) e OE (23,95%), apresenta MM=234, ausente nas folhas.

Figura 1.

Principais componentes identificados e não identificado (*NI) no concentrado volátil e óleo essencial das folhas (F) e ramos (R) de de N. cuspidata.

Tabela 1

Constituintes voláteis (≥ 1,0%) identificados nos óleos essenciais (OE) e concentrados voláteis (CV) das folhas e ramos secos de N. cuspidata

Conclusões

O maior teor de óleo essencial da espécie Nectandra cuspidata foi obtido das folhas. A composição química dos voláteis variou qualitativa e quantitativamente com o órgão da planta (folhas e ramos) e o método de extração (hidrodestilação e destilação e extração simultânea). Os hidrocarbonetos sesquiterpênicos do tipo germacrano predomina nos voláteis das folhas, enquanto o constituinte químico não identificado (MM=234) predomina nos voláteis dos ramos, evidenciando perfil químico distinto entre esses órgãos.

Agradecimentos

PIBIC,MPEG e UFPA.

Referências

-ADAMS R.P. Identification of Essential Oil Components by Gas Chromatography/Mass Spectrometry.Allured Publishing Corp., Carol Stream, 2007.

-BARROSO, G.M.; GUIMARÃES, E.F.; ICHASO, C.L.F.; COSTA, C.G. & PEIXOTO, A.L. Sistemática de angiospermas do Brasil. Viçosa, Universidade Federal de Viçosa. v.1. ed.2a , 2002.

- BAITELLO, J.B.; Lauraceae , IN: WANDERLEY, M.G.L., SHEPHERD, G.J.; MELHEM, T. S.; GIULIETTI, A.M.; KIRIZAWA, M. Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo. Instituto de Botânica, São Paulo, vol. 3, p.147, 2003.

-GRECCO, S. S.; MARTINS, A. G. E.; GIROLA, N.; FIGUEIREDO, R. C. ; MATSUO ,L. A.; SOARES, G. M.; BERTOLDO, C. B.; SARTORELLI, P .; PONCI, V.; LAGO, G. H. J. Efeito citotóxico e composição química do óleo essencial das folhas de Nectandra leucantha Ness & Mart. 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, São Paulo, 2014.

-MADRIÑÁN, S. Lauraceae. In: N. Smith; S.A. Mori; A. HENDERSON; D.W. Stevenson & S.V. Heald (eds.). Flowering plants of the neotropics. Princeton, Princeton University Press. p. 204-206, 2004.

-MORAES, P.L.R. Sinopse das lauraceas nos estados de Goiás e Tocantins, Brasil. Biota Neotropica. v. 5, p.10, 2005.

-ROHWER, J.G. Lauraceae: Nectandra. Flora Neotropica, Monograph. v.60, p.1-332, 1993.

-PADILHA, T.R.; TOYAMA, OLIVEIRA. D. de.; FÁVERO, A. O.; LAGO,G. H. J; ROMOFF, P. Variação da composição química e avaliação da atividade antiinflamatória de óleos essenciais de Nectandra megapotamica (Spreng) Mez. 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Águas de Lindóia, São Paulo, 2008.

-SILVA SANTOS, A.; ANTUNES, A. M. S.; BIZZO, H. R.; d.; Avila, L. A. Rev. Bras. Pl. Med.v. 8, p.8-13, 2006.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará