Bioatividade dos óleos esssencias de Piper capitarianum (Piperacea) sobre Aedes aegypti (Culicidae) em laboratório.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Produtos Naturais

Autores

França, L.P. (UFAM) ; Azevedo, S.G. (UFAM) ; Silva, C.R.P. (UFAM) ; Chaves, F.C. (EMBRAPA) ; Silva, J.R.A. (UFAM)

Resumo

Os óleos essencias das folhas, galhos e inflorescências de Piper capitarianum coletados na embrapa, foram obtidos por hidrodestilação, utilizando o sistema Clevenger modificado durante o período de 4 horas e análisados no CG-EM. As análises cromatográficas identificaram 46 constituintes que correspondem respectivamente a 95,16% (folhas), 95,54% (galhos) e 98,11% (inflorescência) sendo que os majoritários foram o cariofileno (34,08%), (27,17%), (19,71%) respectivamente. O óleo essencial dos galhos apresentou maior bioatividade sobre Aedes aegypti com a CL50 de 140,92μg/mL e CL90 de 413,05μg/mL após 24h de exposição demonstrando ser uma alternativa viável no controle deste vetor.

Palavras chaves

Óleo essencial; Controle biológico; Aedes aegypti

Introdução

Os mosquitos são responsáveis por sérios problemas de saúde pública mundial. O Aedes aegypti é um mosquito originário da África sendo o mais importante vetor na transmissão da dengue, chikungunyae e zika no Brasil (OMS, 2015). Como não existe vacina disponível, a principal forma de reduzir o índice de doenças é controlando a proliferação dos insetos vetores (controle vetorial) através da aplicação de inseticidas químicos que possibilitam a ocorrência de efeitos adversos, como contaminação ao ambiente e seleção de populações resistentes de mosquitos em decorrência da intensa aplicação (RODRIGUES, 2013). O uso de óleos essenciais de plantas vem ganhando destaque como método alternativo no controle de vetores, especialmente no ambiente amazônico, já que os vegetais empregados apresentam compostos químicos com bioatividade. Este trabalho teve objetivo avaliar a composição química dos óleos essenciais de Piper capitarianum e sua bioatividade sobre Aedes aegypti em condições de laboratório.

Material e métodos

O vegetal foi coletado na Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária (EMBRAPA, na Rodovia AM-010), do qual foram retiradas folhas, galhos e inflorescências para extração dos óleos essenciais utilizando o sistema Clevenger modificado por período de 4 horas e em seguida foi realizada a determinação do rendimento dos óleos. Os óleos essenciais de Piper capitarianum foram analisados através da Cromatografia Gasosa Acoplada à Espectrometria de Massas CG-EM, sendo que os compostos foram identificados com base na comparação por tempos de retenção calculados pela equação de Van Den Doll & Kratz (1963) com os disponíveis na literatura (ADAMS, 2007). Os ovos de A. aegypti foram coletados em dois bairros de Manaus, com índice de dengue é elevado por meio de Armadilha de oviposição. Em seguida os ovos e as larvas foram levados para insetário seguindo as técnicas do Laboratório de Malária e Dengue do INPA até atingirem o terceiro instar larval onde foram utilizadas nos diferentes bioensaios que foram preparados com óleo essencial e água destilada nas seguintes concentrações: 500, 250, 150, 100, 50, 25 µg/mL, mais o controle (DMSO), sendo utilizados 500 larvas de Aedes aegypti divididas em grupos de 20 para cada uma das concentrações testadas (OMS, 2005). A avaliação foi feita observando-se a mortalidade das larvas em 24 horas de exposição. Os dados obtidos foram analisados no programa POLO PC®, para cálculos das respectivas CL50 e CL90 (FINNEY, 1971).

Resultado e discussão

Os rendimentos de óleos essenciais obtidos por hidrodestilação de folhas, caules e inflorescências de P. capitarianum foram, respectivamente, 1,2%, 0,9% e 0,5% (com base no peso fresco do material vegetal). Nos óleos essenciais de P. capitarianum, foram identificados um total de 46 compostos voláteis correspondendo a 95,08% (folha), 95,54% (galho) e 98% (inflorescência) sendo que sesquiterpeno cariofileno foi o componente majoritário encontrado nas folhas (34,08%), galhos(27,17%) e inflorescência (19,71%). Segundo Santos et al. (2013) relata que os componentes majoritários cariofileno presente nos óleos essenciais das folhas S. terebinthifolius (Anacardiaceae) apresentaram mortalidade 100% sobre insetos após 24 horas de exposição, demonstrando similaridades com os resultados obtidos neste trabalho. O óleo essencial dos galhos apresentou maior bioatividade sobre Aedes aegypti com CL50 de 140,92µg/mL e CL90 de 413,05µg/mL em 24 horas de exposição, seguido do óleo essencial das folhas com CL50 de 163,76µg/mL e CL90 de 426,16µg/mL (tabela 2). Estes resultados são semelhantes aos obtidos por Tabanca et al (2013) em que o óleo essencial de louro apresentou CL50 de 117 µg/mL sobre as larvas de Culex pipiens, e também apresentou CL50 de 167,9 µg/mL contra as larvas de A. aegypti em 24 h de exposição.

Tabela 2

Bioatividade dos oleos essenciais de Piper capitarianum sobre Aedes aeypti apos 24 horas de exposição em condições de laboratório.

Conclusões

Os óleos essenciais de Piper capitarianum analisados por CG-EM, identificaram o sesquiterpeno cariofileno como constituinte majoritário nas folhas, galhos e inflorescencia. O óleo essencial do galhos apresentou maior letalidade sobre as larvas de A.aegypti com CL50 de 140,92 e 413,05 µg/mL, em relação aos demais óleos testados, demonstrando promissor ser uma alternativa viável no controle desse vetor no ambiente amazônico.

Agradecimentos

UFAM, EMBRAPA e ao Laboratório de Malaria e Dengue do INPA

Referências

ADAMS R. In Identification of Essential Oil Components by Gas Chromatography/ Quadrupole Mass Spectroscopy Allured Publishing Corporation, USA, 2001.

FINNEY, D. J. Probit analysis. Cambridge (UK): Cambridge University Press; 1971.

FORATTINE, O.P. Culicidologia Médica. Universidade de São Paulo, São Paulo Brasil. 880pp, 2002.

SANTOS, M.R.A. Composição química e atividade inseticida do óleo essencial de Schinus terebinthifolius Raddi (Anacardiaceae) sobre a broca-do-café (Hypothenemus hampei). Rev. Bras. Pl. Med., Campinas, v.15, n.4, supl.I, p.757-762, 2013.

RODRIGUES, I. B; TADEI, W.P; JOSE, M. C. S; CARLOS, P. L. Atividade Larvicida de Bacillus sphaericus 2362 contra Anopheles sp. (Diptera, Culicidae) em rios do Amazonas, Brasil. Sociedade Entomológica do Brasil, BioAssay: 8:2; 2013. www.bioassay.org.br

TABANCA, N. ; AVONTO, C. ; WANG, M.; PARCHER, J.F.; ALI, A.; DEMIRCI, B.; RAMAN, V.; KHAN, I.A. Comparative investigation of Umbelluria californica and Laurus nobilis leaf essential oils and identification of constituents active against Aedes aegypti. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 61, p. 12283-12291, 2013.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. 2014. DengueNet – WHO´s Internet-based System for the Global Surveillance of Dengue Fever and Dengue Haemorrhagic Fever (Dengue/DHF) [monograph on the Internet]. Geneva: WHO.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO) 2005. Global malaria situation. Disponível em: www. who.Inst/globalatlas/autorlogin/malaria_login.asp Acesso em: 07 de jun. de 2015.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará