INSETICIDAS NATURAIS: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA O CONTROLE DE PRAGAS NA AGRICULTURA FAMILIAR

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Produtos Naturais

Autores

Santos Mendes, A.M. (UNILAB) ; Souza, M.M.S. (UNILAB) ; Fonseca, A.M. (UNILAB) ; Colares, R.P. (UNILAB) ; Carneiro, J.B. (UNILAB) ; Santos, F.G.N. (EEMMP)

Resumo

Algumas substâncias naturais possuem mecanismos de defesa contra parasitas, atualmente são encontradas alternativas sustentáveis com princípios ativos que não degradam o meio ambiente, a saúde do agricultor e a biodiversidade. O trabalho teve como objetivo testar um inseticida como solução para hostilizar os pulgões (Aphidoidea), moscas brancas (Aleyrodidae), ácaros (Acari), cochonilhas (Dactylopius coccus), lagartas (Helicoverpa armigera) tendo como base pimenta dedo de moça (capsicum baccatum), alho (Allium sativum), sabão de coco, arruda (Ruta graveolens) e tabaco (Nicotiana tabacum). Realizaram-se os testes em lavouras de hortaliças e jardins, ambos situados no município de Pacoti, CE, observou-se que este inseticida é eficiente no controle de diversas pragas em hortaliças e jardins.

Palavras chaves

Meio Ambiente; Controle alternativo; Agricultura familiar

Introdução

O inseticida natural é uma alternativa de controle de pragas, visando à redução do uso ou substituição completa dos inseticidas químicos. Uma vez que estes são responsáveis pela degradação da vida microbiana e outras de funções vitais no desenvolvimento das plantas. Mesmo com a diversidade de espécies de insetos e plantas, devido às peculiaridades climáticas e geográficas, durante anos o Brasil viveu sua economia de acordo com o setor primário de produção e se destaca até os dias atuais nas vendas de frutas, verduras e outros produtos de origem vegetal, consumidos por grande parte da população mundial (VIEGAS JR., 2003). O Brasil ainda é um país agrícola e também é o maior consumidor de pesticidas na América Latina, utilizando em torno 1,5 kg de pesticidas por hectare cultivado. Entretanto quando o cultivo é de horticultura o consumo médio anual chega a 10 kg por hectare (ROEL et al., 2000). Nesse contexto, o controle das pragas é geralmente feito a partir de agrotóxicos químicos, que trazem grandes desvantagens para o meio ambiente e, muitas vezes, tornando as pragas mais resistentes aos pesticidas. Já o uso dos inseticidas naturais é algo simples e de baixo custo, que traz uma diversidade de vantagens para o meio ambiente, além de sua eficácia, pois os resultados são consideráveis. O principal objetivo com este estudo foi averiguar a produção de um inseticida de baixo custo afim de melhorar a plantação dos agricultores e trabalhadores de jardinagem do município de Pacoti – CE, que sofrem com as diversas pragas existentes para cada tipo de produção na região e identificar quais os tipos e formas de aplicações, realizadas pelos produtores. As pesquisas foram realizadas na zona urbana e rural do município de Pacoti – CE, com entrevista semiestruturada, a amostra englobou 10 agricultores e 02 jardineiros para coleta dados, sobre o uso de inseticidas químicos e naturais por produtores de pequenos cultivos e jardinagem, destacando as vantagens e desvantagens de cada uso, bem como os gastos financeiros de acordo com cada escolha para controle das pragas. Segundo Moreira (2008) e Ribas & Matsumura (2009) o uso desses produtos químicos tem aumentado muito a produção, mas o seu uso indiscriminado e sem os devidos cuidados, acarreta muitos problemas tanto ambientais quanto para a saúde de animais e do próprio homem. Com base no exposto, o propósito do presente trabalho foi desenvolver algumas soluções para testes em lavouras e jardins que sofrem com pulgões (Aphidoidea), moscas brancas (Aleyrodidae), ácaros (Acari), cochonilhas (Dactylopius coccus), lagartas (Helicoverpa armigera) e formigas, calculando o pH, toxidade do produto no solo e a concentração adequada das soluções a serem adicionadas a água, evitando prejudicar as plantas, o solo e o meio ambiente.

Material e métodos

Inicialmente foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre a produção de novos métodos alternativos de controles naturais, contras pragas pertinentes em lavouras e jardins, como embasamento para desenvolver inseticidas naturais a partir de substâncias do cotidiano. Para a formulação das soluções os seguintes ingredientes foram utilizados: pimenta dedo de moça (capsicum baccatum)(200g), alho (Allium sativum)(200g), sabão de coco (200g), arruda (Ruta graveolens)(200g), tabaco (Nicotiana tabacum)(200g) e Etanol hidratado (1L), compradas no comercio local do município de Pacoti- CE. Essas substâncias foram cortas e adicionadas ao álcool em recipientes distintos, e deixadas em repouso por duas semanas, exceto o sabão de coco que é adicionado a dois litros de água quente. A dosagem para o inseticida foi feita da seguinte maneira: Solução 01 a base de arruda - 100mL da solução do alho, da pimenta dedo de moça, do sabão de coco e 200mL da solução de arruda. Dissolvidos em uma bomba pulverizadora com capacidade para 25 litros de água. Solução 02 a base de tabaco - 100mL da solução do alho, da pimenta dedo de moça, do sabão de coco e 200mL da solução de tabaco. Dissolvidos em uma bomba pulverizadora com capacidade para 25 litros de água. A determinação do pH foi realizada, retirando-se 10mL das amostras em um béquer e misturada a 100 mL de água. Agitou-se, e logo em seguida procedeu- se a leitura do pH em pHmetro calibrado resultado um pH de 6,5 a 7,5.

Resultado e discussão

A principal dificuldade apontada pelos entrevistados foi o combate às espécies- pragas, na qual eram utilizadas quantidades excessivas de agrotóxicos para combater as pragas (Gráfico 1). Para solucionar o problema relatado e tentar diminuir ou suspender o uso de produtos químicos nas plantações e nos jardins, foram desenvolvidas duas soluções que repelem as pragas sem agredir o solo, servindo também como fungicida e biofertilizante. A solução 01 preparada a base de arruda com100mL da solução do alho, da pimenta dedo de moça, do sabão de coco e 200mL da solução de arruda aplicada duas vezes por semana teve resultados consideráveis na eliminação de a algumas pragas como pulgões (Aphidoidea), moscas brancas (Aleyrodidae), cochonilhas (Dactylopius coccus), formigas. A solução 02 preparada a base de tabaco com 100mL da solução do alho, da pimenta dedo de moça, do sabão de coco e 200mL da solução de tabaco quando também aplicadas duas vezes por semana em alternância com a primeira solução elimina outras pragas como ácaros (Acari) e lagartas (Helicoverpa armigera), a nicotina presente nessa solução atua como fertilizante para o solo (Tabela 1). A tabela 2 representa o resultado das aplicações de acordo com à analise de cada produtor. É nítida que a grande maioria dos entrevistados ficou satisfeitos com a utilização teste dos inseticidas naturais, já que o mesmo tem um baixo custo e uma eficiência considerável nas lavouras e nos jardins. Os pH de 6,5 a 7,5 analisados nas soluções não prejudica o solo, pois a acidez e alcalinidade não é tão alta a ponto de prejudicar o desenvolvimento das plantas/hortas.

GRÁFICA 1

Gráfico demonstrativo do consumo de inseticida de 10 agricultores e 5 jardineiros do município de Pacoti-CE.

TABELA 1

Soluções utilizadas como inseticidas naturais para controle alternativo de pragas e formas de aplicações.

TABELA 2

Analise da utilização de inseticidas naturais dos agricultores e jardineiros do município de Pacoti-CE.

Conclusões

Os dados obtidos no presente trabalho revelaram resultados promissores no controle alternativo das pragas. Este potencial se deve a presença do principio ativo de todas as substâncias utilizadas. Conclui-se que as soluções a base de arruda e tabaco são sinérgicas, pois obteve melhores resultados com o uso alternado entre as duas substâncias, eliminando as pragas existentes. Diante do quadro apresentado, o desenvolvimento e a utilização dos inseticidas naturais pode ser recomendado para agricultores e jardineiros sem receio a danos ambientais, pois mesmo quando aplicados em pequenas quantidades, não são tóxicos ao homem, às plantas e não prejudicam o solo, além de serem econômicos e de fácil aplicação. Entretanto, há necessidade de estudos mais aprofundados, principalmente relacionando o tipo de controle com as pragas e doenças específicas.

Agradecimentos

A Deus, minha família, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, CNPq e a Escola de Ensino Médio Menezes Pimentel, em Pacoti-CE.

Referências

BROGDON, W. G.; MCALLISTER, J. C. Insecticide Resistance and Vector Control, Emerging Infectious Diseases, v. 4, n. 4, p.605-613, 1998.

COSTA, I. B. Atividade Ovicida e Ninficida de Extratos Aquosos de Folhas de melia azedarach l. (meliaceae) sobre a mosca-negra-dos-citros, aleurocanthus woglumi ashby (hemiptera: aleyrodidae) em Condições de Laboratório, UFAM, Manaus, Monografia, 2010.

FREITAS, S. R. Q.; SAALFELD, G. Q.; DUARTE, J. L. P.; BEIRA, F. T. A.; RIBEIRO, P. B. Ação do fitoextrato de Melia azedarach L. (Meliaceae) sobre o desenvolvimento de Musca domestica L. (Diptera: Muscidae), Pelotas, 5p. 2007.

GALLO, D.; NAKANO, O.; NETO, S. S. Entomologia agrícola. Piracicaba: FEALQ, v. 10, 2002. 920p.

MARTINEZ, S.S. (Ed.) O nim – Azadirachta indica: natureza, usos, múltiplos, produção. Londrina. Instituto Agronômico do Paraná, 2002. 142p.

MOREIRA, M. F.; MANSUR, J. F.; FIGUEIRA-MANSUR, J. Resistência e Inseticidas: Estratégias, Desafios e Perspectivas no Controle de Insetos. Tópicos Avançados em Entomologia Molecular, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular, INCT – EM – 2012.

MOREIRA, M. I. Uso de Agrotóxicos, Seus Efeitos para a Saúde e o Ambiente e o Uso de Outras Alternativas. 2008. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/. Acesso em: 30 abr. 2015.

PARDI, M. C.; SANTOS, I. F. dos; DE SOUZA, E. R.; PARDI, H. S. Ciência, Higiene e Tecnologia da Carne, EDUFF-UFG: Goiânia, 1993.

RIBAS, P. P; MATSUMURA, A. T. S. A química dos agrotóxicos: impacto sobre a saúde e meio ambiente, Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 10, n. 14, p. 149-158, 2009

ROEL, A. R. et al. Atividade tóxica de extratos orgânicos de Trichilia pallida Swartz (Meliaceae) sobre Spodoptera frugiperda (J.E. SMITH). Anais da Sociedade Entomológica do Brasil, v.29, n.4, p. 799-808, 2000.

SANTOS, G. C.; MONTEIRO, M. Sistema Orgânico de Produção de Alimentos. Alim. Nutr., Araraquara, v.15, n.1, p.73-86, 2004.

TAVARES, Márcio Aurélio Garcia Correia. Busca de compostos em chenopodium ssp. (Chenopodiaceae) como bioatividade em relação a pragas de grãos armazenados, USP, São Paulo, Tese, 2006.

VENDRAMIN, J. D.; CASTIGLIONE, E., 2000. Aleloquímicos, resistência e plantasinseticidas. In: GUEDES, J. C., DRESTER DA COSTA, I., CASTIGLIONE, E. Bases e Técnicas do Manejo de insetos. Santa Maria: UFSM/CCR/DFS, 8, p.113-128, 2000.

VIEGAS JÚNIOR, C. Terpenos com Atividade Inseticida: uma alternativa para o controle químico de insetos, Quím. Nova, v. 26, n.3, p. 390-400, 2003.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará