ESTUDO FITOQUÍMICO PRELIMINAR DAS FLORES DA SALSA-BRAVA (Ipomoea asarifolia): ANÁLISE DA PRESENÇA DAS ANTOCIANINAS

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Produtos Naturais

Autores

Souza, M. (UNILAB) ; Mendes, A. (UNILAB) ; Fonseca, A. (UNILAB)

Resumo

A Ipomoea asarifolia, uma planta pertence à família Convolvulaceae, conhecida popularmente como batatarana, jetirana, salsa-da-praia, salsa-do-rio, salsa, batata-salsa ou salsa-brava é encontrada em todo o país e, mais facilmente, no Nordeste brasileiro. As antocianinas são pigmentos vegetais, responsáveis por uma grande variedade de cores observadas em várias partes das plantas, são exemplos de compostos fenólicos solúveis em água e altamente instáveis em temperaturas elevadas. Entre as muitas funções que possuem as antocianinas estão propriedades farmacológicas sendo utilizadas para fins terapêuticos. Por isso, a relevância da pesquisa comprovando a presença de antocianinas por meio de material volátil extraídos das flores da planta.

Palavras chaves

Salsa brava; Flores; Antocianinas

Introdução

A espécie Ipomoea asarifolia, planta da família Convolvulaceae e gênero Ipomoea é encontrada em todo o país e, mais facilmente, no Nordeste brasileiro. Planta herbácea de característica trepadeira e rasteira, de flores róseas encontrada em várias regiões do município em diferentes condições de temperatura e pressão. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi verificar por meio de material volátil extraídos das flores da planta a presença das antocianinas contribuindo para o estudo fotoquímico da planta salsa brava (Ipomoea asarifolia). Devido às escassas pesquisas fotoquímicas sobre esta planta faz deste estudo de grande relevância para a descoberta de substâncias de interesse farmacológico. Quanto à atividade citotóxica já foi comprovada, experimentalmente, em bovinos, ovinos, caprinos e bubalinos afetando o sistema nervoso central de ruminantes, causando uma síndrome tremorgênica (DOBEREINER et al., 1960 e BARBOSA et al., 2005). Assim, o estudo fotoquímico busca identificar os metabólitos secundários, pertencentes a classes distintas da planta, em especial, os flavonoides, como, as antocianinas, que são os pigmentos vegetais, responsáveis por uma grande variedade de cores, que podem variar do vermelho vivo ao violeta/azul, observadas em várias partes das plantas, são exemplos de compostos fenólicos solúveis em água e altamente instáveis em temperaturas elevadas. Entre as muitas funções das antocianinas na planta está a atração de polinizadores de sementes, proteção contra danos provocados pela luz UV na folha, atuando como filtro e melhorando e regulando a fotossíntese. Além das possíveis alterações de cor na presença de compostos inorgânicos e orgânicos contribuindo para indicação de pH.

Material e métodos

As amostras foram coletadas, em um terreno, no centro, da cidade de Aratuba – CE (4° 25' 6'' S e 39° 02' 42'' W), nos meses de abril a junho de 2016. Após a coleta, as amostras das flores da I. asarifolia foram submetidas a uma triagem através da separação manual das folhas, caules, botões e flores, com vistas à eliminação de material estranho, lavadas, armazenada em sacos de coleta, levadas ao Laboratório de Química Orgânica e Inorgânica, da Unilab, e estocadas na geladeira. Posteriormente, amostra foi submetida ao processo hidrodestilação (figura 1) que é uma técnica bastante antiga, usada intensamente em países cujas caldeiras a vapor ainda são de difícil acesso, outros métodos podem ser utilizados para melhorar a eficiência na extração de óleo, apesar da hidrodestilação ter se mostrado eficiente na extração de óleos essenciais e materiais voláteis das flores. Após a extração da substância aquosa resultante do processo foi realizado o teste para a verificação da presença de antocianinas utilizando 10 substâncias sendo listadas a seguir: água da pia, água mineral, vinagre branco, água sanitária, limão, hidróxido de sódio (5%), ácido clorídrico, detergente, laranja e hidróxido de bário hidratado. Estes foram medidos, igualmente, e dispostos em recipientes de vidro (vidros de penicilina). Para o teste utilizou-se 50 mL da solução aquosa extraída das flores e por meio de uma pipeta foram despejadas 50 gotas da solução em cada uma das substâncias ácidas, neutras e básicas.

Resultado e discussão

As antocianinas caracterizadas pelo núcleo básico flavílico (cátion 2- fenilbenzopirílio) que consiste de dois anéis aromáticos unidos por uma unidade de três carbonos e condensados por um oxigênio. A molécula da antocianina é constituída por duas ou três porções, uma aglicona (antocianidina), um grupo de açúcares e, frequentemente, um grupo de ácidos orgânicos. A cor da antocianina individual varia desde o vermelho (condição ácida) até o azul, verde ou amarelo (condição alcalina) (figura 2). Através dos testes com as substâncias utilizadas pode-se constatar a mudança de cor das mesmas. Demonstrando cores diferentes, em contato com o extrato, foram classificadas quanto a escala de pH, já conhecida, em substâncias ácidas, básicas ou neutras, sendo comprovado, assim, a presença do composto fenólico, antocianinas, nas flores da planta.

Figura 1

Hidrodestilação das flores da salsa brava (I. asarifolia).

Figura 2

Coloração das substâncias em contato com a solução da flor da salsa brava I. asarifolia.

Conclusões

A investigação química do extrato etanólico das flores de Ipomoea asarifolia coletado no município de Aratuba-CE. Resultou-se no isolamento por meio do extrato etanólico e caracterização de metabólitos secundários: compostos fenólicos, os flavonoides, como, as antocianinas nas flores de Ipomoea asarifolia. Além de poder contribuir para a identificação de compostos ácidos ou básicos por meio da mudança de cor provocada pela presença das antocianinas. Dessa maneira, dá-se a contribuição ao estudo químico da Ipomoea asarifolia e estímulo para a continuidade do estudo desta espécie.

Agradecimentos

A Deus, minha família, CNPq e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Referências

ARAÚJO J.A.S.; RIET-CORREA F.; MEDEIROS R.M.T.; SOARES M.P.; OLIVEIRA D.M.; CARVALHO F.K.L. Intoxicação experimental por Ipomoea asarifolia (Convolvulaceae) em caprinos e ovinos. Rio de Jarneiro: Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 28 n. 10, p. 488-494, 2008.
BARBOSA, R.R.; RIBEIRO FILHO, M.R.; DA SILVA, I. P.; SOTO-BLANCO, B. Plantas tóxicas de interesse pecuário: importância e formas de estudo Acta Veterinaria Brasílica, v.1, n.1, p.1-7, 2007.
BEGOSSI, A.; HANAZAKI, N. & TAMASHIRO, Y. Medicinal plants in the Atlantic Forest (Brazil): Knowledge, use and conservation. Human Ecology nº 30, p. 281-299, 2002.
CASTELLETTI, C. H. M.; SILVA, J. M. C;.TABARELLI, M.; SANTOS, A. M. M. Quanto ainda resta da Caatinga? Uma estimativa preliminar. In: SILVA, J. M. C.;
TABARELLI, M.; FONSECA, M. T.; LINS, L. V. (ORGS.). Biodiversidade da Caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação. Ministério do Meio Ambiente:Brasília, 2004. pp. 91-100
SAMPAIO, E. V. S. B. et al. Espécies do semiárido baiano com potencial econômico. Cruz das Almas, Magistra, v.18, p.6-8. 2006.
TOKARNIA, C. H.; DÖBEREINER, J.; PEIXOTO, P. V. Plantas tóxicas do Brasil. Rio de Janeiro: Helianthus, 2000. 320 p.
TORTELLI, F.P.; BARBOSA, J.D.; OLIVEIRA, C.M.C.; DUARTE, M.D.; CERQUEIRA, V.D.; OLIVEIRA, C.A.; RIET-CORREA, F.; RIET-CORREA, G. Intoxicação por Ipomoea asarifolia em ovinos e bovinos na Ilha de Marajó Pesquisa Veterinária Brasileira, 28(12): p.622-626, 2008.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará