Óleo de Andiroba: Propriedades químicas como malefício a saúde pública no município de Abaetetuba.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Produtos Naturais

Autores

Nascimento, B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Martins, D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Araújo, J. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Duarte, A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA))

Resumo

Com embasamento em pesquisas de cunho cientifico, na observação familiar e comunitária, apresentam-se neste trabalho as diversas formas indevidas do uso do óleo de Andiroba no município de Abaetetuba- Pará, com ênfase em seus malefícios a saúde, na perspectiva de conscientizar a população sobre o os componentes químicos presentes na carapa guianenses e o que esses compostos podem ocasionar, sendo esse um típico produto natural utilizado na região. A elaboração desse trabalho de pesquisa visa atingir os distintos públicos, desde pessoas com pouca instrução até pessoas que possuem instrução a nível superior, visto que ambas as categorias podem utilizar o óleo de andiroba com embasamento no conhecimento popular.

Palavras chaves

Óleo de andiroba ; propriedades químicas; utilização incorreta

Introdução

O trabalho de pesquisa visado abordará a problemática sobre os malefícios do óleo de andiroba se utilizado de maneira incorreta, entretanto, abordam-se também neste projeto os fatores positivos de sua utilização. As propriedades especificas da andiroba são identificadas com as seguintes substâncias ácido oleico, ácido palmítico, ácido linoleico e ácido mirístico. Além disso, contem componentes não graxos como triterpenos, taninos e alcalóides isolados, como a andirobina e carapina. A amargura do óleo de andiroba é atribuída a um grupo de terpenos chamados de meliacinas. Outras análises químicas desse óleo identificaram propriedades antiinflamatórias, cicatrizantes e insetífugas que são atribuídas à presença de limonoides ou andirobina. Não obstante, como evidenciado, cada uma dessas propriedades com suas respectivas função em dadas porcentagens auxiliam no funcionamento metabólico. Contudo, esses ácidos Graxos em vasto uso oral reduzem o número de receptores hepáticos a LDL (Colesterol ruim) o que pode diminuir a remoção de colesterol ruim da corrente sanguínea. O objetivo geral deste trabalho de pesquisa é evidenciar com base em pesquisas realizadas em uma determinada localidade, neste caso o município de Abaetetuba, bairro Centro, a forma de utilização, os benefícios e malefícios do uso do óleo de Andiroba, buscando evidenciar sua importância medicinal, farmacêutica e, também sua composição Química. O objetivo específico deste trabalho é, partindo de análises toxicológicas, evidenciar as consequências à saúde em decorrência da utilização inadequada do Óleo de Andiroba. Conscientizar a população, não somente a do Município de Abatetuba, mas toda em geral sobre a utilização inadequada desse composto, afim de que passem a utiliza-lo devidamente e com segurança.

Material e métodos

Metodologia A metodologia adotada para elaboração deste trabalho é, primeiramente, a realização de uma pesquisa de campo; Tipo de pesquisa de campo Pesquisa previa realizada para determinar a quantidade de pessoas que utilizam a Andiroba de acordo com o grau de escolaridade. A pesquisa de campo a ser realizada é do tipo qualitativo e quantitativo, na qual foram coletados dados para elaboração dos resultados da pesquisa. Participantes Os participantes da pesquisa serão 100 moradores do Município de Abaetetuba, com população total de aproximadamente 150.431 habitantes segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estando esses distribuídos entre 50 homens e 50 mulheres de distintos níveis de escolaridade. Local Município de Abaetetuba, bairro Centro. Instrumentos Questionário com cinco questões de múltipla escolha a respeito da forma utilização do óleo de Andiroba no Município. Questionário Nome:____________________________________ Idade:________ Grau de Escolaridade:________________________ Você já utilizou ou utiliza o óleo de Andiroba? ( )Sim ( )Não De que forma você utilizou ou utiliza esse óleo? ( ) Ingerindo o óleo ( )utilizando de maneira externa- passando na superfície do corpo ( )Outros- cosméticos Como você adquiriu esse conhecimento? ( )Familiares ( )Amigos ( )Outros Você já repassou esse conhecimento para alguém? ( ) Sim ( )Não Você já teve algum efeito colateral após a utilização da andiroba? ( )Sim ( )Não

Resultado e discussão

De acordo com o resultado da pesquisa de campo realizado no município de Abaetetuba no Pará no Bairro centro onde se localiza a feira livre do mesmo sendo entrevistadas 100 pessoas através dos questionários obtendo-se os seguintes resultados. das 100 pessoas entrevistadas apenas 6% delas nunca utilizaram o óleo de andiroba e 94% fizeram uso deste óleo de alguma maneira seja ela por via oral ou cutânea. O nível de escolaridade das pessoas entrevistadas foram desde o ensino superior até o analfabetismo. com os seguintes resultados, 2% dessas pessoas eram não alfabetizados, 20% concluiram apenas o ensino fundamental II, 27% possuem o ensino superior e 51% terminaram o ensino médio. Quanto as formas de utilização, 2% só ingeriram o óleo, 6% ingeriram o óleo e utilizaram de forma cutânea, 18% utilizaram o óleo das três maneiras, 43% utilizaram apenas de maneira externa e 31% utilizaram como cosmético. perguntamos também de que manira as pessoas adquiram o conhecimento que óleo de andiroba poderia ser utilizado sendo que, 74% adquiriram este conhecimento em seu eixo familiar, 22% conheceram através de conversa com os amigos os demais não souberam responder. Indagamos quanto a forma de propagação desse conhecimento a respeito da Guarapa guianeses e os resultados contaram que 70% das pessoas que conheciam esse produto natural propagaram o conhecimento a respeito dos seus efeitos e benefícios e 30% não passaram o conhecimento a ninguém. quanto aos efeitos colaterais da ingestão do óleo de andiroba. 56% das pessoas entrevistadas disseram que sentiram dores no estomago como ardência e problemas de fígado e 44% afirmaram não terem sentido nada.

Conclusões

De acordo o trabalho de pesquisa realizado e através de revisões de bibliográficas foi constado que a ingestão do óleo de andiroba podem ocasionar efeitos no sistema hepático do individuo. cada uma dessas propriedades com suas respectivas função em dadas porcentagens auxiliam no funcionamento metabólico. Contudo, esses ácidos Graxos em vasto uso oral reduzem o número de receptores hepáticos a LDL (Colesterol ruim) o que pode diminuir a remoção de colesterol ruim da corrente sanguínea. Em suma, a pesquisa não teve como interferência o nível de escolaridade das pessoas entrevistadas.

Agradecimentos

Agradecemos Professora Msc Tânia Roberta de Oliveira nosso Orientador Dr. Adalcindo Duarte.E nossos familiares pelo apoio em nossas viagens para realizar o trabalho.

Referências

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/ácido_oleico
www.medicinapratica.com.br/tag/acido-miristico/
www.fortitechpremixes.com/pt-br/pesquisa/funções-e-beneficios-do-acido-linoleico-conjugado-para-o-organismo-humano/
www.amazonoil.com.br
Andreza P. MENDONÇA1, Isolde Dorothea Kossmann FERRAZ2

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará