Otimização do Processo de Obtenção de Biodiesel a partir do Óleo de Babaçu empregando o Catalisador Ácido p-toluenosulfonato de piridínio

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Química Verde

Autores

Araújo, W.S. (UFMA) ; Santos, A.M.C.M. (UFMA) ; Mendonça, S.J.R. (UFMA) ; Louzeiro, H.C. (UFMA) ; Nascimento, U.M. (UFMA) ; Maciel, A.P. (UFMA) ; Silva, F.C. (UFMA)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo otimizar o processo de obtenção de biodiesel etílico, a partir do óleo de babaçu, empregando como catalisador o ácido p-toluenosulfonato de piridínio [Py+p-TSA-], através do planejamento fatorial 23 com três pontos centrais. Os resultados do planejamento fatorial mostraram que as variáveis temperatura, razão molar EtOH: óleo e teor de catalisador não apresentaram, estatisticamente, influência significativa no processo. A partir da análise de superfície de resposta do biodiesel etílico foi possível verificar que a temperatura e a quantidade de catalisador influenciam para elevar a conversão a monoésteres. No processo de síntese de biodiesel, o [Py+p-TSA-] foi eficiente como catalisador, favorecendo a obtenção de um rendimento a monoésteres acima de 89%.

Palavras chaves

Óleo de babaçu; planejamento fatorial; Biodiesel

Introdução

A evolução econômica mundial resulta da grande demanda de combustíveis por obtenção de fontes de energia e do progresso no uso das mesmas, o petróleo representa 40% das fontes de energia, onde 62% desse percentual estão voltadas para os setores do transporte e agricultura (BORGES, 2014), porém uma elevação no consumo de energia pode gerar impactos ambientais, como a emissão de gases nocivos na atmosfera. O uso de combustíveis renováveis visa minimizar os impactos gerados a partir dos combustíveis fósseis (LIRA, 2010). Atualmente, a produção de biodiesel emprega no seu processo óleo vegetal ou gordura animal e catalisadores homogêneos básicos (KOH e NaOH) (DIAS; FERREIRA; CUNHA, 2012). Os catalisadores homogêneos básicos apresentam alguns inconvenientes como, favorecem reações de saponificação no meio reacional e são de difícil remoção. Portanto, os líquidos iônicos têm sido estudados como catalisadores para a produção de biodiesel, além de oferecerem a possibilidade de serem reutilizados e reciclados, dessa forma gerando menos resíduos durante os processos (GALGANO, 2012). O presente trabalho teve como objetivo otimizar o processo de obtenção de biodiesel etílico, a partir do óleo de babaçu, empregando como catalisador o ácido p-toluenosulfonato de piridínio, através do planejamento fatorial utilizando a metodologia de superfície de resposta.

Material e métodos

Em todas as reações foram utilizados solventes e reagentes (P.A.). O líquido iônico [Py+p-TSA-] foi sintetizado reagindo piridina (0,12 mmol) com ácido p-toluenosulfônico (0,12 mmol) sob agitação por 10 horas à temperatura de 80 °C. Em seguida, a purificação do material foi realizada com éter de petróleo, seguida de secagem sob vácuo por 24 horas à temperatura de 100 °C. O líquido iônico foi caracterizado por Espectrometria na região do infravermelho (FTIR), utilizando um equipamento da Shimadzu IRprestige21, no intervalo de 4000 a 400 cm-1. Os ensaios para obtenção de biodiesel etílico de babaçu foram realizados em um reator Parr modelo 4843. Foram adicionados 50 g de óleo de babaçu na razão molar (EtOH:óleo) 10:1-20:1, quantidade de catalisador 1,0-2,0 %, faixa de temperatura de 130-200 °C por um período de 8 horas, com agitação de 500 rpm. O biodiesel foi purificado com 2 % de Talco USP com agitação por 1 hora. Em seguida o biodiesel foi analisado por cromatografia de camada fina (CCF) e viscosidade cinemática a 40°C, utilizando um tubo capilar Cannon – Fenske n° 75 (ASTM D445). O teor de ésteres etílicos foi determinado em um Cromatógrafo a gás acoplado com Detector de Ionização em Chamas (CG-DIC) (EN 14103). Na otimização do processo de obtenção de biodiesel etílico de babaçu utilizou-se o programa computacional Statistica 8.1 para tratamento estatístico dos dados.

Resultado e discussão

O LI [Py+p-TSA-] foi sintetizado e obteve um aspecto semissólido cristalino branco, com ponto de fusão de 66,41 °C e rendimento em massa de 76,0 %. A partir da análise na região do infravermelho do LI [Py+p-TSA-] foi possível identificar os principais modos vibracionais característicos do composto: 3489-1633 cm-1 (C-H, C=N), 1633 cm-1 (C=C), 1392-567 cm-1 (C-H), 1190- 1124 cm-1 (-HSO3). Na Tabela 1 apresentam os valores dos ensaios para obtenção do biodiesel etílico de babaçu utilizando o planejamento fatorial 23, com as variáveis temperatura, razão molar (EtOH:óleo) e quantidade de catalisador com rendimento dos teores a ésteres acima de 68%. O ensaio 9 obteve a maior conversão em 89,6% de ésteres etílicos. Os valores das viscosidades dos biodieseis estão de acordo com a norma ASTM D445/ANP (2014), com viscosidade média de 3,38 mm2/s. No diagrama de Pareto (Figura 1A) é possível observar os efeitos das variáveis estudadas como razão molar EtOH:óleo, quantidade de líquido iônico e temperatura, em relação ao rendimento de teor de ésteres. No gráfico do valor observado versus valor previsto (Figura 1B) pelo modelo estatístico observou-se que precisa ser ajustado, sendo que os valores previstos e observados foram semelhantes. O gráfico cúbico (Figura 1C) indica que aumentando a razão molar álcool:óleo proporcionalmente em relação a quantidade de catalisador pode-se obter um valor muito mais eficiente na conversão de ésteres, com um valor estimado de 78,03%. Através do gráfico de contorno verificou-se que os teores de ésteres aumenta na reação de transesterificação quando há um aumento na temperatura e quantidade de catalisador (Figura 1D) e corroboram com os resultados de CAVALCANTE et al., (2010) e DA SILVA et al., (2009).

Tabela 1 - Analise do teor de ésteres, rendimento e viscosidade do BEB

Resultados das análises do planejamento fatorial da produção de biodiesel etílico de babaçu e medida de viscosidade cinemática.

Figura 1 - Análise Estatística do Biodiesel Etílico de Babaçu

A análise dos dados experimentais que identificam a influência das variáveis no processo de obtenção de biodiesel etílico de babaçu.

Conclusões

O líquido iônico demonstrou boa atividade catalítica na reação de transesterificação, com conversão a monoésteres etílicos acima de 89%, o rendimento em massa média de biodiesel em 89,49% e a medida de viscosidade média foi de 3,38 mm2/s. O [Py+p-TSA-] foi sintetizado e caracterizado por FTIR e identificou os grupos funcionais de estrutura e além de apresentar ponto de fusão de 66,41 °C. Na Análise de dados do planejamento fatorial, observou-se que as variáveis temperatura e quantidade de catalisador influenciaram no processo para o aumento na conversão dos ésteres etílicos.

Agradecimentos

FAPEMA, CNPq, NCCA, UFMA

Referências

ANP - Agência Nacional de Petróleo. Gás natural e Biocombustíveis. Resolução nº. 14, de 11 de maio de 2012. Regulamento Técnico n.°04/ 2012. Brasília: Diário Oficial da União, n. 236. http://www.anp.gov.br/. Acesso em: jun 2014.
BORGES L. B. B. Aplicação de catalisador químico heterogêneo na transesterificação de miscelas etanólicas de óleo de soja. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologia de Alimentos), Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Piracicaba, 2014.
CAVALCANTE, K. S. B.; PENHA, M. N. C.; MENDONÇA, K. K. M.; LOUZEIRO, H. C.; VASCONCELOS, A. C. S.; MACIEL, A. P. Optimization of transesterification of castor oil with ethanol using a central composite rotatable design (CCRD). Fuel 2010, v. 89, p. 1172–1176.
DA SILVA, N. L.; BATISTELLA, C. D.; MACIEL FILHO, R.; MACIEL, M. R. W. Biodiesel production from castor oil: optimization of alkaline ethanolysis. Energy Fuels. V. 23, p. 5636–5442.
DIAS F. R. F.; FERREIRA V. F.; CUNHA, A. C.; Uma visão geral dos diferentes tipos de catálise em síntese orgânica. Rev. Virtual Quim., v. 4, n° 6, p. 840-871, 2012.
GALGANO P. D. Líquido iônico tensoativo: correlação entre estrutura molecular e propriedades micelares de cloretos de 1,3-dialquilimidazólio. 2012. Tese. (Doutorado em Química), Instituto de Química da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
LIRA T. A. M.; Opacidade da Fumaça do Trator Agrícola funcionando com Biodiesel Etílico Destilado de Babaçu e Diesel B S10 em Períodos do Dia. 2010. Dissertação. (Mestrado em Agronomia), UNESP, Jaboticabal, 2010.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará