SÍNTESE DE BIODIESEL ASSISTIDA POR BANHO DE ULTRASSOM A PARTIR DE BLENDAS DE ÓLEO RESIDUAL E ÓLEO DE CHIA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Química Verde

Autores

Silva, E.L. (IFMT CAMPUS CÁCERES - PROF OLEGÁRIO BALDO) ; Souza, D.A. (IFMT CAMPUS CÁCERES - PROF OLEGÁRIO BALDO) ; Castrillon, E.M. (IFMT CAMPUS CÁCERES - PROF OLEGÁRIO BALDO) ; ávila, M.C. (IFMT CAMPUS CÁCERES - PROF OLEGÁRIO BALDO) ; Santos, D.T. (IFMT CAMPUS CÁCERES - PROF OLEGÁRIO BALDO)

Resumo

O biodiesel é um combustível renovável e ambientalmente correto. O presente estudo buscou avaliar a produção de biodiesel por banho de ultrassom a partir blendas de óleo residual e óleo de chia. Para síntese do biodiesel, utilizou- se 70% de óleo residual e 30% de óleo de chia, razão molar 6:1 (metanol: blenda) e 1% do catalisador KOH. Observou-se que o biodiesel produzido apresentou níveis baixos de índice de acidez de 0,5 KOH/g e teor de ácidos graxos livres 2,5 %, e densidade de 0,882 g/mL, apropriada conforme o estabelecido pela ANP. Com os resultados obtidos pode-se constatar que a técnica de produção de biodiesel por banho de ultrassom a partir de blendas é satisfatória.

Palavras chaves

Ultrassom; Biodiesel; Blenda

Introdução

Pesquisas em busca de novas fontes energéticas têm crescido em todo o mundo. Neste contexto, o biodiesel surge como uma ótima alternativa energética, pois é um combustível renovável e ambientalmente correto (MARCHETTI et al., 2007). O processo de produção de biodiesel utilizando ultrassom, se insere como alternativa ao processo convencional, visto que a cavitação ocasionada pela formação, aumento e implosão de bolhas no meio reacional, aumenta a miscibilidade entre o óleo e o metóxido de potássio, fornecendo energia necessária para a reação e reduzindo seu tempo (STAVARACHE et al., 2007). A reciclagem do óleo residual para a produção de biodiesel não somente auxilia a preservação do meio ambiente, mas também permiti a geração de fontes de energia alternativa barata, renovável e menos poluente (DIB, 2010). Recentes avaliaçôes das propriedades e possíveis utilizações da chia mostraram que está possui um elevado valor nutricional com alto conteúdo de ácido α- linolênico (ômega-3) e linoleico (ômega-6) e antioxidantes (PEIRETTI; GAI, 2009). Com isso o presente estudo buscou avaliar a produção de biodiesel assistida por banho de ultrassom a partir de blendas de óleo residual de soja e de óleo de chia.

Material e métodos

As atividades do presente estudo foram desenvolvidas no Laboratório de Química do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cáceres. Foram produzidos 2 biodieseis. Utilizou-se como matéria prima para síntese do biodiesel blendas do óleo residual de soja (70%) e óleo de chia (30%). Foram utilizados 100 mL de blenda, razão molar 6:1 (álcool:blenda), o álcool empregado foi o metanol e 1% do catalisador KOH. A reação ocorreu durante o tempo de 30 minutos no banho de ultrassom. Após a decantação por 24 horas, lavagem e purificação, caracterizou-se o biodiesel produzido quanto a sua densidade (massa especifica) pelo método do picnômetro, instrumento aplicado para determinação da densidade real de óleos (ARAÚJO, 2008), índice de acidez e teor de ácidos graxos livres, seguindo a metodologia do Instituto Adolfo Lutz (2008).

Resultado e discussão

Os resultados da caracterização do biodiesel produzido a partir de blenda de óleo residual e óleo de chia estão resumidos na tabela 1.Observando a tabela 1 pode se notar que os resultados obtidos nas análises de massa especifica (densidade) do biodiesel produzido, apresentaram-se adequado, pois estão dentro do limite estabelecido pela ANP, que varia entre 0,850 a 0,900 g/ml. Para o índice de acidez os resultados mostraram-se satisfatórios, visto que o instituído pela ANP é 0,5mg KOH/g (ANP, 2012), de acordo com Gonçalves e colaboradores (2009), resíduos gordurosos devem conter a acidez de no máximo 1 mg KOH/g para que o biodiesel atenda a normatização designada pela ANP. Os resultados de acidez do biodiesel constituiu-se decorrente da baixa porcentagem de ácidos graxos livres apresentada na blenda, visto que Bouaid et al (2016), descreve que pode-se produzir biodieseis de qualidade a partir de óleos vegetais, por transesterificação de metanol, utilizando óleos com 4% de ácidos graxos livres.

Tabela 1 – Resultados das análises dos biodieseis produzidos.



Conclusões

Os satisfatórios resultados obtidos constataram que o processo para produção de biodiesel assistido por banho de ultrassom a partir de blendas vem a ser uma promissora alternativa ao processo convencional. Uma vez que pode favorecer elevadas conversões reacionais, menor tempo de reação e diminuição de custos de produção.

Agradecimentos

Referências

ANP. RANP nº14 de 2012. RESOLUÇÃO ANP Nº 14, DE 11.5.2012 - DOU 18.5.2012. Disponível em :<http://nxt.anp.gov.br/nxt/gateway.dll/leg/resolucoes_anp/2012/maio/ranp%2014%20-202012.xml?fn=document-frameset.htm$f=templates$3.0>. Acessada em 24/06/2013.

ARAÚJO, G. S. Produção De Biodiesel A Partir Do Óleo Do Coco (coco nuficera L.). Dissertação apresentada ao programa de pós graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

DIB, F. H. PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO RESIDUAL RECICLADO E REALIZAÇÃO DE TESTES COMPARATIVOS COM OUTROS TIPOS DE BIODIESEL E PROPORÇÕES DE MISTURA EM UM MOTO-GERADOR. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica). Universidade Estadual Paulista “Júlio De Mesquita Filho”, Ilha Solteira, 2010.

BOUAID, A. et al. Effect of free fatty acids contents on biodiesel quality. Pilot plant studies. Fuel. 2016.

INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Métodos Físico-Químicos para Análise de Alimentos. 4, ed. São Paulo: Instituto Adolfo Lutz, 2008.

GONÇALVES, A. et al. Determinação Do Índice De Acidez De Óleos e Gorduras Residuais Para Produção De Biodiesel. IN: Congresso da rede brasileira de tecnologia de biodiesel. Anais... Congresso da rede brasileira de tecnologia de biodiesel, 2009.

MARCHETTI, J. M.; MIGUEL, V. U.; ERRAZU, A. F. Possible methods for biodiesel production, Renewable & Sustainable Energy Reviews, v. 11 p. 1300-1311, 2007.

PEIRETTI, P. G.; GAI, F. Fatty Acid and Nutritive Quality of Chia (Salvia hispanica L.) Seeds and Plant During Growth. Animal Feed Science and Technology, Amsterdam, v. 148, n. 2-4, p. 267-275, 2009.

ROSAS, J. C. F. PRODUÇÃO DE BIODIESEL UTILIZANDO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA VIA ULTRASSOM. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química), Universidade Federal do Pará, Belém 2011.

SCHERER, R.P. et al. PRODUÇÃO DE BIODIESEL ENZIMÁTICO DO ÓLEO DO FRUTO DA MACAÚBA (Acrocomia aculeata) EM PROCESSO MODO CONTÍNUO EMPREGANDO SISTEMA DE ULTRASSOM LIVRE DE SOLVENTE. In 6º Simpósio nacional de Biocombustíveis. Canoas, RS, 2013.

STAVARACHE C; A, VINATORU M. A; Y. MAEDA B, H. BANDOW., Ultrasonically driven continuous process for vegetable oil transesterification. Ultrasonics Sonochemistry, v. 14 p. 413–417, 2007.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará