MINHA CASA É UMA ETA: PROTÓTIPO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA EM BEBERIBE-CE

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Química Verde

Autores

Sousa Junior, M. (UECE) ; Cruz Tavares, J. (UECE) ; Costa Anastácio, D. (UECE) ; de Oliveira Pinheiro, S. (UECE) ; Batista Frota, E. (UECE)

Resumo

O presente trabalho intitulado MINHA CASA É UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO se propõe a investigar o processo de coleta, tratamento e reutilização de águas cinzas, poluídas pelo uso em uma residência familiar para o reuso nas atividade domésticas minimizando o desperdício, o consumo e aproveitando os resíduos do tratamento como adubo no plantio de hortaliças. O objetivo então deste trabalho é a criação de uma estação de tratamento de água e reuso dos resíduos e da água tratada. Foi observado com o tratamento e reuso da água, uma redução de consumo e economia de 50% de toda água tratada captada. Essa condição possibilitou armazenar aproximadamente, 100% do volume de água cinza e tratar para reuso nas atividades domésticas, irrigação das plantas, hortaliças e nas descargas dos banheiros.

Palavras chaves

poluição; adubo natural; tratamento de água

Introdução

A água é um recurso natural fundamental para a manutenção da vida no planeta.Por isso, sua escassez pode comprometer seriamente todos os ciclos vitais, gerar conflitos sociais, políticos e econômicos. Por ser um recurso natural e o desperdício no contexto atual atingir um patamar elevado, é imprescindível repensar em uma ação coletiva de toda a sociedade no sentido da preservação desse recurso para o equilíbrio dos ecossistemas terrestre. Uma avaliação geral dos recursos de água doce do mundo, feita conjuntamente por diversos organismos internacionais e da Organização das Nações Unidas (ONU, 2015),indica que a maneira como se usa a água em muitos países desenvolvidos e emergentes não é sustentável. Há indícios claros e convincente de que o mundo enfrentará uma série de problemas locais e regionais cada vez mais graves relacionados com a quantidade de água, como resultado da sua distribuição desigual, o mau uso e a ausência de medidas de planejamento adequadas. Nas residências se consome grandes quantidades de água nas diversas atividades domésticas, e em muitas ocasiões este recurso é desperdiçado simplesmente por descuido ou falta de informação. O presente trabalho discute novas concepções concernentes à construção de saberes ecológicos para o uso consciente e sustentável da água em residências familiares a partir do processo de coleta, tratamento e reutilização de águas cinzas ou servidas, em uma residência e posteriormente seu reuso em atividades domésticas, minimizando o desperdício e o consumo. Neste contexto emerge a necessidade de conhecer a real quantidade de água consumida na residência familiar, e no levantamento de informações concernentes ao consumo, desperdício e possibilidades de tratamento, reuso da água e dos resíduos na produção de adubos.

Material e métodos

Na realização do projeto, buscou-se primeiramente verificar a quantidade de água consumida em uma residência familiar com cinco pessoas, durante um período de um mês e constatou-se uma grande quantidade em m3 de água desperdiçados devido ao uso inconsciente. Na busca de um meio eficaz de reutilização deste tipo de efluente, visitou-se uma estação de tratamento de água do município de Beberibe-CE. Neste local foi observada todas as instruções possíveis para o desenvolvimento prático do trabalho. Fizeram-se os primeiros ensaios, em pequena escala e logo após passou-se então a atuar no protótipo ETA. Cuidou-se em canalizar, através de bombas, todas as águas servidas recolhidas anteriormente na cisterna R1 para dois outros recipientes elevatórios R2 e R3 e em seguida foi realizada a primeira filtragem F1 da água utilizada. Este elevatório foi construído utilizando-se quartoze pneus. Nestes dois recipientes acontece, alternadamente, o processo de floculação e decantação das sujeiras suspensas. Na segunda fase do processo, a água passa para outro recipiente F2 que é composto por areia, carvão, pedregulho, cascalho, nesta ordem, onde ela é filtrada. Na terceira fase do processo, a água já limpa é recebida em um recipiente R4 onde passa processo de cloração que tem a finalidade de matar os microrganismos patogênicos existentes. Depois a água poderá ser usada para diferentes fins, como lavagens da casa, dos automóveis, na irrigação das plantas, nas descargas dos banheiros e outros fins. Foi necessário também a verificação do pH1 para ajustando-o por meio da adição de produtos químicos aos diferente usos. Os resíduos foram colocados em uma lagoa de estabilização onde foi introduzida a espécie Eichhornia crassipes, e posteriormente em uma composteira para produção de adubo.

Resultado e discussão

Analisando os resultados obtidos com a realização do experimento verificou-se, que antes da implantação do protótipo de estação de tratamento de água na residência, havia desperdício em larga escala de água de aproximadamente 8m³ por mês, devido à falta e ausência de estratégias para a reutilização das águas cinzas ou servidas e construção de saberes ecologicamente sustentáveis para garantir o uso consciente de água na residência, gerando elevado nível de consumo e consequentemente dos custos financeiros. A construção das estratégias de intervenção consciente e necessária para otimização do uso adequado de águas cinzas ou servidas, possibilitou ressignificar as concepções concernentes ao reuso desse recurso gerando impacto diretamente na forma de uso, reduzindo o consumo e baixando significativamente as taxas cobradas no valor de consumo de água, notadamente realizando as mesmas tarefas que a família realizava anteriormente. Com a reutilização da água, a partir da instalação do protótipo de estação de tratamento de água residencial, foi possível tratar 4m³ de água uma redução e economia de 50% do toda água captada durante um mês. Essa condição possibilitou armazenar aproximadamente, 100% do volume de água cinza, para tratamento e reuso, nos vários processos requeridos. Esta ação propiciou uma economia considerável de água potável, reduziu o seu uso pela residência e possibilitou uma sensibilização consciente dessa família e da vizinhança.

Protótipo ETA

Esquema da Estação de Tratamento de Água - ETA

Estação de Tratamento de Água

Visão geral da ETA

Conclusões

O trabalho MINHA CASA E UMA ETA trouxe benefícios significativos para a comunidade ao qual está inserido. Levou a comunidade a refletir na importância desse elemento precioso e indispensável para a vida, que e a água . Nas grandes e pequenas cidades a captação da água, seu tratamento, e sua distribuição estão se tornando cada vez mais difíceis, portanto uma sugestão de uma ETA na própria casa torna-se muito atraente, uma vez que, o reuso é feito de forma sistemática, sustentável e os resíduos do processo ainda podem ser utilizado como adubo natural.

Agradecimentos

Agradecemos à UECE e CAPES/UAB

Referências

ABES, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental; Agua, cada gota conta: vamos usá-la com sabedoria: Org. Dra. Eloísa Tréllez Solís, RJ, 2000.

ONU, Organização das Nações Unidas, 2015. Ciências e tecnologia. Brasília, V.16, p.129-141;1999. .

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará