AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO DO ÓLEO EXTRAÍDO DAS SEMENTES DE MARACUJÁ (Passiflora edulis) A PARTIR DO MÉTODO SOXHLET UTILIZANDO DIFERENTES SOLVENTES

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Química Tecnológica

Autores

Mira, M.O. (INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO) ; Fraga, I.M. (INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO) ; dos Santos, D.T. (INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO) ; Loraine da Silva, E. (INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO) ; Cunha Neto, F.V. (INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO) ; Gonçalves, C.R. (INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO) ; de Souza, M.L. (INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO) ; Itokagi, D.M. (INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO)

Resumo

O presente trabalho objetivou avaliar o rendimento do óleo extraído das sementes de maracujá (passiflora edulis), pelo método Soxhlet frente a utilização de dois diferentes solventes, hexano e éter de petróleo. O rendimento obtido na presença do solvente hexano foi de 25,385% e o rendimento obtido na presença do solvente Éter de Petróleo foi de 23,605%. O hexano demonstrou maior eficiência na extração do referido óleo. A partir dos resultados é possível afirmar que a o óleo de maracujá, possui rendimento satisfatório quando extraído pelo método soxhlet com a utilização do hexano como solvente, e que o mesmo possui elevado potencial para utilização como matéria prima para produção de biodiesel, apresentando rendimentos superiores aos encontrado na literatura para o óleo de soja.

Palavras chaves

EXTRAÇÃO; HEXANO; ÓLEO D EMARACUJÁ

Introdução

A obtenção do óleo vegetal pode ser realizada utilizando os processos de prensagem, e extração com solvente. Na extração com solvente, a primeira tarefa na análise dos lipídios é encontrar o solvente adequado, para tanto, faz-se necessário conhecer as propriedades do óleo em questão (GURR, apud BRUM, 2004). Lipídios neutros estão ligados covalentemente e podem ser extraídos dos tecidos por solventes apolares, enquanto lipídios polares, os quais estão ligados por forças eletrostáticas e pontes de hidrogênio, requerem solventes polares capazes de quebrar tais ligações (BRUM, 2004). A extração mecânica é um método comumente utilizado, realizado por meio de prensa de alta pressão e flexibilidade, capaz de esmagar, diferentes tipos de oleaginosas. Para a extração por solvente o método mais comumente utilizado é o método de Soxhlet. A extração de óleo com solvente é um processo de transferência de constituintes solúveis (o óleo) de um material inerte (a matriz graxa), para um solvente com o qual a matriz se acha em contato. Os processos que ocorrem são meramente físicos, pois o óleo transferido para o solvente é recuperado sem nenhuma reação química. Óleos vegetais em geral, são muito utilizados na indústria. Atualmente o mercado tem avaliado todos os tipos de óleo com uma terceira finalidade, a de matéria-prima para produção de biodiesel. Dentre tantas oleaginosas possíveis para produção de biodiesel, destaca-se o óleo extraído da semente de maracujá (Passiflora edulis). O óleo extraído das sementes, que corresponde a 25,7% do peso do farelo seco obtido (FERRARI, COLUSSI E AYUB, 2004). Nesse contexto, esse estudo objetivou a avaliação do rendimento do óleo extraído das sementes de maracujá, extraído pelo método Soxhlet frente a utilização de dois diferentes solventes.

Material e métodos

Os experimentos foram realizados no Laboratório de Química do Instituto Federal de do Mato Grosso, campus Cáceres. As sementes foram doadas por um produtor, localizado na cidade de Cáceres/MT. As sementes foram lavadas e posteriormente, conduzidas ao processo de secagem em estufa á temperatura de 110ºC pelo tempo de 24 horas. Após a secagem das sementes, essas foram trituradas formando a massa para extração do óleo. Cerca de 200 g de sementes trituradas, foram inseridas em um cartucho confeccionado com papel de filtro. Posteriormente o cartucho foi adicionado ao extrator. O processo de extração do óleo das sementes pelo método Soxhlet foi conduzido durante um período de 8 horas, com cerca de 600 mL de solvente. Foram realizados dois processos de extração, o primeiro utilizando o solvente éter de petróleo e o segundo utilizando como solvente, o hexano (CORTEZ et al., 2013). Após as 8 horas de ciclo, a mistura óleo/hexano e óleo/éter de petróleo foram levadas a um evaporador rotatório separadamente, onde o solvente foi recuperado. Os óleos obtidos ainda permaneceram em estufa por 24h para eliminação de líquidos indesejáveis. Após completa separando o rendimento de ambos os óleos extraídos foram calculados a partir da Equação (1). X (%)= Móleo/2 Equação (1) Onde: Móleo: Massa de óleo obtida ao final do processo

Resultado e discussão

Após extração dos óleos, utilizando diferentes solventes, tanto o rendimento do óleo extraído com hexano quanto o rendimento do óleo extraído com éter de petróleo, foram calculados. Os resultados são apresentados na tabela 1. TAB A partir dos resultados apresentados na tabela, pôde-se observar que o solvente hexano apresentou maior eficiência frente ao éter de petróleo. Esse comportamento pode estar relacionado a maior interação existente entre lipídeos e hexano, devido ao caráter apolar do mesmo ser mais acentuado do que o apresentado pelo éter de petróleo. O solvente selecionado influencia diretamente em muitos fatores no processo de extração, dentre eles, o rendimento da extração. Vieira (2006) obteve o rendimento do óleo extraído das sementes de Passiflora edulis, semelhante ao de Ferrari, Colussi e Ayub (2004) correspondente a 25,7% do peso do farelo seco obtido. Andrade et al., (2013) obteve o rendimento da extração do óleo de maracujá, realizado em duplicata, com o percentual de 26,01% de rendimento. Podendo considerar satisfatório o rendimento da extração do óleo das sementes de maracujá. Já que, de acordo, com os autores citados possui rendimentos que variam 24,5 a 27%. Comparando o teor de óleo das sementes de maracujá com uma das principais matérias-primas de produção de biodiesel, a soja e a o algodão, observa-se que a soja possui o teor de óleo é em torno de 16,08 a 21,71% (CONAB, 2013), o algodão o teor de óleo varia de 14 a 25% (BELTRÃO, 2003). A partir dos resultados é possível afirmar que a o óleo e maracujá possui rendimento satisfatório quando extraído com o hexano, e que o mesmo possui elevado potencial para utilização como matéria prima para produção de biodiesel, apresentando rendimentos superiores aos encontrado na literatura para o óleo de soja.

TABELA 1

Tabela 1- Rendimento da extração do óleo das sementes de maracujá (Passiflora edulis) com os solventes, éter de petróleo e hexano.

Conclusões

O presente estudou avaliou o rendimento do óleo de maracujá na extração pelo método de Soxhlet utilizando como solvente o hexano e o éter de petróleo separadamente. O rendimento obtido na presença do solvente hexano foi de 25,385% e o rendimento obtido na presença do solvente Éter de Petróleo foi de 23,605%. O hexano então demonstrou maior eficiência na extração do referido óleo, o que pode estar relacionado ao seu caráter apolar mais acentuado, assim extraindo maior quantidade de óleo. No entanto, o rendimento com qualquer um dos solventes utilizados se apresentou acima do rendimento encontrado para o óleo de soja que atualmente é a principal matéria-prima utilizada na produção de biodiesel.

Agradecimentos

AO IFMT-CAMPUS CÁCERES-PROFº OLEGÁRIO BALDO

Referências

ANDRADE, Marília Santos. et al. Produção De Biodiesel De Maracujá A Partir Do Resíduo Agroindustrial. In: 7º Congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em petróleo e gás. 2013.

BELTRÃO, Napoleão Esberard de Macêdo. Informações sobre o biodiesel, em especial feito com o óleo de mamona. Campina Grande: Embrapa Algodão, 2003. 3 p. (Embrapa Algodão. Comunicado Técnico, 177).

BRUM, Aelson Aloir Santana. Métodos de extração e qualidade da fração lipídica. Piracicaba, 2004. 66 p. Dissertação (Mestrado) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento de safra brasileira: Grãos, décimo segundo levantamento, Brasília, 2013.

CORTEZ, K. R., CABRAL, R., BARROS R., ASLEY, M. Estudo de biocidas no controle da biodeterioração das misturas de Diesel e biodiesel. IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN. p. 0666 – 0672, 2013.

FERRARI, Roseli Aparecida; COLUSSI, Francieli; AYUB, Ricardo Antonio. Caracterização de subprodutos da industrialização do maracujá-aproveitamento das sementes. Rev. Bras. Frutic., 26 (1), 101- 102, 2004.

PEREIRA, Cristiane de Souza Siqueira. Avaliação de diferentes tecnologias na extração do Óleo do Pinhão-manso (Jatrophacurcas L). Dissertação -, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2009.

VIEIRA, Maria Aparecida Ribeiro. Caracterização dos ácidos graxos das sementes e compostos voláteis dos frutos de espécies do gênero Passiflora. 2006. 60 f.Dissertação- Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2006.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará