SÍNTESE DA 2-AMINO-1,4-NAFTOQUINONA PELA REAÇÃO DE STAUDINGER

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Orgânica

Autores

dos Santos, H.J.C. (IFRJ) ; Silva, R.S.F. (IFRJ)

Resumo

A 2-amino-1,4-naftoquinona é um intermediário sintético empregado na preparação de vários produtos em Química Orgânica. Este trabalho apresenta um método alternativo de preparação desse intermediário por meio da reação de Staudinger.

Palavras chaves

Naftoquinonas; Reação de Staudinger; Trifenilfosfina

Introdução

A 2-amino-1,4-naftoquinona é um intermediário químico empregado na síntese de diversas quinonas bioativas. Entre as mais recentes está a N-(1,4-Dioxo-1,4- diidronaftalen-2-il)-benzamida que apresenta uma promissora atividade para o tratamento de doenças neurodegenerativas especialmente o mal de Parkinson (Josey et al 2013). A 2-amino-1,4-naftoquinona já foi preparada a partir do derivado 2-azido-1,4-naftoquinona, onde o grupo azida é reduzido por ácido clorídrico. Outra alternativa para a conversão do grupo azida em amina é a reação de Staudinger a qual empega trifenilfosfina em meio aquoso. O presente trabalho descreve um novo método de preparação da 2-amino-1,4-naftoquinona a partir do derivado azida pela reação de Staudinger.

Material e métodos

Preparação da 2-azido-1,4-naftoquinona: 237 mg (1 mmol) de 2-bromo- naftoquinona e 97 mg (1,5 mmol) de azida de sódio foram dissolvidos em acetona e submetidos a agitação magnética por 24 hs quando a acetona foi removida a pressão reduzida e o precipitado amarelo formado foi suspendido em água e filtrado a vácuo e lavado com água 3 vezes fornecendo o produto com 87 % de rendimento (174 mg). Preparação da 2-amido-1,4-naftoquinona: 150 mg (0,75 mmol) de 2-azido-1,4- naftoquinona foram dissolvidos em THF e então 294 mg (1.125 mmol) de trifenilfosfina foram adicionados a solução ocorrendo imediata liberação de N2. Após o termino da liberação de N2 (30 minutos) 10 ml de água foram adicionados à mistura ocorrendo à precipitação de um sólido amorfo marrom escuro. O THF foi evaporado a pressão reduzida e o sólido formado foi filtrado a vácuo e cromatografado em coluna de gel de sílica sendo eluído com uma mistura de Hexano-Acetato de etila 9:1 sendo isolado após evaporação do solvente como um sólido alaranjado em 62 % (80 mg). Preparação 2-amido-1,4-naftoquinona on pot: 237 mg (1 mmol) de 2-bromo- naftoquinona e 97 mg (1,5 mmol) de azida de sódio foram dissolvidos em THF e submetidos a agitação magnética por 24 hs quando 393 (1,5 mmol) de trifenilfosfina foram adicionados, após o termino da liberação de N2 (30 minutos) 10 ml de água foram adicionados à mistura ocorrendo à precipitação de um sólido amorfo marrom escuro. O THF foi evaporado a pressão reduzida e o sólido formado foi filtrado a vácuo e cromatografado em coluna de gel de sílica sendo eluído com uma mistura de Hexano-Acetato de etila 9:1 sendo isolado após evaporação do solvente como um sólido alaranjado em 30 % (52 mg).

Resultado e discussão

Inicialmente o preparo da 2-azido-1,4-naftoquinona foi realizado seguindo o método descrito na literatura (Sakar et al. 2015) a partir da 2-bromo-1,4- naftoquinona o que foi conseguido em 87% de rendimento. A 2-azido-1,4- naftoquinona foi então submetida a redução pela reação de Staudinger fornecendo em rapidamente a 2-amino-1,4-naftoquina em 61 % Esquema 1. Baseado no sucesso inicial da primeira reação, foi tentada uma preparação direta ''on pot'' a partir da 2-bromo-1,4-naftoquinona, precursora da 2-azido-1,4-naftoquinona, para essa reação foi empregado THF como solvente e o tempo de reação foi de 24 hs, Esquema 2. O método ''on pot'' forneceu a 2-amino-1,4-naftoquinona em 30 % de rendimento, menor que o rendimento global obtido em duas reações. Um método já publicado na literatura de preparação da 2-amino-1,4- naftoquinona envolve a hidrólise ácida da 2-azido-1,4-naftoquinona gerada in situ pela reação da 1,4-naftoquinona e ácido hidrazoico (HN3) (Couladouros et al 1997), embora o rendimento desse processo seja de alto rendimento, ele não é muito seguro, visto que o ácido hidrazoico é exatamente tóxico e explosivo. O método desenvolvido nesse trabalho apresenta menor rendimento, entretanto uma vez que emprega menores quantidades de azida e é realizado em meio neutro, não acarreta risco de explosão e toda azida não reagida é convertida em nitrogênio gasoso, o principal subproduto da reação, o óxido de trifenilfosfina apresenta baixa toxicidade, essas características tornam o método mais seguro e menos agressivo para o meio ambiente.

Esquema 1

Síntese da 2-amino-1,4-naftoquinona pela reação de Staudinger.

Esquema 2

Síntese da 2-amino-1,4-naftoquinona on pot.

Conclusões

O trabalho apresenta um método eficiente e seguro para a preparação da 2- amino-1,4-naftoquinona. Estudos para melhora do rendimento estão em progresso.

Agradecimentos

IFRJ, CNPq e FAPERJ por auxílio financeiro. LAMAR-IPPN-UFRJ, nas pessoas de Maria do Carmo F. R. Pinto, Francisco de Assis D. dos Santos e Profª DrªLuzineide W. Tinoco

Referências

Couladouros, E. A.; Plyta, Z. F.; Haroutounian, S. A.; Papageorgiou, V. P.; Efficient Synthesis of Aminonaphthoquinones and Azidobenzohydroquinones: Mechanistic Considerations of the Reaction of Hydrazoic Acid with Quinones. An Overview. 1997, Journal of Organica Chemistry. v. 62, p. 6-10.

Josey, B. J.; Inks, E. S.; Wen, X.; Chou, C. J.; Structure−Activity Relationship Study of Vitamin K Derivatives Yields Highly Potent Neuroprotective Agents. 2013, Journal of Medicinal Chemistry, v. 56, p. 1007-1022.

Sarkar, S. K.; Sawai, A.; Kanahara, K.; Wentrup, C.; Abe, M.; Gudmundsdottir, A. D.; Direct Detection of a Triplet Vinylnitrene, 1,4-Naphthoquinone-2-ylnitrene, in Solution and Cryogenic Matrices. 2015. Journal of the American Chemical Society, v. 137, p. 4207-4214.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul