Síntese Regioespecífica de Novos Tioéteres Derivados da Juglona

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Orgânica

Autores

Gomes, C.B.S.M.R. (UFF) ; da Rocha, D.R. (UFF) ; Cordeiro, P.S. (UFF) ; do Nascimento, V. (UFF)

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste na síntese regioespecífica de novos tioéteres derivados da juglona. Sendo desenvolvida uma metodologia exclusiva para a obtenção dos compostos 8-hidroxi-2-(tio)naftaleno-1,4-diona e 5- hidroxi-2-(tio)naftaleno-1,4-diona, a partir da síntese regioespecífica de derivados clorados da juglona que posteriormente, sofrem uma reação de substituição utilizando diferentes dissulfetos, dando origem aos compostos desejados. Foram sintetizados 7 derivados do tipo 8-hidroxi-2- (tio)naftaleno-1,4-diona com rendimentos entre 30 e 95% e 7 derivados do tipo 5-hidroxi-2-(tio)naftaleno-1,4-diona com rendimentos entre 24 e 73%. Neste trabalho foram sintetizadas 14 tioéteres, sendo 12 inéditos. E os compostos estão sob avaliação das suas propriedades anticâncer.

Palavras chaves

Juglona; Tioéteres; Síntese Regioespecífica

Introdução

Pesquisas realizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2017, apresentam o câncer como uma das maiores causas de mortes no mundo, dados indicam que a cada ano 8,8 milhões de pessoas morrem de câncer, sendo que sua incidência continua a aumentar, principalmente em países de baixa e média renda. Embora muito conhecimento já tenha sido adquirido no entendimento do mecanismo de atuação de substâncias químicas que afetem o crescimento celular, e este conhecimento tenha sido usado no planejamento de novos compostos quimioterápicos, faz-se necessário o desenvolvimento de novos compostos mais ativos e, sobretudo seletivos. Neste aspecto, pode-se destacar a importante atividade citotóxica apresentada pelas quinonas, que representam uma ampla e variada família de metabólitos secundários de ocorrência natural. O interesse por estas substâncias foi intensificado nos últimos anos devido à sua vasta importância farmacológica, devendo-se destacar a capacidade que os compostos pertencentes a esta família apresentam de induzir apoptose celular, mais precisamente de células malignas (FERREIRA, et al., 2010). O presente projeto tem por objetivo a síntese regioespecífica de novos tioéteres derivados da juglona, uma naftoquinona natural, através da adição de tióis, visando sua avaliação biológica contra diversas células de diferentes linhagens de câncer.

Material e métodos

A determinação estrutural das substâncias sintetizadas foi realizada através dos métodos instrumentais de espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio (RMN de 1H) a 300 e 500 MHz e de carbono 13 (RMN de 13C) a 75 e 125 MHz, por Espectroscopia de Infravermelho (IV) e por espectroscopia de massas. Os espectros de RMN foram obtidos em aparelho Varian VNMRS 500 MHz ou Varian VNMRS 300 MHz e os deslocamentos químicos foram determinados utilizando-se TMS ou o solvente como referência interna. Os valores destes deslocamentos foram referidos em partes por milhão (ppm) em relação ao TMS e as constantes de acoplamento (J) em Hertz (Hz). As áreas dos sinais foram obtidas por integração eletrônica, suas multiplicidades descritas da seguinte forma: s-simpleto; d-dupleto; dd-duplodupleto; t-tripleto; m- multipleto. Os espectros na região do infravermelho foram obtidos em espectrofotômetro Perkin-Elmer, modelo 1420 de feixe duplo em feixe sobre janelas de NaCl. Os valores para as absorções foram expressos em número de onda, utilizando como unidade o centímetro recíproco (cm-1). Os pontos de fusão das substâncias foram determinados em aparelho de Fisher- Johns (Melting pointapparatus) série 50200082. Os espectros de massas foram realizados pela Fiocruz, em aparelho QTOF/Micro da Waters-Micromass. O processo de monitoramento das reações foi realizado através da cromatografia em camada fina (ccf), em cromatofolhas de sílica gel 60-F-254, com 0,2 mm de espessura (ref. Merck 5554). Os eluentes foram preparados volume a volume (v/v) e a visualização das substâncias em ccf foi realizada em lâmpada de ultravioleta (em 254 e 366 nm). Para purificação das substâncias por cromatografia em coluna foi utilizada gel de sílica 60 do tipo flash 230-400 Mesh ASTM (0,035-0,070 mm, ref. Acros Organics).

Resultado e discussão

Para a síntese regioespecífica a etapa decisiva é a cloração, que produz exclusivamente os intermediários 3, através da obtenção da juglona (2) em 85 % de rendimento (DA ROCHA, et al., 2011), a partir da oxidação do 1,5-naftalenodiol (1) e 5, sintetizado a partir do 1,5- diacetatonaftaleno (4) com 80% de rendimento (GRUNWELL, et al., 1991), através da acetilação do 1,5-naftalenodiol (1) em 96 % de rendimento (Esquema 1). A inserção do cloro permite a realização de uma reação de substituição nucleofílica nas posições C-2 e C-3 da juglona, a partir dos compostos 5 e 3 respectivamente, utilizando diferentes dissulfetos (Esquema 2). Assim, utilizou-se o 3-cloro-juglona (3) para produzir as 5-hidroxi-2-(tio)naftaleno-1,4-diona (6a-g) e a 2-cloro- juglona (5) para produzir as 8-hidroxi-2-(tio)naftaleno-1,4-diona (7a-g).

Esquema 1

Síntese regioespecífica das cloro-juglonas (3) e (5)

esquema 2

Síntese dos tioéteres 6 e 7

Conclusões

Neste trabalho foram sintetizadas 14 tioéteres, dos quais 12 são inéditos. A metodologia aqui empregada se mostrou muito superior à relatada previamente na literatura (DA ROCHA, et al., 2011), uma vez que permitiu a obtenção de tioéteres purificáveis empregando técnicas mais simples e em maiores rendimentos. Estes compostos estão sob avaliação das suas propriedades anticâncer, e uma vez que se têm estes resultados, será possível entender como grupos ligados ao núcleo de naftoquinona podem influenciar a sua atividade citotóxica de acordo com o seu perfil eletrônico. Todos os intermediários e produtos finais foram devidamente caracterizados por ressonância magnética nuclear de hidrogênio, carbono e infravermelho.

Agradecimentos

CAPES, CNPq, FAPERJ e FINEP.

Referências

DA ROCHA, D. R.; DE SOUZA, A. C. G.; RESENDE, J. A. L. C.; SANTOS, W. C.; DOS SANTOS, E. A.; PESSOA, C.; DE MORAES, M. O.; COSTA-LOTUFO, L. V.; MONTENEGRO, R. C.; FERREIRA, V. F. Synthesis of new 9-hydroxy-α- and 7-hydroxy-β-pyran naphthoquinones and cytotoxicity against cancer cell lines. Organic & Biomolecular Chemistry, 9, 4315-4322, 2011.

FERREIRA, S. B.; GONZAGA, D. T. G.; SANTOS, W. C.; ARAÚJO, K. G. L.; FERREIRA, V. F. b-Lapachona: Sua Importância em Química Medicinal e Modificações Estruturais. Revista Virtual de Química, v. 2, n. 2, p. 140-160, 2010.

GRUWELL, J. R.; KARIPIDES, A.; WIGAL, C. T.; HEIZMAN, S. W.; PARLOW, J.; SURSO, J. A.; CLAYTON, L.; FLEITZ, F. J.; DAFFNER, M.; STEVENS, J. E. The formal oxidative addition of electron-rich transoid dienes to bromonaphthoquinones. Journal of Organic Chemistry, 56, 91-95, 1991.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul