A APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS ATRAVÉS DE EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA SOBRE PIGMENTOS NATURAIS

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Orgânica

Autores

Salgado, R. (UFAM) ; Cortes, M. (UFAM) ; Farias, S. (UFAM)

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade explorar a apropriação de conhecimentos científicos através de experimentação investigativa por meio dos pigmentos naturais, desde suas principais características e grupos funcionais ao qual pertencem. Foi realizado no Colégio Marcio Nery, em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio, num total de 62 alunos, no turno vespertino. Os resultados do questionário investigativo mostram que os alunos têm conhecimentos a respeito dos pigmentos, porém não os relacionam com o que é ensinado em sala de aula. A partir disso a temática prosseguiu com a experimentação, onde os alunos tiveram a possibilidade de se tornarem ativos no processo de aprendizagem assim atestando que a experimentação pode ser facilitadora no processo de aprendizagem.

Palavras chaves

Apropriação; Pigmentos; Experimentação

Introdução

Atualmente e, particularmente, no ensino de química o método utilizado em sala de aula é o tradicional onde o aluno é somente passivo no processo de aprendizagem, afastando-se da formação de uma opinião crítica, pensamento reflexivo e de construir conhecimentos novos e reconstruir os conhecimentos já sistematizados (QUEIROZ, 2004). O desinteresse por parte do aluno muitas vezes é ocasionado pela dificuldade de conciliar os conceitos químicos ao seu cotidiano. Esta dificuldade poderia ser facilitada através de diversas propostas que visem o processo de apropriação do conhecimento. De acordo com Vygotsky o processo de formação de conceitos é uma atividade complexa que não pode ser reduzida à atenção, associação, formação de imagens, interferência ou às tendências determinantes mesmo sendo estas funções importantes, porém exíguas sem o signo que utilizamos para conduzir as nossas operações mentais a fim de resolver os problemas que enfrentamos (VYGOTSKY, 1987, p.50-1001-134). Dentre estas propostas encontra-se a experimentação investigativa basicamente centrada no aluno em que diante da realidade de escolas que não possuam laboratórios ou reagentes a sala torna-se um ambiente propício para desenvolver tais atividades apropriando-se de conceitos e teorias de forma mais eficiente. Partindo da questão de pesquisa “ Utilizando a Experimentação Investigativa, de que forma os alunos do ensino médio apropriam-se dos conhecimentos científicos a partir da abordagem de pigmentos naturais? ” este trabalho teve como objetivo geral a utilização da experimentação investigativa no ensino de Química através da abordagem de pigmentos naturais no intuito de colaborar para a aprendizagem de conhecimentos científicos.

Material e métodos

A atividade se iniciará com a aplicação de um questionário investigativo, com o intuito de detectar o conhecimento dos educandos quanto à existência dos conceitos antes da aplicação da abordagem. No segundo momento haverá a explanação de uma aula como o tópico conceitual “pigmentos naturais” que foi escolhido devido a facilidade da contextualização destes como o cotidiano do aluno, variedade e outro fator determinante pela a escolha foi a preocupação relacionado a disponibilização do laboratório para essa atividade pois esse experimento poderia ser feito tanto no laboratório, na sala de aula ou fora desta. A atividade de experimentação investigativa através da abordagem de pigmentos naturais seria elaborada primeiro através da extração dos pigmentos das verduras cenoura, beterraba e pimentão, onde os mesmos serão cortados e passados no liquidificador, em seguida filtrados e adicionados em tubos de ensaio (pode ser substituído por copos de plástico) e será adicionado a essa mistura aproximadamente 10 ml de solventes como: água, álcool e acetona. Depois disso é que seria entregue a situação- problema para que o aluno pudesse seguir o roteiro de atividade. Para atingir o objetivo da pesquisa, durante a realização da experimentação será utilizado um roteiro de atividade pela estagiaria e será disponibilizado duas fichas e uma dica para cada grupo a fim guiar os discentes durante a pratica juntamente com a orientação da orientadora. Nesta pesquisa a análise será através do questionário inicialmente feito pelos alunos, respostas das duas fichas entregues aos grupos com base no roteiro de atividade e através das anotações das observações feitas por eles durante a pratica de forma oral em um diário da estagiaria.

Resultado e discussão

A aplicação deste projeto com duas turmas de 3ª ano do ensino médio do colégio Marcio Nery da rede pública do município de Manaus permitiu concluir: Os alunos possuem conhecimentos prévios a respeito de corantes especialmente os alimentícios, porém não possuíam a noção da diferença existente entre os corantes naturais e artificiais além dos malefícios causados pela ingestão de alguns alimentos, estes conhecimentos são vindos do seu cotidiano e também da mídia o que ocasiona poucas informações precisas sobre o assunto. A importância de os alunos possuírem essa noção de que os pigmentos estão relacionados com a cor e aos alimentos possibilita a capacidade de pensar, questionar e refletir a respeito de seus hábitos alimentares facilitando a apropriação de conhecimentos e a percepção da estreita relação existente com outras disciplinas como por exemplo através da explicação da importância da clorofila no processo de fotossíntese favorecendo a interdisciplinaridade. Os alunos através das atividades desenvolvidas durante o projeto conseguiram relacionar seus conhecimentos prévios com o conhecimento cientifico favorecendo a apropriação dos novos conhecimentos, porém com dificuldade quando relacionado a estrutura dos pigmentos devido somente terem estudado a classe dos hidrocarbonetos mesmo estando no mês de junho. A metodologia aplicada de uma experimentação investigativa possibilitou aos alunos uma experiência nova onde os alunos puderam analisar e utilizar o conhecimento cotidiano com os conhecimentos científicos favorecendo a apropriação dos conhecimentos, como ressalva mesmo dando ênfase a estrutura química dos pigmentos e com a utilização das dicas não houve resultado melhores em relação a utilização das estruturas devido o atraso do conteúdo nas turmas limitando-os.

Conclusões

É possível confirmar que a utilização de instrumentos no ensino de química possibilita a apropriação de conhecimentos científicos visto que os estudantes se tornam integrantes no processo de ensino e ao utilizar a experimentação investigativa propiciando a utilização do tato e visão a participação de todos da turma foi facilitada e a motivação por descobrir o que havia nos tubos aliada a recompensa “premio” fez desta experiência única e prazerosa.

Agradecimentos

Primeiramente a Deus, minha família, aos professores orientadores e a escola Marcio Nery.

Referências

QUEIROZ S.L. Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química. Ciência & Educação, v. 10, n. 1, 2004.
VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. 4° ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987.p.50-1001-134.

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