SÍNTESE DO DERIVADO DA TIOSSEMICARBAZONA 2- (4-METILBENZILIDENO)HIDRAZINOCARBOTIOAMIDA (Ju-760)

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Orgânica

Autores

Almeida Ramos Neto, T. (UFPE) ; Ferreira Cavalcanti de Albuquerque, J. (UFPE)

Resumo

As Tiossemicarbazidas são moléculas descobertas nos últimos anos com a finalidade de encontrar um composto adequado para o tratamento de diversas doenças. Por serem moléculas versáteis e de fácil obtenção, vem sendo utilizada para a síntese de compostos heterocíclicos visando a obtenção de moléculas eficientes para a saúde humana. Com a intenção de descobrir novas moléculas para aumentar o conhecimento na área de farmacologia, e facilitar o tratamento de doenças especificas, muitos pesquisadores dedicam anos de suas vidas para esta pesquisa. Assim um derivado tiossemicarbazônico foi sintetizado a partir da reação da tiossemicarbazida com um aldeído aromático e sua estrutura química foi determinada por métodos físicos convencionais. A pureza foi averiguada pelo ponto de fusão e por seu Rf.

Palavras chaves

TIOSSEMICARBAZIDA; TIOSSEMICARBAZONA; HIDRAZINOCARBOTIOAMIDA

Introdução

A indústria farmacêutica vem se empenhando no estudo de substância ativa desde o século XIX. Neste contexto, vários compostos de diversas classes têm sido estudados e alguns revertidos em medicamentos. As tiossemicarbazonas atualmente compõem grande interesse científico devido as suas propriedades químicas e biológicas. Estas substâncias apresentam diversas ações como antitumoral, antibacteriana, antiviral, antiprotozoária, citotóxica, entre outras. (BASU et al., 2010). A atividade antitumoral tem sido sem dúvida a mais estudada (BERALDO et al 2004).. Vários medicamentos existentes no comércio contêm os núcleos das tiossemicarbazidas ou seus derivados. Isto despertou o interesse dos pesquisadores em diversas partes do mundo a estudarem essa classe de substâncias e testarem para os mais diversos tipos de doenças. A presença de átomos de enxofre e nitrogênio na cadeia é uma característica que vale a pena ressaltar, isto permite a capacidade de fazer complexos com grande número de metais. (PAUL et al., 2011). A capacidade de formarem ligações de hidrogênio, tanto intermolecular como intramolecular facilita as tiossemicarbazonas e seus derivados a combinarem com certos compostos para formarem substâncias mais ativas biológicamente. (LOBANA, et al., 2010). Para obtenção destes compostos podem ser usadas duas maneiras diferentes que são obtenção direta, pela reação quimiosseletiva de aldeídos e/ou cetonas com as tiossemicarbazidas. O outro caminho é a obtenção indireta, pela preparação prévia das tiossemicarbazidas, utilizando hidrazina (NH2-NH2) e diferentes reagentes. Este passo é seguido de condensação com o derivado carbonilado específico. Nesse contexto foi sintetizado o composto 2-(4-metilbenzilideno) hidrazinocarbotioamida (Ju- 760) e determinado sua estrutura química.

Material e métodos

Em um balão de fundo redondo de 50 mL, com auxílio de uma pipeta volumétrica de 1 mL foram adicionados 0,2 mL (1,69 x 10-3 moles) de 4-metilbenzaldeído e 2 mL de Isopropanol. A solução foi mantida sob agitação magnética até todo o aldeído ser dissolvido, após total dissolução foram adicionadas 5 gotas de ácido clorídrico concentrado. A solução ficou sob agitação por 15 minutos em temperatura ambiente, para que o ácido agisse como catalisador. Decorridos 15 minutos, foram adicionados 0,1501 g (1,68 x 10-3 moles), de tiosemicarbazida previamente dissolvida em 2 mL de isopropanol. A solução permaneceu sob agitação magnética em temperatura ambiente até o final. Todo o processo reacional foi acompanhado por cromatografia de camada delgada, utilizando o sistema Hexano/Acetato 6:4. Por meio de revelação em luz UV de 254 nm, o término da reação foi constatado. Após esse processo a solução foi transferida do balão para um béquer de 25 mL e colocada em repouso para que houvesse a cristalização do produto. A solução foi evaporando naturalmente, e logo após o conteúdo do béquer apresentou formação de pó branco. O produto foi filtrado em um funil de Buckner sinterizado, deixando o solvente escoar naturalmente, para evitar a perda de cristais no processo. Após a filtração natural o material foi lavado com água destilada três vezes consecutivas para retirar todo resquício de solvente. Os cristais foram colocados para secar na estufa a 37 ºC. Após três horas, os cristais secos foram transferidos para um frasco de penicilina onde foram devidamente pesados e calculado o rendimento. Logo após, pequenas amostras foram coletadas para a medição do ponto de fusão, o cálculo do Rf, solubilidade a frio e a quente e para os espectros de IV, RMN e massa para determinação da sua estrutura química.

Resultado e discussão

O composto 2-(4-metilbenzilideno)hidrazinocarbotioamida apresentou cristais finos, com aparência de pó e coloração branca. Após seco em estufa à 37°C pesou 0,1474g, apresentando rendimento de 32,2 %. As constantes físicas também foram determinadas e também os dados de Ponto de fusão 156,5 °C e 157 ºC, Rf= 0,525 no sistema Hexano/Acetato de etila (0,6:0,4). Para melhor leitura da placa cromatográfica foi feito uma segunda averiguação com um segundo sistema e observado se neste sistema a substância era mantida pura com uma só mancha na placa. O novo Rf ficou em 0,425 no sistema diclorometano/Metanol (0,98:0,02). Com apenas uma mancha na placa cromatográfica em ambos os sistemas, e uma variação de fusão menor que 2°C, foi constatando a pureza do composto sintetizado. O produto apresentou solubilidade a frio em Tolueno, Éter Etílico, Cloreto de Metileno, THF, Acetato de Etila, Clorofórmio, Dioxano, Etanol, Acetona, Ácido Acético, DMSO, Metanol e Água. Também apresentou solubilidade parcial em Hexano e Ciclohexano. Apenas em Tween o composto obtido apresentou insolubilidade. Estes testes de solubilidade são importantes porque facilita a solubilidade do composto para a determinação de diversas atividades biológica, principalmente antimicrobiana no qual o Departamento de Antibióticos da Universidade Federal de Pernambuco é especialista. Por meio do espectro de Infravermelho e Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio foi possível identificar o singlete referente aos três hidrogênios do grupo CH3 da posição 4 do anel aromático, o grupo NH2, NH, C=S, C=H da tiossemicarbazida. A Ressonância Magnética do Carbono Treze determinou todos os átomos de hidrogênios existentes na molécula, o Espectro de Massa foi responsável pelo peso molecular comprovando a formação da nova molécula.

Fig.1.

Síntese do 2-(4- metilbenzilideno)hidrazinocarbotioamida

Conclusões

O composto 2-(4-metilbenzilideno) hidrazinocarbotioamida (Ju-760) foi apresentado puro, por teste de ponto de fusão e fator de retenção (Rf) sem haver a necessidade de recristalização. As constantes físicas foram determinadas. O rendimento da reação foi de 32,2 %, sendo considerado baixo em relação a outras reações realizadas. Este composto está sendo submetido aos testes microbiológicos. Também está sendo submetido a testes farmacológicos, para checar se apresenta atividade contra Tripanosoma e Leishmania. A estrutura química foi determinada por métodos físicos de IR, RMN1H, RMN13C, e massa.

Agradecimentos

À professora Julianna, pela oportunidade de estágio e pela orientação. Ao IFPE, pela base de ensino. Ao DQF da UFPE, pelos espectros realizados.

Referências

[1] BERALDO, H. Quim. Nova 2004, 27, 461.
[2] LOBANA, T. S.; SHARMA, R.; BAWA, G.; KHANNA, S. 2010 .Metal derivatesof N1-substituted thiosemicarbazones with divalent metal ions (Ni, Cu): Synhthesis and structures. Polyhedron, v. 29, p. 1130-1136.
[3] TENÓRIO, R. P.; GÓES, J. S.; LIMA, J. G.; FARIA, A. R.; ALVES, A. J.; AQUINO, T. M. Tiossemicarbazonas: Método de obtenção, aplicações sintéticas e importância biológica. Química Nova; v.28, n.6, p.1030-1037, 2005.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul