UMA ABORDAGEM DAS TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO Aplicadas no Ensino de Química Orgânica para o ensino médio

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Orgânica

Autores

Santos Correia, E.A. (IFPB) ; Pinto Ferreira, A. (IFPB)

Resumo

Em virtude das dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem da Química nos dias atuais, em que os conteúdos abordados em sala de aula estão distantes do cotidiano estudantil, este trabalho busca averiguar a contribuição de atividades problematizadoras no ensino das funções orgânicas baseada na proposta CTS, apresentando a interação das demais disciplinas com a química. Várias têm sido as tentativas de sistematização, de delimitações do enfoque CTS no campo educacional(Ciência & Ensino, vol. 1). No entanto, serão formuladas questões sócio cientificas a partir dessas considerações. O conteúdo será abordado com propostas de uma didática diferenciada, fazendo com que haja uma melhoria da aprendizagem em relação aos conhecimentos químicos.

Palavras chaves

caracterizações ; ensino; orgânica

Introdução

A pesquisa a ser realizada apresenta como sugestão a análise de novas técnicas de metodologia de ensino de química no Ensino Médio com o intuito de observar a transmissão-recepção dos conhecimentos com uma abordagem nas técnicas de caracterizações aplicadas ao ensino de química orgânica. O conteúdo abordado com propostas de uma didática diferenciada, faz com que haja uma melhoria da aprendizagem , tendo como auxilio uma pesquisa qualitativa dos trabalhos apresentados aos alunos, assim como, as caracterizações, a exemplo, o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) que disponibiliza características com imagens de alta resolução, que ajuda na compreensão da afirmação de particularidades químicas de um determinado composto colocado a observação. "O fator isolado mais importante que influencia o aprendizado é aquilo que o aprendiz já conhece" (AUSUBEL ; David Paul ,1918-2008).Estudantes de diferentes escolas terão aulas dialogadas, as quais desperte a curiosidade e interesse, podendo participar de atividades dedutivas, finalizadas por meio da apresentação das caracterizações. A análise que se espera obter é a observação da interação com o assunto tratado através das metodologias que pode permitir a participação direta dos alunos, tornando este trabalho de aulas dialogadas, da leitura dos artigos, das aulas com deduções e apresentação das caracterizações para o entendimento dos conteúdos abordados por meio da contextualização da química orgânica, significativa. Objetivando o despertar do interesse dos alunos na investigação aplicada a química, e de uma forma diferenciada poder aprender a ter condições de questionar, observar, e tentar formular uma ideia em prol de resolver questões. Pois, é crescente o interesse pela área de análise e caracterização de materiais devido à necessidade de seleção adequada do material baseado no desempenho do sistema em estudo (MANSUR; Herman S,2012). E esse é um dos objetivos encontrados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) tornar os estudantes capazes, de uma forma que se possa identificar e interagir de um modo crítico (BRASIL, 2000).

Material e métodos

A atividade foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João da Cunha Vinagre, em Conde – PB, e no Instituto Federal da Paraíba, em João Pessoa - PB sendo aplicada em duas turmas (turmas A e B) do 3º ano do Ensino Médio. O método aplicado consistiu principalmente na comparação de metodologias, onde nas turmas A e B, foram aplicadas atividades utilizando os métodos de caracterização saindo dos métodos mais tradicionais com auxílio apenas de recursos como o quadro. Foi abordado o conteúdo de funções orgânicas, destacando as principais funções orgânicas encontradas na fibra do material apresentado, Sisal.

Resultado e discussão

No trabalho realizado, foram propostas aulas utilizando as técnicas de caracterizações como recurso didático. Foram ministradas duas aulas nas turmas A e B onde na primeira foi exposto o conteúdo sobre funções orgânicas utilizando os métodos tradicionais e na segunda foram apresentadas as técnicas sendo possível desenvolver atividades relacionadas com o conteúdo abordado. Ao final das atividades, foram aplicados questionários avaliativos sobre as funções orgânicas e técnicas de caracterizações apresentadas. Os resultados obtidos nos questionários mostraram que nas turmas A e B onde foi aplicado o método utilizando as técnicas de caracterizações, o desempenho dos alunos no questionário pós apresentação sobre o conteúdo aplicado foi melhor. O índice de acertos nas questões foi cerca de 80%, enquanto que no questionário pré apresentação, onde foi aplicado o método com caráter mais tradicional o índice de acertos foi menor. Indicando que a metodologia utilizando as caracterizações foi mais eficiente para aprendizagem dos alunos. Destacando que a maior interatividade provocada pelo recurso apresentado é uma excelente alternativa didática para o ensino de funções orgânicas.

Conclusões

O recurso apresentado abordando as funções orgânicas mostrou uma excelente aceitação dos alunos onde, nos questionários , destacaram principalmente o aprendizado significativo,e se teve maior diálogo e interação entre professor- aluno. Portanto, utilizando as técnicas de caracterização como recurso didático pode ser uma excelente alternativa didática para o ensino de funções orgânicas no Ensino Médio. Proporcionando a aprendizagem através da interatividade entre os alunos e a formação de pensamento critico sobre o conhecimento científico.

Agradecimentos

Referências

Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, novembro de 2007 , http://ltc-ead.nutes.ufrj.br/constructore/objetos/auler.pdf. Acesso em: 29 de maio de 2017.


FERNANDES , Elisangela . David Ausubel e a aprendizagem significativa: Para o especialista em Psicologia Educacional, o conhecimento prévio do aluno é a chave para a aprendizagem significativa. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/262/david-ausubel-e-a-aprendizagem-significativa>. Acesso em: 29 maio 2017.

MANSUR, Herman Sander. Técnicas de Caracterização de Materiais. Disponível em: <http://www.biomaterial.com.br/capitulo7part01.pdf>. Acesso em: 09 maio 2017.

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