SÍNTESE DO COMPOSTO 2-(3-METOXIBENZILIDENO) HIDRAZINACARBOTIOAMIDA (Ju-742)

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Orgânica

Autores

Farias, N. (UFPE) ; Albuquerque, J.F.C. (UFPE)

Resumo

A química orgânica associada à química medicinal tem desenvolvido diversas pesquisas para o mundo sobre a tiossemicarbazida e seus análogos estruturais. Estes compostos possuem potenciais propriedades terapêuticas, de alto interesse na produção de medicamentos em diferentes áreas farmacológicas. Os derivados da tiossemicarbazida são denominados tiossemicarbazonas, que são sintetizados e testados biologicamente. Estes podem apresentar atividade antitumoral, antiviral, antibacteriana, dentre outras. Este trabalho objetivou a síntese do derivado 2-(3- metoxibenzilideno) hidrazinacarbotioamida (Ju - 742), realizada pela reação entre a tiossemicarbazida e o 3-metoxibenzaldeído. Seus dados físicos gerais como o ponto de fusão, o fator de retenção (Rf) e o rendimento reacional foram determinados.

Palavras chaves

síntese orgânica; tiosemicarbazida; tiosemicarbazona

Introdução

A procura por novas alternativas de farmacêuticos com melhores resultados e menos efeitos colaterais é um fator que impulsiona avanços científicos na área da química orgânica. Isto promove pesquisas no ramo de síntese orgânica de compostos com estruturas biologicamente ativas que possam ser utilizados para fins medicinais. Nesse cenário está o grupo das tiossemicarbazonas. A síntese desses compostos é descrita pela condensação equimolar de um derivado carbonilado tipo aldeído ou cetona, com tiossemicarbazidas em meio alcoólico sob refluxo e quantidades catalíticas de ácido (HANG; BERTOZZI, 2001, apud. TENÓRIO et al, 2005). No caso desse trabalho a tiosemicarbazona foi obtida utilizando um aldeído como reagente. Essa reação de síntese das tiossemicarbazonas partindo da tiossemicarbazida como reagente inicial é relatada por possuir rendimento elevado, versatilididade, quimiosseletividade e rapidez (TENÓRIO et al, 2005). Há, no entanto, inúmeras outras maneiras de obtenção dessa série de análogos estruturais, que podem ser obtidas, por exemplo, de maneira indireta, pela preparação prévia das tiossemicarbazidas, utilizando hidrazina (NH2-NH2) e diferentes reagentes, seguida de condensação com o derivado carbonilado específico (ALBUQUERQUE et al, 2014). Além disso, as tiossemicarbazonas também são utilizadas como intermediárias na síntese de compostos heterocíclicos, nos quais há presença de heteroátomos no anel, como as 4-tiazolidinonas e o tiazol, permitindo assim a obtenção de importantes núcleos bioativos (TENÓRIO et al, 2005), que são amplamente estudados em laboratórios de pesquisa. Baseado nesses conhecimentos, foi sintetizado um derivado da tiosemicarbazida obtido pela sua reação com o 3-metoxibenzaldeído a fim de ter sua atividade microbiológica futuramente testada.

Material e métodos

O composto 2-(3-metoxibenzilideno)hidrazinacarbotioamida (Ju-762) foi sintetizado sob agitação magnética e aquecimento pela reação da tiossemicarbazida com o reagente 3-metoxibenzaldeído. Em um balão volumétrico de fundo redondo de 50 mL, foram adicionados 0,4 mL, equivalente a 0,4468 g (1,99 x 10-3 mol ou ainda 1,99 milimol), de 3-metoxibenzaldeído diluído em 02 mL de isopropanol. Em seguida, foram adicionadas 05 gotas de uma solução constituída de 01 gota de HCl diluído em 01 mL de isopropanol. Os reagentes foram mantidos em temperatura ambiente e agitação magnética durante 15 minutos. Após esse tempo, foram adicionados lentamente 0,1519 g (1,66 x 10-3 mol) ou ainda 1,66 milimol da tiossemicarbazida parcialmente solubilizada em 0,2 mL de isopropanol. O conteúdo reacional foi levado à chapa aquecedora, em banho de óleo, à temperatura de 70 ºC, ficando sob agitação magnética, aquecimento e refluxo do solvente. A reação foi controlada e acompanhada pela realização de sucessivas cromatografias de camada delgada até seu término, indicado pela falta de um dos reagentes observada na placa cromatográfica. As placas cromatográficas foram visualizadas em espectrofotômetro de luz UV 254 nm. O conteúdo reacional foi vertido para um béquer e deixado sobre a bancada para cristalização. O balão foi lavado repetidas vezes, garantindo que não haja perda quantitativa de produto na vidraria, uma vez que o cálculo do rendimento da reação requer precisão máxima. Posteriormente, o produto foi filtrado em funil de Buchner sinterizado e levado para a estufa a 37 ºC, para secagem dos cristais. Por fim, o produto sólido obtido foi analisado e os dados físicos, como ponto de fusão, foram determinados. Além disso, foram feitos testes de solubilidade dos cristais em diversos solventes orgânicos.

Resultado e discussão

A reação de síntese do composto 2-(3- metoxibenzilideno)hidrazinacarbotioamida, Ju-742 (Figura 1) seguiu a metodologia científica apresentada na literatura e usada há bastante tempo para reações orgânicas de análogos estruturais da tiossemicarbazida. .A reação teve duração de 45 minutos, sendo realizada na temperatura de 70 ºC. O aquecimento foi utilizado para melhoramento da reação, por observação das sínteses de tiossemicarbazonas em vários laboratórios. Após cristalização, houve a formação de cristais brancos com aspecto de pó fino. Entretanto, após serem submetidos a um processo de recristalização, foram apresentados cristais brancos e brilhantes. O produto obtido foi devidamente pesado e foram determinados os dados físicos referentes a esse composto, que apresentou os seguintes resultados: a quantidade obtida bruta foi de 0,1045 g, o equivalente a 4,99 x 10-4 mol (0,499 milimol) e o rendimento da reação foi equivalente a 30,35 % da massa. O ponto de fusão ocorreu na faixa de 168 - 169 ºC, o que é um importante indicativo do grau de pureza dos cristais. O fator de retenção do composto realizado na placa cromatográfica (Rf) foi determinado em dois sistemas seguidos para garantir a presença apenas da mancha referente à tiossemicarbazona sintetizada. Os resultados encontrados na determinação do Rf foram os seguintes: 0,53 no sistema (Hexano / Acetato de Etila 0,4: 0,6) e 0,5 no sistema (Cloreto de Metileno / Metanol 0,95 : 0,05). Quanto aos testes de solubilidade, o produto obtido apresentou solubilidade a frio nos solventes orgânicos: THF, acetato de etila, etanol e acetona e foi parcialmente solubilizado em tolueno, dioxano, ácido acético, metanol, clorofórmio e tween. Entretanto nos testes a quente, os cristais foram solubilizados em dioxano, ácido acético e metanol.

Figura 1

Reação de obtenção do 2-(3- metoxibenzilideno)hidrazinacarbotioamida (Ju-762).

Conclusões

O composto 2-(3-metoxibenzilideno)hidrazinacarbotioamida, Ju-762, foi sintetizado a partir da tiossemicarbazida. Os cristais foram purificados por recristalização. O produto sintetizado teve suas propriedades físicas determinadas como ponto de fusão, 168-169 ºC, rendimento 30,35 %, Rf: 0,53 (Hexano / Acetato de Etila 0,4 : 0,6), apresentou melhor solubilidade em THF, acetato de etila, etanol e acetona. Apesar dessas análises e determinações dos dados do composto, é importante a comprovação e elucidação da estrutura desses cristais por meio de métodos físicos como RMNH¹, Infravermelho e Massas.

Agradecimentos

Ao Conselho nacional de Pesquisas (CNPQ) pelo financiamento do projeto.

Referências

ALBUQUERQUE, J. F. C. Síntese e elucidação estrutural de novo derivado tiossemicarbazônico. In: 54º CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 2014. Rio Grande do Norte.
HANG, Howard C.; BERTOZZI, Carolyn R. Chemoselective approaches to glycoprotein assembly. Accounts of chemical research, v. 34, n. 9, p. 727-736, 2001.
TENÓRIO, R. P. et al. Tiossemicarbazonas: métodos de obtenção, aplicações sintéticas e importância biológica. Quim. Nova. v. 28, n. 6, p. 1030-1037, 2005.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul