Propargilação de aldeídos usando aleniltrifluoroborato de potássio promovida por BF3·Et2O

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Orgânica

Autores

Freitas, J.J.R. (UFRPE/UAST) ; Freitas, Q.P.S.B. (UFPE) ; Freitas, J.C.R. (UFCG/CES) ; Olibeira, R.A. (UFPE) ; Menezes, P.H. (UFPE)

Resumo

Neste trabalho é descrito a propargilação de aldeídos utilizando aleniltrifluoroborato de potássio, promovida por BF3Et2O. O método é simples e rápido, fornecendo os produtos com alto rendimento. Além disso, a reação é régio- e quimiosseletiva, levando exclusivamente a formação dos álcoois homopropargílicos.

Palavras chaves

Propargilação; Organotrifluoroboratos; Promotor

Introdução

Atualmente, um dos grandes desafios da química orgânica concerne no planejamento e desenvolvimento de estratégias sintéticas que sejam eficientes e seletivas e que visem a formação de novas ligações C-C (YUS et al., 2011). Diante deste cenário, uma estratégia sintética que vem se destacando é a reação de propargilação de compostos carbonílicos (DING e HOU, 2011). No entanto, este tipo de reação merece uma atenção especial, pois dependendo das condições reacionais utilizadas, a propargilação pode levar a uma mistura de produtos (WISNIEWSKA e JARVO, 2013). Neste sentido, este trabalho descreve um método seletivo, simples e limpo, baseado na adição de compostos de boro à aldeídos para levar aos álcoois homopropargílicos correspondentes, utilizando BF3•Et2O.

Material e métodos

Os solventes comerciais foram purificados de acordo com os métodos descritos na literatura (PERRIN e AMAREGO, 1996). As purificações por cromatografia em coluna, foram efetuadas utilizando-se sílica-gel (230-400 mesh). As cromatografias em camada delgada (CCD) foram efetuadas utilizando-se placas de sílica-gel contendo indicador fluorescente F254 da Merck. Para visualização, as placas foram colocadas em luz ultravioleta e solução de vanilina. Os espectros de RMN 1H e 13C foram registrados em um espectrômetro Varian Unity Plus de 300 MHz ou em um espectrômetro Varian URMNS de 400 MHz, empregando-se CDCl3 como solvente. A obtenção dos álcoois homopropargílicos se deu da seguinte maneira: em um balão de 25 mL, contendo o aleniltrifluoroborato de potássio (218 mg; 1,50 mmol) e o aldeído apropriado (1,0 mmol) em THF anidro (5,0 mL), sob atmosfera de argônio, foi adicionado BF3•Et2O (0,5 mL, 4 mmol, 4 equiv.). A mistura reacional foi mantida em agitação por 30 minutos. Em seguida, adicionou-se à mistura uma solução saturada de NaHCO3 (5,0 mL) e o precipitado formado foi filtrado. Na etapa seguinte, foi realizada a extração com diclorometano (3x20 mL), onde a fase orgânica foi seca com MgSO4, filtrada e o solvente removido sob pressão reduzida, levando aos produtos, sem necessidade de purificação.

Resultado e discussão

A otimização da metodologia foi iniciada com o estudo de dois parâmetros: o uso de diferentes solventes e das quantidades de BF3·Et2O (1-4 equiv.). Assim, o 4-NO2-benzaldeído e o aleniltrifluoroborato de potássio, foram tratados com uma quantidade específica de BF3·Et2O, em diferentes solventes (tabela 1). Quando foi utilizado CH2Cl2, o produto foi obtido com baixo rendimento, devido à baixa solubilidade do aleniltrifluoroborato de potássio neste solvente. Um melhor resultado foi obtido quando utilizou-se MeCN, mas devido a preocupações ambientais e à toxicidade desse solvente, o mesmo foi descartado. O melhor resultado foi obtido com o uso de THF como solvente (tabela 1, entrada 3). O segundo parâmetro estudado foi a quantidade de BF3·Et2O, onde o melhor resultado foi obtido quando utilizou-se 4 equivalentes do promotor, em THF, após 30 min de reação, sendo o produto obtido com rendimento de 91%. A metodologia foi então estendida para diferentes aldeídos (tabela 2). De acordo com a tabela 2, foi possível observar que, para os aldeídos aromáticos contendo substituintes doadores e retiradores de elétrons no anel, os produtos foram obtidos com rendimentos semelhantes, indicando que a natureza eletrônica dos substituintes não tem influência nesta reação (tabela 2, entradas 1 e 3). Quando foi utilizado o cinamaldeído, um aldeído α,β-insaturado, o produto correspondente à adição 1,2- foi obtido exclusivamente, indicando que a reação é regiosseletiva. A quimiosseletividade do método foi investigada frente a substratos contendo diferentes funcionalidades e os álcoois homopropargílicos foram obtidos com bons rendimentos (tabela 2, entradas 5-6), comprovando a eficácia do método.

Tabela 1.

Efeito do solvente.

Tabela 2.

Síntese de álcoois homopropargílicos promovida por BF3Et2O.

Conclusões

Em suma, foram sintetizados diferentes álcoois homopropargílicos funcionalizados com rendimentos que variaram de bons a excelentes, em curto intervalo de tempo. A metodologia demonstrou ser simples, rápida e quimiosseletiva, uma vez que, a adição do grupo alenil aconteceu apenas na função carbonil de aldeídos. Adicionalmente, novos estudos estão em andamento, visando a ampliação dos resultados para outros aldeídos e a aplicação na síntese de produtos naturais.

Agradecimentos

UFPE, UFRPE, CNPq, FACEPE (APQ-0303-1.06/16)

Referências

Ding, C-H.; Hou, X-L. Catalytic Asymmetric Propargylation Chemical Reviews, 111, 1914-1937, 2011.
Perrin, D. D.; Amarego, W. L. F. Purification of Laboratory Chemicals, Pergamon Press: Oxford, 1996.
Wisniewska, H. M.; Jarvo, E. R. The Journal of Organic Chemistry, 78, 11629-11636, 2013.
Yus, M.; Gonzalez-Gomez, J. C.; Foubelo, F. Catalytic Enantioselective Allylation of Carbonyl Compounds and Imines. Chemical Reviews, 111, 7774-7854, 2011.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul