SINTESE DO COMPOSTO 1-(4-NITROBENZYLIDENE)-2-(4-(3-NITROPHENYL)THIOPHEN-2-YL)HYDRAZINE

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Orgânica

Autores

Almeida Ramos Neto, T. (UFPE) ; Ferreira Cavalcanti de Albuquerque, J. (UFPE)

Resumo

Os tiazóis são compostos portadores de diversas atividades biológicas tais como antiparasitário, anticâncer, anti-inflamatório, analgésico, inibidor da atividade quinase entre outras. Por isso se enquadram na lista de diversos fármacos atualmente comercializados. A química medicinal faz parte da química orgânica responsável pela busca de produtos bioativos através de reações orgânicas de determinadas substâncias. Objetivando encontrar uma nova substância bioativa um novo derivado tiazólico foi sintetizado com a intenção de futuramente testar sua atividade biológica contra diversos causadores de doenças. O novo derivado foi obtido a partir da reação do composto 2-(4-(metiltio)benzilideno)hidrazinocarbiotioamida(Ju-764) e o 1- (3-aminofenil)-2-bromoetanona e determinado sua estrutura química.

Palavras chaves

Derivados tiazólicos; tiazóis; tiossemicarbazidas

Introdução

Os derivados tiazólicos são encontrados em muitas moléculas biologicamente ativas, por apresentarem um amplo espectro de atividades farmacológicas. Exemplos seguros dessas atividades são os dervados Ritonavir (conhecido como medicamento anti-retroviral), Sulfatiazol (antimicrobiano), Abafungina (antifúngico), Tiazofurina (antineoplásico), Bleomicina e Tiazofurina (antineoplásicos). Esses compostos podem ser obtidos a partir da metodologia desenvolvida por Hantzsch, em 1887, que se baseia na condensação de compostos α-halocarbonílicos com tioamidas ou tiouréias substituídas ou não. Por apresentaem átomos de nitrogênio e enxofre, como parte do anel aromático de cinco membros, os tiazóis são ditos compostos heterocíclicos. Estes compostos cumprem a regra de Hückel, pois apresentam no átomo de enxofre do anel tiazólico pares de elétrons livres participando da ressonância do anel. Os tiazois também são encontrados na vitamina B1 (tiamina) que ocorre na frutas (SIDDIQUI et al., 2009). Derivados orgânicos que contêm um esqueleto tiazólico são de crescente interesse devido às suas diversas propriedades biológicas tais como: antifúngica, antibacteriana, antiparasitário, anticâncer, anti-inflamatório, analgésico e inibidor da atividade quinase (QUIROGA, 2002; HUTCHINSON, 2002). Esses compostos podem ser obtidos a partir da metodologia desenvolvida por Hantzsch, em 1887, que se baseia na condensação de compostos α-halocarbonílicos com tioamidas ou tiouréias substituídas ou não. Os tiazóis podem, também, ser obtidos a partir de α- aminonitrilas e aminoácidos (SOUZA et al., 2005). Visando um futuro estudo farmacológico, um novo derivado tiazólico, o composto 3-(2-(2-(4- (metiltio)benzilideno)hidrazinil)tiazol-4-il)anilina (Ju-1023) foi sintetizado e sua estrutura química elucidade.

Material e métodos

O composto 3-(2-(2-(4-(metiltio)benzilideno)hidrazinil)tiazol-4-il) anilina (Ju-1023) foi sintetizado com o seguinte método. Em um balão de fundo redondo foram adicionados 0,1006g (4,44x10-4 mols) de 2- (4- (metiltio) benzilideno) hidrazinocarbiotioamida (Ju-764) e 2 mL de isopropanol e 3 gotas de uma solução de metanol/HCl Ph 5. Após 15 minutos foi adicionado 0,1021g (4,44x10-4 mols) de 1- (3-aminofenil) -2-bromoetanona solubilizado em 2mL de isopropanol. A reação permaneceu sob temperatura ambiente. O desenvolvimento da reação foi acompanhado por cromatografia em camada delgada, com visualização em luz UV 254 nm, até seu término. Com o término da reação, a mistura reacional contida no balão foi transferida para um béquer de 50 mL e o balão foi lavado com etanol várias vezes consecutivas com a finalidade de arrastar todo o conteúdo da reação. Terminado esse processo o béquer foi deixado sob a bancada para cristalizar naturalmente por um período de 24 horas. Os cristais foram filtrados a vácuo em um funil de Buchner sinterizado e o produto sólido lavado com etanol três vezes consecutivas. Após a constatação da ausência total de todo o meio reacional os cristais foram levados à estufa a 37 ºC, por 3 horas, para secagem final. Após constatar a ausência de solvente o produto foi transferido para um frasco de penicilina devidamente pesado, etiquetado e calculado o rendimento. Logo após, pequenas amostras foram coletadas para a medição do ponto de fusão, o cálculo do Rf, e determinação da solubilidade a frio e quente. Pequena quantidade dos cristais foi colocada em recipientes limpos e secos e encaminhados à central analítica para determinação dos espectros de Infravermelho, Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio e de Carbono treze e Massa para determinação da estrutur

Resultado e discussão

O composto 3-(2- (2-(4-(metiltio)benzilideno)hidrazinil)tiazol-4-il)anilina (Ju-1023) foi sintetizado e sua estrutura química elucidade. A reação foi realizada a partir da reação entre a 2-(4- (metiltio)benzilideno)hidrazinocarbiotioamida (Ju-764) e o 2-bromo-3- nitroacetofenona em isopropanol, em capela adequada e HCl foi usado como catalisador. Em um balão de fundo redondo, foram adicionados 0,1006g (4,44x10-4 mols) de (E)-2-(4-(metiltio)benzilideno)hidrazinacarbotioamida (Ju-764) e 0,1021g (4,44x10-4 mols) de 1-(3-aminofenil)-2-bromoetanona solubilizado sob agitação à temperatura ambiente A mistura foi mantida sob agitação e à 25 °C, a reação durou 30 minutos. O produto foi filtrado em funil sinterizado e cristalizado em isopropanol. Os resultados apresentados pelo produto reacional puro foram os seguintes: Ponto de Fusão. 178,8°C- 180,5 ºC, Rf. 0,5 no sistema (Diclorometano e Metanol, 96:4, respectivamente). O rendimento foi de 84,26%. A estrutura química foi determinada por RMN1H e RMN13C, infravermelho e massas. Os espectros de Infravermelho (IV), Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio e de Carbono treze (RMN1H e RMN13C) e Massa contribuíram para a determinação da estrutura química. O espectro de IV (cm–1, KBr 1 %,cm-1) mostrou os principais picos em C=N, C=C e aromáticos. O espectro de RMN1H (300 MHz, DMSO-d6, δ, ppm) apresentou sinais de hidrogênios para, todos os hidrogênios da estrutura química (os dois anéis aromáticos e os demais hidrogênios como também o singlete do grupo S-CH3. Para o RMN13C e DEPT (75,5 MHz, DMSO-d6, δ, ppm), também foram observados todos os sinais dos carbonos No (IV) o composto foi caracterizado pelas absorções da ligação CH=N e dos carbonos aromáticos referentes aos picos mencionados. O espectro de massa apresentou o PM em 370,4487.

Figura 1

SINTESE DO COMPOSTO 3- (2- (2- (4- (metiltio) benzilideno) hidrazinil) tiazol-4-il) anilina

Conclusões

O composto 3-(2-(2-(4-(metiltio)benzilideno)hidrazinil)tiazol-4-il)anilina (Ju-1023), sintetizado foi considerado puro e teve sua estrutura química identificada por meio de métodos espectrométricos de Ressonância Magnética Nuclear, Infravermelho e massas através do exame detalhado do peso molecular e de todas as absorções e deslocamentos químicos de sua estrutura química. O derivado tiazolínico apresentou massa igual de 0,1264g (84,26%), uma variação de fusão menor que 2°C, e uma única mancha na placa de cromatografia, comprovando a pureza. O produto está realizando testes em microbiologia.

Agradecimentos

Ao CNPq pelo financiamento do projeto. Ao Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco pelos espectros realizados.

Referências

HUTCHINSON, I.; JENNINGS, S. A.; VISHNUVAJJALA, B. R.; WESTWELL, A.D.; STEVENS, M. F. G. Antitumor Benzothiazoles. J Med Chem, 45: 744-747, 2002.

QUIROGA, J.; HERNANDEZ, P.; INSUASTY, B.; ABONIA, R.; COBO, J.; SANCHEZ, A.; NOGUERAS, M.; LOW, J. N J Chem Soc Perkin Trans1, 4: 555-559, 2002.

SIDDIQUI, Nadeem; ARSHAD, M. Faiz; AHSAN, Waquar; ALAM, M. Shamsher. Thiazoles: A Valuable Insight into the Recent Advances and Biological Activities, International Journal of Pharmaceutical Sciences and Drug Research, 1, 136-143, 2009.

Souza, M. V. N.; Ferreira, S. B.; Mendonça, J. S.; Costa, M.; Rebello, F. R. Métodos de obtenção e aplicações sintéticas de tiazóis, uma importante classe de compostos heterocíclicos. Quím. Nova, 28, 77-84, 2005.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul