Estudo Avaliativo do Teor de Vitamina C em Polpas Congeladas de Bacuri de uma Marca mais Comercializada no Município de São Bernardo-MA

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Alimentos

Autores

Santos, S.K.C. (UFMA) ; Alves, R.C. (UFMA) ; Sousa, L.R. (UFMA) ; Machado, V.O. (UFMA) ; Azevedo, L.C.M. (UFMA) ; Luz, D.A. (UFMA)

Resumo

O bacuri fruto do bacurizeiro, “Platonia insignis Mart.”, da espécie arbórea da família Gutiferaceae, apresentam frutos carnosos, compostos de vários nutrientes,dentre estes,Vitamina C.Este estudo avaliou o potencial de vitamina C em polpas de bacuri congeladas de uma marca mais comercializada no Município de São Bernardo – MA.As analises ocorreram seguindo-se a metodologia do Instituto Aldolfo Lutz,a fim de verificar se as mesmas apresentavam-se em bom estado de conservação,haja vista,a não existência de uma norma específica para constatar teor de vitamina C nesta polpa. Os resultados obtidos demonstraram variações de 18,00 mg/100g a 31,70 mg/100g entre os lotes estudados, levando-se a supor que os mesmos apresentavam características especificas, provenientes de efeitos sazonais.

Palavras chaves

Bacuri; Polpa Congelada; Vitamina C

Introdução

O bacurizeiro (Platonia insignis Mart.) é uma espécie originária da Amazônia de elevado potencial de uso pelo homem pela grande apreciação de seus frutos tanto para o consumo in natura quanto processado. (CAVALCANTE, 1996; SOUZA et al., 2000).O Brasil é o maior produtor mundial de frutas in natura, porém, por serem perecíveis, grande parte dessas frutas sofre deterioração em poucos dias, tendo sua comercialização dificultada, especialmente a longas distâncias (BRUNINI; DURIGAN; OLIVEIRA, 2002 apud CALDAS et al., 2010, não paginado). A alta perecibilidade dos frutos e sua sazonalidade impulsionam o desenvolvimento de processos tecnológicos, dentre os quais pode-se destacar a produção de polpas, que é uma atividade agroindustrial importante na medida em que agrega valor econômico à fruta, evitando desperdícios e minimizando as perdas que podem ocorrer durante a comercialização do produto in natura, além de permitir estender sua vida útil com manutenção da qualidade (EVANGELISTA; VIEITES, 2006). A polpa de bacuri é uma importante fonte de nutrientes que deve ser consumida pelas crianças na fase de crescimento, para fortificar os ossos e dentes. Ao consumir 100 gramas de polpa de bacuri você estará ganhando 105 calorias, mais que o cupuaçu e menos que o uxi e o açaí, assim como 7,4 gramas de fibras, 33 miligramas de vitamina C, 20 miligramas de cálcio, 1.9 grama de proteína, 36 miligramas de fósforo e 2,2 miligramas de ferro. (SHANLEY; MEDINA; FERREIRA, 2010).Este trabalho avaliou o potencial de vitamina C em polpas de bacuri congeladas de uma marca mais comercializada no município de São Bernardo-MA.

Material e métodos

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Foi realizado um estudo de campo em três supermercados do município de São Bernardo – MA, para verificar a marca mais comercializada de polpa congelada de bacuri. COLETA DAS AMOSTRAS As amostras das polpas congeladas de bacuri foram adquiridas em três supermercados de São Bernardo – MA, sendo estas armazenadas em caixas de isopor com gelo, para que não sofresse nenhuma alteração quanto a sua composição de nutrientes, levados posteriormente para o Laboratório de Química do Curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão – Campus São Bernardo, para serem analisadas. METODOLOGIA PARA QUANTIFICAÇÃO DA VITAMINA C As amostras foram analisadas seguindo os métodos do Instituto Aldofo Lutz (2008), para a determinação do teor de Vitamina C. Pesou-se 10 g da amostra em um bécker, acrescentou-se 50 mL de água destilada, homogeneizou-se, e transferiu-se para um erlenmeyer. Adicionou-se 10 mL da solução de ácido sulfúrico a 20% e homogeneizou-se. Adicionou-se 1 mL da solução de iodeto de potássio a 10% e 1 mL da solução de amido a 1%. A seguir, titulou-se com solução de iodato de potássio 0,02 mol/L até obter-se uma azulada (azul ao azul marinho). Anotou-se os volumes gastos em cada titulação. Realizou-se as analises em triplicata para cada amostra. A equação (1) expressa o teor de vitamina C em percentagem (%): Equação 1 - Teor de vitamina C em percentagem (%). (100 x V x F)/P = % Vitamina C mg por cento m/m (Equação 1) Onde: V = volume de iodeto de potássio gasto na titulação F = 8,806 ou 0,8806 respectivamente para KIO3 a 0,02 mol/L ou 0,002 mol/L P = massa em gramas da amostra

Resultado e discussão

Nesse trabalho foram avaliados 07 amostras de polpas de bacuri de lotes diferenciados submetidas ao congelamento, de uma marca mais comercializada no município de São Bernardo – MA.Sendo que cada amostra (lote) foi analisada semanalmente.A Tabela 1 mostra o teor de vitamina C em mg/100g, encontrados neste estudo para esta marca e a Tabela 2 um comparativo com outros frutos. Na Tabela 1, percebeu-se que houve uma variação significativa do teor de vitamina C (18,00 a 31,70mg/100g), levando-se a supor que cada lote apresentava uma característica específica ou até mesmo já tenha sofrido algum tipo de degradação (exposição a altas temperaturas, exposição a luz, etc) com o passar do tempo de congelamento nos freezes dos comércios locais.Entretanto, ao se comparar estes resultados frente aos estudos já feitos com polpas de bacuri congeladas, percebeu-se que alguns autores, encontraram valores menores de vitamina C em suas análises, Teixeira (2000 apud CARVALHO; NAZARÉ; NASCIMENTO, 2003), encontrou valores de 12,00mg/100g, já Santos (1986 apud BEZERRA et al., 2005) obteve cerca de 10,00mg/100g. E outros pesquisadores, obtiveram valores muito superiores, como foi o caso de Santos et.al.(2004)que realizou um estudo em três marcas de polpas congeladas de bacuri, tendo como resultados para a marca (A) 63,00mg/100g, para a marca (B) 98,25mg/100g e para a marca (C) 70,50mg/100g. De acordo com estes pesquisadores, não existe uma norma-padrão para polpas congeladas de bacuri, e apontam como uma das razões deste parâmetro físico-químico apresentar uma discrepância ser atribuído a diversas causas, tais como: tempo de maturação de cada fruto, processo de produção inadequado,utilização de mão de obra não qualificada na produção, baixa qualidade da matéria-prima adquirida.

Tabela 1 - Teor de vitamina C em mg/100g



Tabela 2: Comparação de vitamina C, com outros frutos tropicais



Conclusões

A partir das análises feitas percebeu-se que houve uma variação significativa do teor de vitamina C 18,00 a 31,70 mg/100g, levando-se a supor que cada lote de polpa congelada de bacuri apresentava uma característica específica ou até mesmo já tenha sofrido algum tipo de degradação(exposição a altas temperaturas,exposição a luz,etc)com o passar do tempo de congelamento,além de não deixar a desejar se comparadas com outras frutas tropicais,sendo portanto, ainda uma fonte rica neste nutriente; Contudo constatou-se que segundo a literatura,não existe uma norma específica para a teor de vitamina C.

Agradecimentos

A Deus. A UFMA.

Referências

BRASIL. Ministério as Agricultura e do Abastecimento. Regulamento Técnico Geral para Fixação dos Padrões de Identidade e Qualidade para Polpa de Fruta. Instrução normativa nº 01, 7 de janeiro de 2000.
CAVALCANTE,P.B. Frutas comestíveis da Amazônia. 6.ed.Belém:CNPq/Museu Paraense Emílio Goeldi,1996.
INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz. Vol.1: São Paulo: O Instituto, 1985.
SOUZA, I. G. B. Caracterização morfológica e molecular do bacurizeiro (Platonia insignis Mart.). 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Genética) - Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento, Universidade Federal do Piauí, 2011.
TABELA BRASILEIRA DE COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS – TACO. 4ªed. Núcleo de estudos e Pesquisa em Alimentação. UNICAMP, Campinas, 2011.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul