“ESTUDO DA AÇÃO CORROSIVA DOS MÉTODOS E SOLUÇÕES DESINFECTANTES APLICADAS EM BROCAS ODONTOLÓGICAS"

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Materiais

Autores

Lima, J.P. (UFF) ; Bertagnolli, D.C. (UFF)

Resumo

As brocas utilizadas nessa pesquisa são feitas a partir de aço carbono com abrasivo aglutinado e foram submetidas a ensaios de imersão nas principais soluções e métodos desinfectantes utilizadas pelos profissionais de Odontologia de acordo com a ANVISA: Clorexidina 2%, Álcool 70%, Hipoclorito de Sódio 2%, Quaternário de Amônio e esterilização por autoclave. Esses ensaios tiveram como propósito identificar e mensurar qualitativamente a ação corrosiva quando aplicados ao material, podendo assim identificar aqueles que diminuem com maior rapidez a vida útil dos instrumentos a partir da deterioração dos mesmos pelo surgimento de corrosão em superfície metálica.Foram quantificadas as perdas de massa para cada grupo e feita a análise da superfície metálica antes e após os ensaios aplicados.

Palavras chaves

Corrosão; Brocas Odontológicas; Métodos Desinfectantes

Introdução

Para o setor odontológico, segmento de aplicação do material utilizado como objeto de estudo deste trabalho, espera-se que os materiais metálicos utilizados como próteses, sejam resistentes a ação corrosiva dos alimentos ingeridos bem como a exposição à própria saliva, além de apresentar durabilidade sem que os mesmos percam as suas características funcionais e estéticas. Os instrumentos de manipulação, utilizados no dia-a-dia do profissional de odontologia, devem apresentar alta resistência aos meios empregados nos processos odontológicos, seja de natureza mecânica ou química. Em outras palavras podemos dizer que os instrumentos devem ser quimicamente estáveis e apresentar resistência à corrosão (Secretaria Municipal de Saúde, 2014; (PIRES; BIERHALZ; MORAES, 2015). Objetivo Geral:Verificar a influência dos métodos e soluções desinfectantes, aplicados em brocas metálicas de aço carbono utilizadas em procedimentos odontológicos, observando as características da superfície metálica. Objetivos Específicos:Quantificar a perda de massa das amostras para cada método e solução desinfectante; Caracterizar a superfície metálica antes e após a aplicação dos métodos desinfectantes; Justificativa: tem como ponto de partida o estudo da durabilidade de brocas odontológicas, no que diz respeito a sua resistência a corrosão, através dos ensaios de corrosão por imersão em substâncias utilizadas nos procedimentos odontológicos e que possuem poder corrosivo. Espera-se com este estudo avaliar os métodos e soluções que apresentam menor ação corrosiva sobre as brocas metálicas, permitindo ao profissional o aumento da vida útil para este material e consequentemente uma redução nos custos.

Material e métodos

Materiais: Solução de Clorexidina, Álcool 70%, Quaternário de Amônio, Hipoclorito de Sódio e Esterilização em Autoclave; frascos plásticos transparente de 15 ml com graduação;Balança de precisão (4 casas decimais); Microscópio Estéreo; Microscópio Eletrônico de Varredura;Pinças de manipulação;parafilm;vidro-relógio;sílica gel;Cuba Ultrassônica; detergente enzimático;grau cirúrgico; seladora térmica;água destilada; Método: Mantidas em compartimento disposto de sílica gel para controle de umidade até o início de utilização, as brocas foram pesadas individualmente e tiveram suas respectivas soluções preparadas.As mesmas foram dispostas nos frascos de forma individual e imersas nas soluções. Suas massas e características superficiais foram avaliadas a passarem 7,14,21 e 28 dias a partir da data inicial com o auxílio de microscópio estéreo observando o surgimento de pontos de corrosão e demais anormalidades na superfície do material e alterações na solução. Para o grupo Autoclave, as mesmas foram previamente higienizadas com o auxílio de cuba ultrassônica em solução de detergente enzimático diluído conforme recomendações do fabricante e dispostas para utilização em campo e recolhidas após inutilização por perda de capacidade de operação ou por corrosão generalizada.Durante a utilização, as brocas foram submetidas a processos aleatório de esterilização em autoclave, utilizando grau cirúrgico para realização e conservação do procedimento, bem como seladora térmica para confecção dos invólucros e água destilada para geração do vapor saturado de acordo com recomendações do fabricante do equipamento de autoclave. Melhor detalhamento das alterações superficiais observadas com o auxílio de microscópio eletrônico de varredura.

Resultado e discussão

Obtidas as informações em literatura para o comportamento das brocas no que diz respeito ao aspecto corrosivo para cada uma das soluções utilizadas nessa pesquisa, era esperado que apenas as amostras submetidas ao ensaio de imersão em solução de hipoclorito de sódio apresentassem deterioração da superfície metálica devido à exposição contínua em solução com caráter corrosivo. Para as demais não eram esperadas, portanto, surgimento de quaisquer anormalidades no corpo das amostras no que diz respeito a corrosão, porém durante a realização dos ensaios e analisadas as amostras com auxílio da microscopia verificou-se a existência de pontos de corrosão em toda a superfície do material (para o grupo hipoclorito de sódio) e nas regiões de contorno entre haste metálica e ponta com material aglutinado, evidenciando dessa forma, uma fragilidade do material em questão no que diz respeito a composição para resistência à corrosão. Apesar do surgimento desses pontos de corrosão nas regiões intermediárias, a mesma não foi significativa o bastante para que houvesse desprendimento de material para a solução e nem mesmo para alteração da coloração das soluções em que as brocas foram submetidas dentro do intervalo de análise pré-determinado. Para o grupo Hipoclorito, houve a formação de uma “borra” de coloração preta no entorno do material aglutinado, com aspecto frágil e quebradiço quando analisado em microscópio, dispersão dessa “borra” em solução e formação de bolhas de oxigênio na solução que, quando agitadas se desprendiam do fundo da solução para a superfície. Esse comportamento não teve grandes progressões com o tempo, ou seja, a “borra” não teve uma maior projeção sobre as amostras do grupo Hipoclorito e nem maior dispersão em solução.

Broca Deteriorada por Hipoclorito

Resultado de ensaio de imersão em solução de hipoclorito de sódio

Dados de Pesagem

Pesagem das amostras submetidas a ensaios de imersão em soluções desinfectantes;

Conclusões

Com base nos resultados e nos dados de literatura encontrados, o hipoclorito de sódio foi a única solução em que as brocas apresentaram o comportamento previsto em literatura. Para os demais grupos de soluções, apesar delas não terem sido apontadas como soluções corrosivas, foram capazes de promover a deterioração da superfície metálica (ainda que de maneira pouco expressiva) quando o material foi exposto de modo contínuo revelando, portanto, que pode existir uma inconformidade no processo do fabricante da broca odontológica ou no processo dos fabricantes das soluções empregadas.

Agradecimentos

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. ANVISA. INSTRUMENTOS DE USO ODONTOLÓGICO: Pontas Diamantadas. Brasília: ANVISA, 2007. 3 p.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS: Segurança do Paciente. 1 ed. Brasília: ANVISA, 2008. 100p.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS: Prevenção e controle de riscos. 1 ed. Brasília: ANVISA, 2006. 156 p.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. SEGURANÇA DO PACIENTE EM SERVIÇOS DE SAÚDE: Limpeza e Desinfecção de Superfícies. 1 ed. Brasília: ANVISA, 2012. 120 p.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. INFORME TÉCNICO 04/07: Glutaraldeído em estabelecimentos de assistência à saúde. 1 ed. Brasília: ANVISA, 2007. 14 p.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. INFORME TÉCNICO 01/09: Princípios básicos para a limpeza de instrumental cirúrgico em serviços de saúde. 1 ed. Brasília: ANVISA, 2009. 12 p.

ANDERS, Patrícia Staciarini. Avaliação do processo de descontaminação de brocas odontológicas e seu impacto no controle de infecção. 2006. 85 p. Dissertação (Mestrado) - Curso de Medicina Tropical, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2006.

BÔAS, Marcelo Vilas; QUIRINO, Maria Rozeli de Souza. Controle de Infecção Cruzada: Laboratório de Prótese versus Consultório Odontológico. Biociência, Taubaté, v. 8, n. 1, p.103-108, jan. 2002.

BUREAU OF INDIAN STANDARDS. IS/ISO 2157: 1992: Dental Rotary Instruments – Nominal Diameters and Designation Code Number. New Delhi: Bis, 2011. 9 p.

CALLISTER, William D.. Ciência e Engenharia de Materiais: Uma introdução. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. 590 p.

CAMPOS, Cláudio Valadares Farias. Susceptibilidade à corrosão sob tensão dos aços AISI 321 E 347 em meio de H2SO4 + CuSO4. 2003. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Mecânica, Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais, Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2003.

CARNEIRO, Marcelo Bertolete; MEDEIROS, Rosa Lia Rosales; MACHADO, Álisson Rocha. Determinação da Vida de Brocas Odontológicas Utilizadas em Implantes Dentais: Pré-Testes. In: SIMPÓSIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA, 17., 2007, Uberlândia. Determinação da Vida de Brocas Odontológicas Utilizadas em Implantes Dentais: Pré-Testes. Uberlândia: Femec, 2007. p. 1 - 10.

CASTELANOS, Brigitta P.; JOUCLAS, Vanda M. Galvão. ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DAS SOLUÇÕES DESINFETANTES EM CENTRO CIRÚRGICO - COMPARAÇÃO DA SUA UTILIZAÇÃO EM ALGUNS HOSPITAIS DO DISTRITO DE SÃO PAULO. Revista Brasileira de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 4, p.416-454, dez. 1974.

CERETTA, Renan Antônio. Avaliação da Eficiência do Ácido Peracético na esterilização de equipamentos odontológicos. 2008. 79 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências da Saúde, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2008.

CHIAVERINI, Vicente. Aços e Ferros Fundidos. 6. ed. São Paulo: ABM, 1988. 550 p.

CHIAVERINI, Vicente. Tecnologia Mecânica: Processos de Fabricação e Tratamento. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1986. 315 p.

CIUCCIO, Ricardo Luiz et al. Determinação das resistências à esterilização em autoclave, à corrosão e à exposição térmica da chave de instalação do implante Tryon – estudo de caso. Innovations Implant Journal: Biomaterials And Esthetics, São Paulo, v. 6, n. 3, p.20-24, dez. 2011

DIFCO & BBL. Manual of Microbiological Culture Media.2 ed. Maryland: Dickinson And Company, 2009. 700 p.

DOURADO, Rosana. Esterilização de Instrumentais e Desinfecção de Artigos Odontológicos com Ácido Peracético. Journal Of Biodentistry In Biomaterials. São Paulo, p. 31-45. fev 2011

FAIS, Laiza Maria Grazi. Avaliação da Eficiência de Corte de Fresas Carbide em função dos métodos de esterilização físicos e químicos.Análise Gravimétrica. 2007. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Odontologia, Pós-graduação em Reabilitação Oral, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Araraquara, 2007.

GENTIL, Vicente. Corrosão. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1996. 345 p.

KG SORENSEN. Linha Odontológica. Cotia, 2016. (Catálogo Comercial)

KG SORENSEN. Indicações de Uso. Cotia, 2016. (Catálogo Comercial)

KITIS M. Disinfection of wastewater with peracetic acid: a review. Environment
International, 30(1): p.47-55, march, 2004.

LIMA, Lonetá Lauro. Análise de Falhas em Instrumentais Cirúrgicos Metálicos. 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

MARCELO, Caroline Canhizares. Análise Morfológica e de resistência à flexão da interface ponta ativa/haste metálica em fresas carbide após o uso e esterilização. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Odontologia, Pós-graduação em Reabilitação Oral, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Araraquara, 2007.

MEDEIROS, G. H. F.; BARLETTA, F. B.; KANIS, L. A. Avaliação química do parâmetro físico-químico de soluções de diglucanato de clorexidina disponíveis no mercado. RFO UPF, Passo Fundo, v.11, n.2, p.56-9, 2006.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO: Série A Normas e Manuais Técnicos n108. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. 50 p.

MONDELLI, José. Dentística: Procedimentos Pré Clínicos. São Paulo: Santos Livraria Editora, 2002. 265 p.

NUNES, Laerce de Paula. Fundamentos de Resistência à Corrosão. Rio de Janeiro: Interciência:IBP:ABRACO, 2007. 330 p.


PADILHA, Angelo Fernando. Materiais de Engenharia: Microestrutura e Propriedades. Curitiba: Hemus, 2000. 349 p.

PADILHA, Angelo Fernando; AMBRÓSIO FILHO, Francisco. Técnicas de Análise Microestrutural. Curitiba: Hemus, 2004. 190 p.

PANNONI, Fábio Domingos. Princípios de Proteção da Estruturas Metálicas em Situação de Corrosão e Incêndio. 6. ed. São Paulo. 2015. 100 p.

PERCI, Ricardo Delfini. Esterilização e Desinfecção de Materiais. Akrópolis, Umuarama, v. 4, n. 15, p.19-24, jun. 1996.

PEREIRA, Renata Silva. Descontaminação de canetas odontológicas de alta rotação em unidades básicas de saúde no município de Goiânia. 2006. 100 p. Dissertação (Mestrado) - Curso de Medicina Tropical, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2006.
PIRES, Ana Luiza R.; BIERHALZ, Andréa C. K.; MORAES, Ângela M.. BIOMATERIALS: TYPES, APPLICATIONS, AND MARKET. Química Nova, Campinas, p.957-971, 2015.

PONTE, Haroldo de Araújo. Eletroquímica aplicada e corrosão. Curitiba, 2003. (Apostila).

PRADO, Maria Emiliana Magalhães; SANTOS, Silvana Soléo Ferreira dos. Avaliação das condições de esterilização de materiais odontológicos em consultórios na cidade de Taubaté. Biociência, Taubaté, v. 8, n. 1, p.61-70, jan. 2002.

QUEIROZ, Marcelo B.; VILAR, E. O.; OLIVEIRA, P. F.. Estudo da corrosão nos componentes metálicos dos isoladores de vidro das linhas de transmissão de alta tensão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 20., 2014, Florianópolis. Anais... . Mossoró: ..., 2014. p. 1 - 8.

RUTALA, William A.; WEBER, David J.; HIPAC, - Healthcare Infection Control Practices Advisory Committee. Guideline for Disinfection and Sterilization in Healthcare Facilities. North Carolina: CDC, 2008. 161 p.

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE. GUIA DE REFERÊNCIA PARA LIMPEZA, DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DE ARTIGOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE. 1 ed. Vitória: Secretaria Municipal de Saúde, 2009. 33p.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. MANUAL DE ESTERILIZAÇÃO: MANUAL DE NORMAS E ROTINAS PARA O PROCESSAMENTO DE MATERIAIS DE ENFERMAGEM/MÉDICO/ODONTOLÓGICO. 2 ed. Campinas: Secretaria Municipal de Saúde, 2014. 76 p.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. MANUAL DE PROCESSAMENTO DE ARTIGOS EM SERVIÇO DE SAÚDE. 1 ed. Contagem: Secretaria Municipal de Saúde, 2010. 117p.

SESI. PROTOCOLOS DE BIOSSEGURANÇA PARA PROFISSIONAIS EM ODONTOLOGIA. 1 ed. Rio Branco: Sesi, 2009. 45 p.

SILVA, Natália Batista da. Avaliação do Efeito Corrosivo de Agentes Químicos em Brocas Odontológicas. 2011. 59 f. Monografia (Graduação) - Curso de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.

STRAUMANN, Institut. Conservação e Manutenção dos Instrumentos Cirúrgicos e Protéticos. Basel: Straumann, 2011. 24 p.

VLACK, Lawrence H. Van. Princípios de Ciência dos Materiais. 13. ed. São Paulo: Edgar Blücher, 2000. 429 p.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul