ESTUDO CINÉTICO DA DEGRADAÇÃO TÉRMICA E CATALÍTICA DO RESÍDUO ATMOSFÉRICO DE PETRÓLEO (RAT)

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Materiais

Autores

Castro, K.K.V. (UFERSA) ; Nascimento, E.H.D. (FTB) ; Sousa, F.A. (UFERSA) ; Araujo, A.S. (UFRN)

Resumo

No presente trabalho foi determinada a energia de ativação para a degradação térmica e catalítica do Resíduo Atmosférico de Petróleo (RAT) do Pólo localizado em Guamaré / RN. O material mesoporoso (Al-MCM-41) utilizado como catalisador foi sintetizado pelo método hidrotérmico. A amostra do RAT foi submetida a degradação térmica e catalítica sendo avaliada por termogravimetria, no intervalo de temperatura 25-800°C, com razões de aquecimento de 5, 10 e 20°C/min. Através da análise Termoagravimétrica, a energia de ativação foi determinada utilizando o modelo cinético proposto por Flynn-Wall. Houve uma diminuição da energia de ativação de 288 KJ/mol(RAT) para 55 KJ/mol, na presença do material mesoporoso, evidenciando a eficiência do catalisador no processo de degradação do RAT.

Palavras chaves

Al- MCM- 41; Degradação; Resíduo Atmosférico (RAT)

Introdução

O processo de refino do petróleo é iniciado em uma unidade de destilação a pressão atmosférica. Os hidrocarbonetos são separados pela diferença dos pontos de ebulição, restando o Resíduo Atmosférico (RAT), que é utilizado como carga para o craqueamento catalítico (GONÇALVES et al., 2005). Vários catalisadores já foram utilizados no processo de craqueamento do petróleo, porém sem obter o resultado desejado, necessitou-se o desenvolvimento de estudos na busca por materiais que melhor se adaptem a esse processo. A descoberta de peneiras moleculares mesoporosas da família do M41S em 1992, com o seu principal representante o MCM-41, que apresenta um arranjo hexagonal de mesoporos unidimensionais com diâmetro variando entre 2 e 10 nm, boa estabilidade térmica, altos valores de área especifica e volume de poros, além da acessibilidade de moléculas grandes aos sítios ativos no interior dos poros. Estas características vêm tornando o MCM-41 um material promissor em catálise e adsorção (CASTRO et al., 2011). A adição de cátions trivalentes durante a síntese do MCM-41 formando o aluminosilicato mesoporoso designado por Al- MCM-41 tem gerado sítios ácidos capazes de promover reações importantes da indústria petroquímica como, por exemplo, o craqueamento de hidrocarbonetos. A análise térmica tem sido bastante utilizada para estudar o comportamento do RAT durante os processos de degradação térmica e catalítica, bem como monitorar a cinética dos processos determinando a energia de ativação a partir do modelo cinético proposto por Flynn-Wall (FERNANDES & ARAÚJO 1995). Dessa forma, objetivou-se com esse estudo, verificar a atividade catalítica do material mesoporoso Al-MCM-41, através da degradação do RAT utilizando a termogravimetria.

Material e métodos

Neste trabalho foi utilizada uma amostra de Resíduo Atmosférico de Petróleo (RAT), coletado no pólo de Guamaré, Estado do RN, com um teor de enxofre de 0,521% e Grau API 26,24. Para a degradação catalítica foi utilizado como catalisador o Al-MCM-41, sintetizado utilizando os reagentes: silicato de sódio, sílica-gel, água destilada e uma fonte de alumínio. Após agitação dos componentes por 2 horas à 60°C, acrescentou o surfactante CTMABr, e agitou- se por mais 1 hora. Estes géis foram colocados em autoclaves e submetidos a tratamento hidrotérmico, durante 5 dias, à 100°C, realizando diariamente o ajuste de pH. Após o 5º dia o material foi lavado para remoção do surfactante e colocado em estufa para secagem. Em seguida para completa remoção dos compostos orgânicos dos poros do catalisador, foi realizada a calcinação em uma temperatura de 450°C sob atmosfera dinâmica de nitrogênio e ar sintético. Após, o material sintetizado foi caracterizado por Difração de raios-X (DRX). As análises termogravimétricas (TG/DTG) para a degradação térmica do RAT foram realizadas em um equipamento Mettler Toledo, modelo 851, com razões de aquecimento de 5, 10 e 20°C/min, utilizando atmosfera de hélio, com vazão de 25 ml/min. Para o degradação catalítica foi utilizada uma amostra de aproximadamente 70% do RAT juntamente com 30% do catalisador (Al-MCM-41). Com a obtenção das curvas termogravimétricas foi realizado o estudo cinético que teve como referência o modelo de Flynn-Wall com múltiplas razões de aquecimento, determinando-se assim os valores da energia de ativação para os processos.

Resultado e discussão

As propriedades estruturais do Al-MCM-41 foram caracterizadas por medidas de Difratograma de raios-X (DRX). Os resultados desta análise, mostram os três picos típicos, sendo um mais intenso, atribuído a linha de reflexão do plano (100) e os outros dois com menos intensidade atribuídos às reflexões dos planos (110) e (200) característicos da estrutura hexagonal mesoporosa como descrito por Beck et al. (1992). As figuras 1 e 2 apresentam a perda de massa versus temperatura do RAT e RAT/Al-MCM-41 em 3 razões de aquecimento diferentes. As curvas de DTG mostram com mais clareza, dois eventos que ocorrem em diferentes temperaturas. A primeira perda é atribuída à destilação de materiais leves e da segunda ao craqueamento de hidrocarbonetos de alto peso molecular. Considerando a segunda região, as temperaturas máximas nas perdas de massa ocorreram no intervalo de 420- 440°C para o RAT e 350-430°C para RAT/Al-MCM- 41. Esta diferença de temperatura entre as duas amostras evidenciaram o efeito catalítico do material mesoporoso na degradação do resíduo. Foi possível calcular a energia de ativação relativa a degradação do resíduo usando a inclinação da curva logarítmica da razão de aquecimento em função do inverso da temperatura através do modelo proposto por Flynn-Wall (FLYNN, 1957). As energias de ativação para a região do craqueamento do RAT foram: RAT= 288 kJ/ mol; RAT/Al-MCM-41= 55 kJ/mol, observando-se uma diminuição no valor da energia para o craqueamento na presença do catalisador, mostrando que este foi eficiente para o processo de degradação catalítica do RAT.

Figura 1. Curvas TG e DTG para a degradação térmica do RAT.



Figura 2. Curvas TG e DTG para a degradação catalítica do RAT.



Conclusões

A amostra foi sintetizado com sucesso, de acordo com os resultados obtidos através do DRX, sendo então a atividade catalítica do Al-MCM-41 evidenciada, quando ocorreu a diminuição da energia de ativação no processo de degradação. A termogravimetria foi a principal técnica utilizada, podendo ser utilizada de forma satisfatória para acompanhar a participação efetiva do Al-MCM-41 como catalisador no processo. A função da linearidade nos gráficos confirma que o modelo cinético pode ser usado para avaliar a degradação catalítica do RAT.

Agradecimentos

Laboratório de Catálise e Petroquímica- UFRN, Petrobrás e UFERSA/Mossoró.

Referências

BECK, J. S.; VARTULI, J. C.; ROTH, W. J.; LEONOWICZ, M. E.; KRESGE, C. T.; SCHMITT, K. D.; CHU, C. T. W.; OLSON, D. H.; SHEPPARD, E. W.; MCCULLEN, S. B.; HIGGINS, Y. B.; SCHELENKER, I. L. A new family of mesoporous molecular-sieves prepared with liquid-crystal templates. American Chemical Society, 114, 10834-10843, 1992.
CASTRO, K. K. V.; PAULINO, A. A. D.; SILVA, E. F. B.; CHELLAPPA, T.; LAGO, M. B. D. L.; FERNANDES, V. J.; ARAUJO, A. S. Effect of the AL-MCM-41 catalyst on the catalytic pyrolysis of atmospheric petroleum residue (ATR). Journal of thermal analysis and calorimetry, 106, 759-762, 2011.
FERNANDES, V. J.; ARAUJO, A. S.; Kinetic-study of H-Y zeolite regeneration by thermogravimetry. Thermochimica Acta, 255, 273-280, 1995.
FLYNN, J. H. A function to aid in the fitting of kinetic data to a rate equation. Journal Physical Chemistry, 61, 110, 1957.
GONÇALVES, M. L. A.; RIBEIRO, D. A.; MOTA, D. A. P.; TEIXEIRA, A. M. R. F.; TEIXEIRA, M. A. G. Thermal behavior of refinery atmospheric residue from some different oils. Journal of thermal analysis and calorimetry, 80, 387- 391, 2005.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul