OBTENÇÃO DE ETANOL A PARTIR DAS MANDIOCAS RESIDUAIS COMO FONTE DE ENERGIA PARA AS AGROINDÚSTRIAS

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Materiais

Autores

Santos, C.P.S. (CENTRO UNIVERSITÁRIO SAO CAMILO - ES) ; Azevedo, O.A. (CENTRO UNIVERSITÁRIO SAO CAMILO - ES)

Resumo

Apresenta-se neste trabalho, a obtenção de etanol pela fermentação alcoólica da mandioca, Manihot esculenta cranz, como proposta de reaproveitamento das mesmas descartadas pelas agroindústrias de farinha. Fez-se, primeiramente, o pré-tratamento da mandioca in natura por lavagem, corte, descascamento e trituramento. Depois de triturada com água destilada, colocou-se o mosto em bombona ao abrigo da luz por três dias e em seguida adicionou-se a levedura Saccharomyces cerevisiae, junto ao seu nutriente. A partir de dois dias, realizou-se a destilação fracionada, em progressão, a fim de obter o produto desejável, o etanol, e suas concentrações no destilado do mosto.

Palavras chaves

Etanol; Mandioca; Biocombustível

Introdução

Com o crescimento das indústrias, aumentou a geração de resíduos provenientes do beneficiamento da matéria-prima considerada inapropriada para a produção. Segundo Dias “a contaminação industrial, como vimos, é fruto da impossibilidade de transformação total dos insumos em produtos, e essas perdas formam resíduos que contaminam o ar, a água ou o solo”. Assim, criou-se a necessidade de reaproveitamento dos mesmos para minimizar os impactos ambientais e o uso integral da matéria-prima. Neste contexto, encontramos a viabilidade de produção de etanol, como fonte de energia, a partir da mandioca, uma proposta interessante para disponibilização das raízes desclassificados para o processo de produção de farinhas, pela quantidade gerada, impactos ocasionados, sendo que o Brasil é o segundo maior produtor desta amilácea.

Material e métodos

Foram utilizados como produto de obtenção de álcool, 8 Kg de mandioca Manihot esculenta crantz, obtidas em um hortifrúti da cidade de Cachoeiro de Itapemirim – ES e os ensaios realizados foram baseados na metodologia de Cabello (2005) e Camili (2012). As mandiocas foram lavadas e descascadas; posteriormente, cortadas em cubos e trituradas em liquidificador doméstico com água deionizada na proporção de 1/4. Em seguida, a mistura obtida foi colocado em repouso no reator por três dias para estudos físico-químicos, ao abrigo de luz. Após este período, o mosto produzido, foi filtrado manualmente em estopas devidamente limpas. Para a fermentação alcoólica empregou-se a levedura Saccharomyces cerevisiae presente no fermento Fermol Destiller MZ, adicionando 129,5 g e 0,457 g de nutriente para a ativação e complementação mineral para a atividade ótima do agente de fermentação, Fermolplus Destiller MZ. Após a estabilização do grau Brix de 9,5, iniciou- se a destilação fracionada a fim de obter o etanol. A cada destilação foram colocados 300 ml do mosto em balão de fundo redondo em banho termostático com glicerina para o aquecimento e controlou-se a temperatura a 78°C.

Resultado e discussão

De toda biomassa utilizada na pesquisa, 8 kg, geraram cerca de 2 kg de resíduo sólido e úmido, que foi posto em estufa a 35°C para a sua secagem. Uma das destinações de reaproveitamento deste resíduo seria a sua utilização como material carburante em processos industriais. Do processo de destilação fracionada, além do produto desejável, obteve-se o resíduo líquido: a vinhaça. Onde a mesma pode ser aplicada como fertilizante no cultivo da mandioca, sendo necessários alguns estudos físico-químicos para a sua caracterização de suas propriedades para melhor destinação. De 3L de mosto, obteve-se 500 ml de destilado com densidade de 0,81928 g/ml, composto por 86,84% de etanol. Assim, obteve-se 434,2 ml de etanol no processo com rendimento fermentativo do mosto em torno de 14,4733%. De acordo com Debona, Bernardo e Peçanha (2015), as bandas que caracterizam os modos vibracionais das ligações que constitui os grupos do álcool etílico (C–H), são da região 2800 a 3000 cm -1 existente nos grupos funcionais CH2 e CH3. Ao referir-se ao grupo C–O, a banda aparece em 1200 cm-1 e ao grupo O – H em 3400 cm-1. A deformação de ângulo das ligações em CH2 e CH3 caracteriza na banda 1600 cm- 1.


Espectro infravermelho do destilado. Fonte: Debona, Bernardo e Peçanha; 2015.


Processo de destilação fracionada empregada na pesquisa.

Conclusões

A transformação da matéria amilácea em etanol, mostrou-se viável à produção de biocombustível, proposta que se colocada em prática, ameniza os impactos ambientais da disponibilização não sustentável de resíduos, segundo à primeira e segunda lei da termodinâmica. Além de uma fonte de energia para a própria indústria, o principal produto deste processo, pode ser matéria-prima para produção de bioplásticos. Para a implantação das microdestilarias e geradores de etanol a partir da mandioca,é necessário tecnologia adequada, de custo convencional, para essa proposta de produção.

Agradecimentos

Referências

CABELLO, Claudio. Produção de álcool da mandioca. CERAT/UNESP. Botucatu – SP, 2005.
CAMILI, Eloneida A.; CABELLO, Claudio. Produção de etanol a partir de polpa de mandioca. Revista Energia na Agricultura, v. 27, nº.2, p.01-19. Botucatu – SP, 2012.
DEBONA, Danielli Grancieri; BERNARDO, Hudson da Costa Siqueira; PEÇANHA, Miliam Polonini Moreli. Obtenção de álcool a partir de resíduos da produção de doce de banana: proposta de benefício econômico e responsabilidade ambiental. Dissertação de Graduação do Centro Universitário São Camilo – ES. Cachoeiro de Itapemirim – ES, 2015.
DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
PACHECO, Fabiana. Energias Renováveis: breves conceitos. Conjuntura e Planejamento, n.149, p.4-11. Salvador – BA, 2006.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul