Planejamento fatorial na obtenção de poli(acrilato de etila-co-divinilbenzeno) magnetizado

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Materiais

Autores

Aguiar, K.L.N.P. (IFRJ) ; Pereira, K.A.B. (IFRJ) ; Pedrosa, M.S. (IFRJ) ; Neves, M.A.F.S. (IFRJ)

Resumo

Polímeros magnetizados são produzidos através da incorporação de partículas magnéticas em uma matriz polimérica. Neste trabalho, efetuou-se a técnica de polimerização em suspensão, usando acrilato de etila e divinilbenzeno como monômeros, em presença de compostos inertes denominados diluentes e iniciada, via radicais livres, a partir da decomposição térmica de um iniciador. Para a produção do polímero desejado, realizou-se um planejamento fatorial para avaliar cinco fatores que afetaram na produção do polímero e na incorporação de ferro na matriz, visando obter um melhor entendimento dos parâmetros que influenciaram nos resultados obtidos. Desta forma, pode-se escolher o melhor polímero sintetizado, que poderá ser modificado por hidrazinólise e ser aplicado como um reagente polimérico.

Palavras chaves

Planejamento fatorial; Resinas magnetizadas; Reagente polimérico

Introdução

As estruturas poliméricas consistem em uma grande contribuição da química para o desenvolvimento industrial do século XX (MANO e MENDES, 1999). Obtém- se resinas magnetizadas pela adição de partículas magnéticas no polímero. Estas têm despertado um enorme interesse no ramo de pesquisa e desenvolvimento, visto que possuem um grande potencial de aplicação em ciência ambientais, para a retirada de impurezas de locais afetados (CASTANHARO et al., 2012). Após sua funcionalização, atuam adsorvendo o contaminante e podem ser separadas do meio com a aplicação de um campo magnético externo. Essas estruturas podem ser produzidas a partir de diversas técnicas de polimerização, sendo a feita em suspensão a mais utilizada. Dentre os métodos para caracterização desses polímeros, destaca- se a espectroscopia no infravermelho, as análises por microscopia e a distribuição por tamanho de partículas (MACHADO et al., 2007). Visto a grande quantidade de fatores que podem influenciar no processo de produção de polímeros e, consequentemente, nas características dos produtos formados, torna-se extremamente importante planejar os experimentos para obter a maior quantidade de dados relevantes, realizando a menor quantidade de reações. Dentre os tipos de otimização de experimentos, destaca-se o método conhecido como planejamento fatorial, onde é possível avaliar mais de duas variáveis simultaneamente e verificar quais são as mais relevantes (CUNICO et al., 2008). Sendo assim, este trabalho tem como objetivo produzir a resina poli(acrilato de etila-co-divinilbenzeno) magnetizada e realizar sua caracterização, avaliando os fatores que influenciam nas características principais deste polímero através de um planejamento fatorial experimental, buscando, assim, a otimização dos resultados.

Material e métodos

Realizou-se um planejamento fatorial experimental para avaliar quais eram os fatores mais importantes na obtenção de uma resina com propriedades morfológicas ideais e com uma elevada força magnética. Desta forma, a matriz polimérica foi produzida pela copolimerização em suspensão do acrilato de etila com divinilbenzeno (DVB), sendo a quantidade de agente de reticulação variando entre 20%, 30% e 40%. Como iniciador de polimerização, utilizou-se o peróxido de benzoíla (BPO) variando sua concentração entre 1% e 10%, álcool polivinílico (PVA) como agente de suspensão a 0,5%, 2,75% e 5% e os diluentes testados foram heptano e tolueno. A incorporação de maghemita foi realizada durante a polimerização, adicionando-a na fase orgânica sob agitação à temperatura de 50ºC por 30 minutos para melhorar a interação da maghemita com os monômeros. Como meio contínuo foram utilizados água ou uma mistura de glicerina-água na proporção de 1:1 ou 1:3. O PVA foi dissolvido completamente na fase aquosa, sendo esta fase adicionada à fase orgânica que foi composta pelos monômeros, maghemita, diluente e o iniciador. A polimerização foi realizada em um banho termostatizado, a 70 °C, com agitação mecânica a 400 rpm, durante 24 horas. A purificação da resina poli(acrilato de etila-co-divinilbenzeno) magnetizada foi realizada por lavagens com água, etanol e metanol e secagem em estufa a 60 °C. O material obtido foi separado por faixas granulométricas por peneiragem. A presença dos grupos funcionais esperados na resina foi verificada por espectroscopia no infravermelho. A caracterização morfológica foi efetuada usando a microscopia eletrônica de varredura, a incorporação da maghemita à resina foi analisada utilizando a técnica de fluorescência de raio-x e foram realizadas análises de força magnética.

Resultado e discussão

A polimerização da resina magnetizada ocorreu de forma satisfatória, visto que em todas as reações o produto esperado foi obtido. Com a utilização do planejamento fatorial experimental foi possível realizar uma análise multivariada, onde cinco fatores puderam ser analisados de forma simultânea em relação ao rendimento, teor de ferro e força magnética da resina poli(acrilato de etila-co-divinilbenzeno) obtido por polimerização em suspensão.Observou-se que a quantidade de iniciador peróxido de benzoíla (BPO) é o fator mais importante para o rendimento da polimerização do poli(acrilato de etila-co-divinilbenzeno), visto que se atinge um rendimento superior a 90% quando o BPO está em maiores concentrações. A quantidade de divinilbenzeno apresentou um efeito negativo em relação ao teor de ferro e à força magnética das resinas obtidas, sendo este o principal fator avaliado neste trabalho em relação a ambas as respostas. Em relação ao tamanho de partícula, foi observado que com maiores quantidades de agente de suspensão obtêm-se polímeros com maior distribuição em faixas granulométricas menores. Verificou-se também o efeito do diluente para a porosidade do material, pois resinas produzidas com heptano apresentaram grande quantidade de poros em sua superfície, já as feitas com tolueno, não apresentaram poros, o que já era esperado.

Tabela 1: Planejamento fatorial experimental e suas respostas

Parâmetros avaliados no planejamento e suas respostas para o rendimento do processo, teor de ferro incorporado e força magnética exercida pela resina.

Figura 1: Resina poli(acrilato de etila-co-divinilbenzeno) magnetizada

Imagem de microscopia eletrônica de varredura da resina poli(acrilato de etila-co-divinilbenzeno) magnetizada na faixa granulométrica de 42-80 mesh.

Conclusões

Foi possível eleger a melhor condição para obtenção de resinas magnetizadas na faixa de 42-80 mesh com o uso do planejamento fatorial, a partir da resina codificada como R3, ou seja, 0,5% de PVA, 20% de DVB, 10% de BPO, 100% de heptano e 50% de glicerina, devido ao alto rendimento, elevado teor de ferro e alta força magnética. Esta poderá ser modificada, através de reações de hidrazinólises, conferido-a propriedades sequestrantes de compostos carbonilados. Assim, terá aplicação para retirar esses tipos de compostos em excesso de um meio reacional, impurezas e subprodutos obtidos em reações

Agradecimentos

Ao IFRJ-Campus Nilópolis pelo apoio ao desenvolvimento do projeto e ao CNPq pelo auxílio financeiro.

Referências

ARSHAM, H. Kuiper’s P-value as a measuring tool and decision procedure for the goodness-of-fit test. Journal of Applied Statistics, vol. 15, n. 2, p. 131-135, 1988.
BRASIL, J. L.; VAGHETTI, J. C. P.; ROYER, B.; SANTOS JÚNIOR, A. A. S.; SIMON, N. M.; PAVAN, F. A.; DIAS, S. L. P.; LIMA, E. C. Planejamento estatístico de experimentos como uma ferramenta para otimização das condições de biossorções de Cu (II) em batelada utilizando-se casca de nozes pecã como biossorvente. Química Nova, vol. 30, n. 3, p. 548-553, 2007.
CANEVAROLO JÚNIOR, S. V. Técnicas de caracterização de polímeros. 1 Ed. São Paulo: Artliber Editora, 2007, 448 p.
CASTANHARO, J. A.; MELLO, I. L.; MARIA, L. C. S.; COSTA, M. A. S.; SILVA, M. R.; OLIVEIRA, M. G. Preparação e caracterização de microsferas poliméricas à base de estireno, divinilbenzeno e acetato de vinila. Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol. 22, n. 3, p. 303-309, 2012.
COSTA, R. C.; SOUZA JÚNIOR, F. G. Preparo de nanocompósitos de maghemita e polianilina assistido por ultrassom. Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol. 24, n. 2, p. 243-249, 2014.
CULLITY, B. D.; GRAHAM, C. D. Introduction to magnetic materials. 2 Ed. Massachusetts: Addison Wesley Publishing Company, 1972, 666 p.
CUNICO, M. W. M.; CUNICO, M. M.; MIGUEL, O. G.; ZAWADZKI, S. F.; PERALTA-ZAMORA, P.; VOLPATO, N. Planejamento fatorial: uma estatística valiosa para a definição de parâmetros experimentais empregados na pesquisa científica. Visão Acadêmica, vol. 9, n. 1, p. 23-32, 2008.
MA, Z.; GUAN, Y.; LIU, X.; LIU, H. Preparation and characterization of micro-sized non-porous magnetic polymer microspheres with immobilized metal affinity ligands by modified suspension polymerization. Journal of Applied Polymer Science, vol. 96, n. 6, p. 2174-2180, 2005.
MACHADO, F.; LIMA, E. L.; PINTO, J. C. Uma revisão sobre os processos de polimerização em suspensão. Polímeros: ciência e tecnologia, vol. 17, n. 2, p. 166-179, 2007.
MANO, E. B.; MENDES, L. C. Introdução a polímeros. 2 Ed. São Paulo: Blucher, 1999, 191 p.
PEREIRA FILHO, E. R. Planejamento fatorial em química: maximizando a obtenção de resultados. 1 Ed. São Carlos: EdUFSCar, 2015, 88 p.
YUAN, H. G.; KALFAS, G.; RAY, W. H. Suspension polymerization. Journal of Macromolecular Science, vol. 31, n. 2, p. 215-299, 1991.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul