SULFONAÇÃO DE CARVÕES E USO COMO CATALISADORES EM REAÇÕES DE HIDRÓLISE DE CELULOSE

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Materiais

Autores

Miranda, M.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS -UFLA) ; Abras, C.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS -UFLA) ; Carvalho, J.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS -UFLA) ; Bianchi, M.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS -UFLA)

Resumo

Neste trabalho foram preparados catalisadores com o objetivo de utilizá-los em reações de hidrólise da celulose para obtenção da glicose. Os precursores dos catalisadores foram a casca de café carbonizada (CCC) e o carvão ativado comercial (CAC). Ambos foram funcionalizados por meio do processo de sulfonação, obtendo-se CCCS e CACS (carvões sulfonados). Após, foram conduzidas reações de hidrólise da celulose microcristalina (CMC) e da celobiose (CB), utilizando os catalisadores preparados. A quantidade de glicose produzida em cada reação foi obtida por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC). Melhores resultados foram obtidos com o uso do catalisador CCCS, tanto para a hidrólise da celobiose (34338mg/L) quanto para a hidrólise da celulose microcristalina (20492mg/L).

Palavras chaves

FUNCIONALIZAÇÃO; CATÁLISE HETEROGÊNEA; GLICOSE

Introdução

Existe hoje uma preocupação emergente em diminuir a dependência dos combustíveis fósseis. Assim, a procura por fontes de matérias-primas alternativas para obtenção de biocombustíveis, insumos químicos e materiais tem-se intensificado (ADITIYA et al, p.632, 2016). A grande atividade agrícola gera milhares de toneladas de resíduos agroindustriais que, se não descartados adequadamente geram inúmeros problemas ambientais. Assim, a biomassa de origem vegetal, que não se destina à alimentação humana ou animal, é uma fonte em potencial de matéria-prima para transformação pela indústria química (NUNES et al, p.136, 2013). A hidrólise da biomassa celulósica produz a glicose que é fermentada para a obtenção do etanol de segunda geração. No entanto, a estrutura da celulose limita a reação de hidrólise (baixos rendimentos) devido a sua cristalinidade, tornando-a insolúvel em soluções alcalinas, ácidas e solventes orgânicos, dificultando o acesso aos sítios ativos (KARIMI; JENKINS; STROEVE, p.406, 2014). Um dos desafios desse processo é fazer a hidrólise da celulose com boa conversão em açúcares e bons rendimentos em glicose. (HU et al, p.226, 2015). Alguns catalisadores ácidos sólidos têm sido utilizados em reações de hidrólise da celulose, mostrando resultados relevantes quando comparados a catalisadores em fase homogênea (ácidos minerais). Esses, apesar de exibirem preços razoáveis e boa atividade catalítica têm a desvantagem de causar corrosão do reator, gerar resíduos e utilizar temperaturas de reação muito elevadas. (CHEN, p.2744, 2017 e HUANG; FU, p.1095, 2013). Neste contexto, essa pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de preparar e avaliar catalisadores, obtidos a partir de materiais carbonáceos sulfonados, em reações de hidrólise de celulose para obtenção de glicose.

Material e métodos

Materiais: as matérias-primas utilizadas foram: celulose microcristalina (CMC), celobiose (CB), carvão ativado comercial (CAC), e casca do café (CC). Preparação dos catalisadores: aproximadamente 15g da casca de café (moída e peneirada, 60 mesh), foram colocadas em um tubo de quartzo e aquecidas em um forno tubular, sob fluxo de nitrogênio de 200 mL min-1 e rampa de 10ºC min-1 de 25 a 300ºC. As amostras foram mantidas nessa temperatura por 3h, obtendo- se a casca de café carbonizada (CCC). Para as reações de sulfonação foram utilizados aproximadamente 5g de CCC ou CAC, 75 mL de ácido sulfúrico concentrado, 120ºC e 5h de reação. Os materiais foram filtrados sob pressão reduzida, lavados e secos em estufa a 60ºC por 12h. Nessa etapa obtiveram-se os catalisadores CCCS e CACS. Avaliação dos catalisadores: os catalisadores foram avaliados por análise elementar (CHNS-O) em aparelho Elementar vario EL cube. Também foram testados em reações de hidrólise da celulose microcristalina (CMC) e celobiose (CB). Aproximadamente 1 g de CMC ou CB, 50 mL de água deionizada e 0,1250 g de catalisador (CCCS ou CACS) foram colocados em reator Parr 4560 e aquecidos de 25°C à 200°C em 30 min, permanecendo nessa temperatura por 90 minutos. Análise dos produtos das reações de hidrólise: a glicose obtida foi quantificada por HPLC em um aparelho Shimadzu, com detector eletroquímico Antec, modelo Decade II. A coluna cromatográfica utilizada foi de troca iônica Carbopac PA1.

Resultado e discussão

Análise Elementar: os teores de carbono, hidrogênio, nitrogênio, enxofre e oxigênio dos catalisadores são apresentados na Figura 1. O CCC apresentou menor teor de carbono e maior teor de oxigênio quando comparado ao CAC. Isso se justifica, pois além da matéria-prima dos dois carvões serem diferentes, a temperatura de carbonização do CAC é maior que a do CCC, que foi preparado a uma temperatura relativamente mais branda (300ºC). Para carvões ativados em geral, o aumento no teor de carbono e a diminuição do teor de oxigênio e hidrogênio após a pirólise e ativação ocorrem devido à liberação de compostos voláteis (RAMOS et al, p.1141, 2009). Verifica-se que o CCCS possui maior teor de enxofre e oxigênio que o CACS, indicando que a reação de sulfonação foi mais eficaz para CCCS e que a química de superfície dos materiais é diferente. Cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC): na Figura 2 apresentam-se os resultados das quantidades de glicose obtidas em cada reação. De modo geral, maiores quantidades de glicose foram obtidas utilizando-se o catalisador CCCS quando comparado aos demais catalisadores. Nota-se que os ensaios CB/CCCS, CB/CAC e CB/CACS não apresentaram rendimentos em glicose discrepantes, sendo estes catalisadores considerados favoráveis para hidrólise da celobiose. Em contrapartida, nos ensaios da celulose verifica-se que apenas o catalisador CCCS apresentou um valor positivo. A quantidade de glicose obtida na reação CMC/CCCS foi significativamente maior em relação aos outros testes. O fato de o catalisador CCCS apresentar maior quantidade de grupos sulfônicos favorece a hidrólise da celulose devido a interação das ligações de hidrogênio entre os grupos SO3H presente no catalisador e os grupos OH presente na estrutura da celulose (HU et al, p.233, 2015).

Figura 1: Composição elementar dos materiais

Teores de CHNS-O presente em cada amostra de catalisador

Figura 2: Quantificação de glicose por HPLC

Quantidade de glicose analisada por HPCL para celulose e celobiose

Conclusões

O CCCS foi o mais eficiente dentre os catalisadores estudados. Na análise elementar verificou-se que o CCCS apresenta quantidade superior de enxofre e oxigênio em relação aos demais catalisadores, o que justifica seu melhor desempenho. Esse trabalho mostrou o potencial catalítico de CCCS em reações de hidrólise de celulose. A próxima etapa será melhorar o processo de sulfonação e testar os catalisadores na hidrólise de material lignocelulósico.

Agradecimentos

Os autores agradecem à Universidade Federal de Lavras (UFLA), ao CAPQ-UFLA, à CAPES, ao CNPq e à FAPEMIG.

Referências

ADITIYA, H. B.; MAHLIA, T. M. I.; CHONG, W. T.; NUR, H.; SEBAYANG, A.H. Second-generation bioethanol production: A critical review. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 66, 631–653, 2016.

CHEN, Y; AI, X; HUANG, B; HUANG, M; HUANG; Y; LU, Y. Consecutive preparation of hydrochar catalyst functionalized in situ with sulfonic groups for efficient cellulose hydrolysis. Cellulose, v. 24, 2743-2752, 2017.

HU, L.; LINC, L.; WUA, Z.; ZHOUA, S.; LIU, S. Chemocatalytic hydrolysis of cellulose into glucose over solid acid catalysts. Applied Catalysis B: Environmental, 225–243, 2015.

HUANG, Y. B.; FU, Y. Hydrolysis of cellulose to glucose by solid catalysts, Greem Chemistry, v. 15, 1095 – 1111, 2013.

KARIMI, M.; JENKINS, B.; STROEVE, P. Ultrasound irradiation in the production of ethanol from biomass. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 40, 400-421, 2014.

NUNES, R. M., GUARDA, E. A., SERRA, J. C. V., MARTINS, A. A. Resíduos agroindustriais: potencial de produção do etanol de segunda geração no Brasil. Revista Liberato, v.14, n.22, 113-238, 2013.

RAMOS, P. H.; GUERREIRO, M. C.; RESENDE, E. C.; GONÇALVES, M. Produção e caracterização de carvão ativado produzido a partir do defeito preto, verde, ardido (PVA) do café. Química Nova, v. 32, n. 5, 1139-1143, 2009.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul