PREPARO DE CATALISADOR HETEROGÊNEO À BASE DE ALUMINA MODIFICADA COM MgO PARA REAÇÃO DE CONVERSÃO DE GLICEROL EM CARBONATO DE GLICEROL

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Materiais

Autores

Garcia Ribeiro, D. (UFMA) ; Pereira Maciel, A. (UFMA) ; de Jesus Silva Mendonça, C. (UFMA) ; Aurelio Pinheiro Almeida, M. (UFMA) ; Maria Piedade Prazeres, G. (UFMA)

Resumo

O glicerol é resíduo na produção do biodiesel. Assim, há a necessidade de destinar o glicerol à alguma aplicação rentável. A carbonatação, com uso de catalisador heterogêneo, do glicerol é uma alternativa, produzindo o carbonato de glicerol com valor agregado. O objetivo do trabalho foi o preparo do catalisador heterogêneo a base de alumina modificada com magnésio e sua aplicação nessa reação. O catalisador foi caracterizado por Difração de Raio X (DRX) o qual foram encontradas as fases como romboédrica e cúbica confirmadas pela Espectroscopia na Região do Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR) e por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). O produto foi caracterizado por cromatografia gasosa/espectrometria de massa (GC/EM).

Palavras chaves

Glicerol; Carbonato de Glicerol; Catálise heterogênea

Introdução

A produção de biodiesel no Brasil tem sido significativa nos últimos anos. Segundo a publicação da ANP (Agência Nacional de Petróleo) em seu sítio eletrônico em Julho de 2017, os dados estatístico de produção de biodiesel B100 no ano de 2016 foi de 3 milhões de metros quadrado gerando uma quantidade de mais de 0,3 milhões de metros quadrado de glicerina bruta (ANP, 2017). Ao passo da produção em massa de biodiesel, produz-se também glicerol, este como coproduto e de menor valor no mercado. Essa reação dá-se por meio de catalisadores heterogêneos. A reação catalítica envolve a adsorção transitória de um ou mais reagente na superfície do catalisador. O carbonato de glicerol é umas susbstância multifuncional usado como solvente para plásticos e resinas, monômero e intermediário químico, mas as pesquisas têm se desenvolvido e descoberto novos usos para esta substância. Ele é, também, um potencial biolubrificante, devido à sua aderência a superfícies metálicas e resistência à oxidação, hidrólise e pressão. (KIM, 2007; MOTA, 2016 ).Pode ser preparado diretamente pela reação entre glicerol e dimetilcarbonato (LI, 2011; ROSSA, 2017). O objetivo deste trabalho foi a preparação do catalisador de alumina suportado com magnésio e a sua aplicação na reação de carbonatação do glicerol em carbonato de glicerol.

Material e métodos

A Preparação do catalisador a base de alumina modificada com magnésio (Al2O3/Mg) foi feita conforme o método dos percussores poliméricos (MACIEL et al, 2014). Para obtenção do precursor polimérico foi feita a reação do sal do metal com o ácido cítrico, usando o etilenoglicol como ligante para a formação do precursor. A modificação da superfície da alumina foi feita uma suspensão da alumina em água deionizada, com o auxílio de um equipamento dispersor de alto desempenho Ultra Turrax, T50 IKA, seguido da adição do precursor polimérico. Após foi realizada uma pré-calcinação a 200 °C por 2 horas; o compósito resultante seco foi macerado e peneirado em peneira de 140 mesh, após foi realizado em um forno mufla a calcinação a 700 ºC por 6 horas. A caracterização do catalisador foi realizada pelas técnicas de microscopia eletrônica de varredura (MEV), com o objetivo de observar a estrutura superficial dos materiais envolvidos foram obtidas as micrografias da alumina utilizada (antes da modificação) como suporte para obtenção do catalisador e do catalisador (superfície modificada). A técnica de infravermelho com transformadas de Fourier (FTIR) foi utilizada na faixa entre 400 a 4000 cm-1, objetivando avaliar as ligações características do composto. Para identificar os produtos formados foi empregada de cromatografia gasosa/espectrometria de massa (GC-EM), sendo que a coluna capilar utilizada para as análises no cromatógrafo a gás foi a Zebron ZB-FFAP de 30 m de comprimento, 0,25 mm de diâmetro interno e 0,25 µm de espessura do filme, Hélio foi usado como gás de arraste, numa velocidade linear de 30 cm/s.

Resultado e discussão

O catalisador foi caracterizado pelas técnicas de DRX, FTIR e MEV. Na parte (A) da Figura 1 mostra o difratograma de raio-x do catalisador a base de alumina com magnésio. O suporte alumina é principalmente composta pelas estruturas romboédrica(ficha JCPDS N° 01-075-0782) e monoclínica(ficha JCPDS N° 00-035-0121). A integração do metal ao suporte é observada pelo aparecimento da fase cúbica, com a estrutura aluminato de magnésio indexado pela ficha JCPDS Nº 01-086-0088. A parte(B) da Figura 1 mostra os espectros de infravermelho do catalisador antes e depois da modificação. Foi sugerida a formação da fase Magnesita devido aos modos vibracionais na região de 1400 cm-1 serem característicos da integração com o magnésio. O modo vibracional observado na Figura 1 (B), representa a ligação C=O, pois este tem uma absorbância entre 1820 e 1660 cm-1 (PAVIA, 2013). Entre 860 – 670 cm-1, tem-se as vibrações atribuídas às ligações Al– O, e há um desdobramento devido às ligações Al– O – Al decorrente da interação com o óxido (Mg). Na parte (C)e (D) da Figura 1 tem-se a micrografia da alumina antes e depois da modificação, respectivamente. O suporte puro possui áreas ricas em fissuras e regiões mais planas com poucas fissuras. Em (D) observa-se o preenchimento das fissuras presentes no suporte pelo óxido de magnésio. Carbonato de glicerol(CG) é obtido pela reação, Figura 2, entre glicerol e dimetilcarbonato(LI, 2011; ROSSA, 2017). Nas partes (b),(c)e (d) da Figura 2 tem-se os padrões de CG, glicerol e glicidol. Em (a) e Ensaios 3 e 4 tem-se reações onde é visível a formação do produto esperado. Sob as condições de temperatura(115 ºC), tempo de reação(3h; 6h;9h), razão molar(1:3,5) e proporção de catalisador(20%), observa-se que o catalisador pode ser usado para altas conversões de CG.

Figura 1. Resultados do catalisador

(A)difratoframa do catalisador. (B)espectro do catalisador. (C) e (D) micrografia do catalisador. Todos antes e depois da interação com magnésio.

Figura 2. Resultados das Reações

Reação de carbonatação do glicerol. Cromatogramas dos padrões de CG(b), glicerol(c), glicidol(d) e reação(a). Cromatogramas de ensaios reacionais 3(6h) e 4(9h).

Conclusões

A modificação do catalisador foi observada a partir das caracterizações. Observou-se na micrografia que houve uma modificação superficial no suporte do catalisador que é a alumina, modificação proporcionada pelo metal Magnésio. Foi avaliada a aplicação deste catalisador na conversão de glicerol a carbonato de glicerol. Os produtos obtidos foram identificados qualitativamente e quantitativamente com êxito pelas técnicas de Cromatografia a gás, sendo possível confirmar a capacidade catalítica da alumina modificada com magnésio na conversão do glicerol em carbonato de glicerol como produto majoritário.

Agradecimentos

Agradecemos o suporte financeiro do CNPQ, ao NCCA pelo suporte físico e à UFMA.

Referências

ANP. Agência Nacional de Petróleo, Gás Natura e Biocombustíveis. Disponível em: http://www.anp.gov.br/wwwanp/noticias/anp-e-p/3842-anp-publica-dados-consolidados-do-setor-de-petroleo-gas-natural-e-biocombustiveis-em-2016. Acesso em: 31 jul 2017.

KIM, Sang Cheol et al. Lipase-catalyzed synthesis of glycerol carbonate from renewable glycerol and dimethyl carbonate through transesterification. Journal of Molecular Catalysis B: Enzymatic, v. 49, n. 1, p. 75-78, 2007.

LI, Jiabo; WANG, Tao. Chemical equilibrium of glycerol carbonate synthesis from glycerol. The Journal of Chemical Thermodynamics, v. 43, n. 5, p. 731-736, 2011.

MACIEL, A. P. Et al. Chemical modification of the surface of alumina with alcaline earth metal oxides using the polymeric precursor method for catalysis application. Cerâmica, v. 60, p. 154-159, 2014.

MOTA, C. J. de A. Transformações Catalíticas do Glicerol para Inovação na Indústria Química. Revista Virtual de Química, v. 9, n. 1, 2016.


PAVIA, Donald L. et al. Introdução à espectroscopia. Cengage Learning, 2010.

ROSSA, V. Sistemas Catalíticos para a Conversão do Glicerol em Solketal - “Solvente Verde". 2017. 228 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2017.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul