Biodiesel Derivado de Óleo Residual de Fritura e Diluição Asfáltica: uma proposta de economia energética e reciclagem de resíduos

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Materiais

Autores

Almeida, S.M.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Souza, A.A.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Silva, J.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Rego, J.A.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Trindade, S.O.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Brasil, D.S.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

Uma parcela considerável dos poluentes de indústrias de pavimento são oriundos do processo de diluição asfáltica, pois há a utilização de componentes tóxicos no desenvolvimento das misturas asfálticas, além de elevadas temperaturas no processo de usinagem. A utilização de diluentes asfálticos menos poluentes e temperaturas mais baixas podem ser alternativas promissoras para amenizar tais inconvenientes. Desta maneira, a capacidade diluente de um biodiesel produzido a partir de óleo residual de fritura (BDORF) foi averiguada por meio de testes de diluição utilizando blendas com diferentes proporções de CAP e BDORF. Foram obtidos resultados satisfatórios de viscosidade quando em torno de 35% da blenda era composta por BDORF e utilizando temperatura de aquecimento prévio do CAP igual à 105ºC.

Palavras chaves

Biodiesel ; Diluição Asfáltica ; Óleo Residual

Introdução

No Brasil, um dos produtos mais utilizados em serviços de pavimentação asfáltica é o asfalto diluído de petróleo (ADP), no qual se utiliza querosene como diluente do CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo): material formado por betume e produtos de destilação petrolífera (BERNUCCI et al. ,2007). Os ADP’s são amplamente questionados por diversos órgãos ambientais devido à quantidade exacerbada de substâncias tóxicas (compostos orgânicos voláteis-VOC’s) liberadas para a atmosfera (GODOI, 2011), além de ser prejudicial à saúde dos trabalhadores envolvidos nas obras de pavimentação (GUIMARÃES, 2017). Todavia, o CAP apresenta dois problemas ambientais no processo de pavimentação: (a) devido à sua termoplasticidade, existe a necessidade de aquecimento empregando temperaturas acima de 100°C, a fim de assegurar viscosidade adequada à mistura (ODA, et al., 2005) e requerendo altos gastos de energia (DE PAIVA e CARTAXO, 2014); (b) com o intuito de evitar o aquecimento e proporcionar a fluidez necessária, pode-se utilizar solventes derivados do petróleo, formando os cutbacks ou ADP’s (MAGALHÃES, 2004), o que libera quantidades consideráveis de substâncias tóxicas ao meio ambiente. De acordo com Fini et al., (2011) uma via favorável ao asfalto é o emprego de bio-óleos derivados de biomassa, objetivando a sua não agressão ambiental e renovabilidade. Desta forma, o presente trabalho objetiva a proposição de temperaturas de usinagem e percentuais de diluente asfáltico, produzido a partir de óleo residual de fritura (BDORF), inferiores aos citados na literatura, a fim de diminuir os impactos ambientais causados pelo diluente atualmente utilizado (querosene) e reduzir o consumo energético com temperaturas elevadas.

Material e métodos

Com o objetivo de verificar a capacidade diluente do biodiesel produzido a partir de óleo residual de fritura, proveniente do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Pará (UFPa), foram realizados teste de diluição asfáltica. O CAP, previamente aquecido com temperatura fixa de 105ºC e com percentuais de 27,95-42,05% de BDORF na blenda CAP/BDORF. Na tentativa de identificar proporções da blenda CAP/BDORF que tenham resultados similares à proporção da literatura, (na qual se utilizou 60% de CAP, pré-aquecido à temperatura de 140ºC e 40% de diluente), foram propostas corridas que priorizem menor consumo de energia e taxas de emissão de VOC’s. Tais fatores estão associados às altas temperaturas empregadas no processo de usinagem asfáltica e no uso de diluentes de origem fóssil. Cada uma das blendas testadas foi submetida a análises de viscosidade e densidade.

Resultado e discussão

Em ordem de eficiência, os resultados foram observados nas corridas experimentais 2, 1 e 3 (Tabela 1). Sendo as duas primeiras com viscosidades próximas ao valor de 2x10-5 m2/s relatado por Bernucci et al (2007) para misturas asfálticas. Na amostra 3, apresentou-se um valor um pouco distante da literatura, mas dentro do esperado. A utilização de 42,05% de BDORF na blenda CAP/BDORF com CAP pré-aquecido à 105 ºC forneceu o menor valor de viscosidade. No entanto, quando comparada a corrida 4, a redução em 5% da proporção apontada pela literatura também forneceu viscosidade significativa, indicando que a redução da temperatura de aquecimento do CAP e do percentual de diluente também resultam em valores de viscosidade favoráveis a diluição asfáltica. Quando comparadas à proporção recomendada pela literatura, o valor de viscosidade da corrida 3 foi inferior, e o da corrida 2, sucintamente maior. Uma mistura asfáltica desenvolvida nas condições de 35% de biodiesel a 105°C pode representar uma economia energética considerável para as indústrias asfálticas, além gerarem menos poluentes. Os valores de viscosidade versus densidade para as misturas 1, 2, 3 e 4 estão mostradas no Gráfico 1. Apesar da utilização de uma temperatura de 105 ºC, a baixa proporção de BDORF na corrida 1, influenciou no alto valor de viscosidade observado. Para corridas em análise os valores de densidade apresentaram comportamento inversamente proporcional a viscosidade.

Tabela 1: Matriz de planejamento com variáveis reais e de resposta.

Matriz de planejamento com variáveis reais (temperatura e percentagem de BDORF) e de resposta (densidade e viscosidade).

Gráfico 1: Viscosidade (m2/s) x densidade (g/cm3) das corridas asfált

Relação entre viscosidade e densidade das amostras em análise.

Conclusões

Diante do exposto, conclui-se que a utilização de biodieseis derivados de óleo residual de fritura podem ser empregados como diluentes asfálticos em proporções e temperaturas de aquecimento do CAP inferiores aos mencionados na literatura, fornecendo uma economia energética para as indústrias de pavimento. A produção em larga escala de CAP/BDORF contribuiria para o reaproveitamento do óleo residual de fritura e para diminuição da emissão de gases de efeito estufa despejados pelas indústrias de pavimento.

Agradecimentos

Referências

BERNUCCI, L. B.; da MOTTA, L. M. G.; CERATTI, J. A. P.; SOARES, J. B. Pavimentação asfáltica: Formação básica para engenheiros. Rio de Janeiro: PETROBRAS: ABEDA, 2007.

DE PAIVA, T. S.; CARTAXO, E. F. Misturas asfálticas quentes: impactos ambientais e utilização do RCD. T & C Amazônia. Disponível em <http://www.fucapi.br/tec-depreaced/2014/01/31/misturas-asfalticas-quentes-impactos-ambientais-e-utilizacao-do-rcd/>. Acesso em 31 de janeiro de 2017.

FINI, E.; KALBERER, E.; SHAHBAZI, A.; YOU, M. Z.; OZER, H.; AURANGZEB, Q. Chemical Characterization of Biobinder From Swine Manure: Sustainable Modifier for Asphalt Binder, Journal of Materials Civil. Engineering., v 23, p. 1506 –1513, 2011.

MAGALHÃES, S. T. Misturas asfálticas de módulo elevado para pavimentos de alto desempenho. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro-RJ, 2004, p. 184.

ODA, S.; NASCIMENTO, L. A. H.; EDEL, G. Aplicação de asfalto-borracha na Bahia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE P&D EM PETRÓLEO E GÁS-IBP, 3, 2005, Salvador. Anais..., Salvador: 2005.

GODOI, L. D. Estudo do comportamento dos ligantes asfálticos utilizados na imprimação asfáltica relacionados à emissão de VOC’s. 2011. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba - PR, p. 167. 2011.
GUIMARÃES, J. R. P. de F. Riscos para a saúde de trabalhadores de pavimentação de ruas: as emissões tóxicas do asfalto. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/trabalhador/pdf/texto_pavimentacao_ruas.pdf>. Acesso em 04 abril de 2017.
RABÊLO, A. N. Contribuição ao estudo da imprimação betuminosa das bases rodoviárias do estado do Ceará. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza - CE, 2006, p. 204.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul