PREENCHIMENTO DÉRMICO FACIAL COM PRODUTO À BASE DE ÁCIDO HIALURÔNICO RETICULADO POR 1,4 BUTANODIOL DIGLICIDIL ETER

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Materiais

Autores

Cerqueira Silva, T. (IQ-UNESP) ; Augusto Ribeiro, C. (IQ-UNESP) ; Fertonani, F.L. (IBILCE-UNESP) ; Batistuti, J.P. (FCFAR-UNESP) ; Marques dos Santos, C.C. (IBILCE-UNESP)

Resumo

Existem muitos tipos de preenchedores dérmicos usados nas práticas clínicas de rotina, porém com baixo tempo de permanência na região de preenchimento. Os principais tipos de agentes de enchimento são:Proteínas;Polissacarídeos; Gordura; e agentes sintéticos. Dentre estes, o ácido hialurônico é um importante composto para o aumento do volume da pele, por ser biocompatível, não imunogênico, etc. Para fins de enchimento, o ácido hialurônico deve ser estabilizado por reticulação química, resultando num polímero viscoelástico insolúvel em água, menos susceptível à degradação enzimática e com melhor elasticidade. O objetivo deste trabalho é obter géis reticulados a partir de ácido hialurônico, empregando o agente reticulante(BDDE), buscando a dilação do tempo de permanência no tecido subcutâneo.

Palavras chaves

Preenchimento facial; ácido hialurônico; FTIR

Introdução

Preenchedores dérmicos faciais são indicações cosméticas e médicas que podem ser classificados como temporário, semi-permanente ou permanente, atribuído ao tempo de duração no tecido. Essa permanência pode ser classificada de acordo composição do produto(G. Kogan, 2007). Dentre os materiais para preenchimento temporário o ácido hialurônico (AH) é o mais utilizado para uso cosmético. Isto é devido à facilidade de aplicação com os materiais de enchimento a base dessa substância, além dos bons resultados obtidos, e seu perfil de segurança(Band, 1998;I. Sánchez-Carpintero, 2010). O AH pode ser modificado por reticulação ao adicionar compostos na cadeia polimérica, proporcionando assim, uma infinidade de produtos com características estruturais específicas.2 A reticulação química altera principalmente a solubilidade e as propriedades físicas e reológicas da molécula de AH gerando géis com alta capacidade de intumescimento(BARBUCCI, R,2002). O processo de intumescimento é governado por fatores físicos e externos. Alguns fatores físicos, como presença de forças de coesão, grupos hidrofílicos, baixa densidade de reticulação, e flexibilidade da cadeia do polímero são favoráveis ao processo de intumescimento(TORRICELLI, P.,2002). O objetivo deste trabalho busca compreender fatores que interferem nesse processo, além da densidade de reticulação, e a presença de íons desfavorecem a absorção de água no gel, assim como as características determinadas com auxílio da técnica de Infravermelho com transformada de Fouriër (FT-IR), considerada uma das mais importantes técnicas experimentais para a caracterização de polímeros, em termos de identificação e/ou determinação de características estruturais dos polímeros.(COLTHUP, N.B., 2007)

Material e métodos

A síntese dos géis inicia com a pesagem adequada de ácido hialurônico, em béquer de 100 mL adicionou hidróxido de sódio (NaOH) variável no intervalo (0,05 ≤ CNaOH ≤ 0,2) mol L-1, as soluções foram homogeneizadas, com auxílio de agitador magnético, por tempo variável (0,083 ≤ t ≤ 3) h. Em seguida, adicionou 1,4 butanodiol diglicidil éter (BDDE), ensaiado no intervalo de (0,05 ≤ v ≤ 1,5) mL, homogeneizado transferido para um banho Maria, ensaiado no intervalo de temperaturas de (30 ≤ T ≤ 65) °C. Posterior a formação do gel o mesmo foi fracionado em microcubos, transferido para um frasco especial de volume adequado. A partir desta etapa foi investigado o processo de intumescimento e de purificação do gel, empregando-se solução tamponante, fosfato salino (PBS) H 7 por tempo de (0,5 ≤ t ≤ 8) h.

Resultado e discussão

O resultado obtido para o ensaio de intumescimento do gel, AH/BDDE Figura 1.Foram intumescidos em solução tampão de fosfato (PBS), por motivo estabelecer condições requeridas que se aproximem das condições fisiológicas.1 A curva mostrada revela um comportamento de intumescimento característico dos demais géis de AH reticulados apresentados na literatura2. Os valores de intumescimento obtidos para o polímero AH para as amostras do gel ensaiado, permitiram observar que a partir da massa de AH presente nos géis este consegue reter quantidades de água da ordem de 60 a 90 vezes superior à sua massa inicial. Há sempre uma dependência no valor final do intumescimento com a quantidade do reticulante incorporado ao sistema. Na Figura 2 são apresentados os espectros de IR para os reagentes individuais e em cada fase do processo do processo de preparação dos géis. Superpostos os IR do agente reticulante, BDDE, e do ácido hialurônico, AH, puros, seguidos das misturas reacionais do AH em presença de NaOH, e do gel. A comparação dos espectros de IR obtidos para o AH puro em comparação ao ácido hialurônico em presença do hidróxido de sódio apresenta variações na posição e intensificação de algumas das bandas de absorção do AH posterior a adição da base o que permite sugerir, em comparação com resultados da literatura atribuído a abertura da estrutura original inicialmente helicoidal AH picos de 2965 cm-1, 2920 cm-1, o deslocamento de banda nas regiões de 2361cm-1. As bandas referentes ao BDDE não se fazem presentes nos espectros dos géis considerando-se que a maior percentagem dos epóxi são empregadas no intercruzamento das ligações. Por outro lado, a ausência de resíduo dos reagentes iniciais seja atribuível a efetividade no processo de purificação empregado.

Figura 1

Efeito das razões mássicas AH/BDDE no estudo do intumescimento do gel como função do tempo (h)

Figura 2

Infravermelho(FT-IR) reagentes e o gel de ácido hialurônico(AH) com 1,4 butanodiol diglcidil eter(BDDE)

Conclusões

Confirmamos a produção/preparação do gel de ácido hialurônico utilizando o reticulante BDDE observando a estabilidade e no grau de intumescimento. As curvas de intumescimento, conforme citado anteriormente, permitiram identificar o aumento de massa do gel (5 a 9X sua massa original) pela absorção de solução tamponante como função do tipo de retículo preparado e a estabilidade do gel até este atingir o nível máximo de intumescimento. Com a técnica de Infravermelho com transformada de Fouriër (FT-IR), considerada uma das mais importantes técnicas experimentais para a caracterização de polímeros.

Agradecimentos

Laboratório de Análise Térmica Laboratório de Fotoquímica (LFQ) Laboratório de Sucroquímica e Química Analítica (LSQA) Espaço Magistral Ltda. UNESP-IBILCE IQ-UNESP

Referências

BAND, P. A. Hyaluronan derivatives: chemistry and clinical applications. In: LAURENT TC, Editor. The chemistry biology and medical applications of hyaluronan and its derivatives. London: Portland Press, 1998, p. 33-42.
BARBUCCI, R., LAMPONI, S., BORZACCHIELLO, A., AMBROSIO, L. TORRICELLI, P., GIARDINO, R. Hyaluronic acid hydrogel in the treatment of osteoarthritis. Biomaterials, v. 23, p. 4503–4513, 2002.
COLTHUP, N.B. Dally, L. H. Stepthen E. Wiberley. Introduction to infrared and Raman Spectroscopy. Cap. 4. Pag. 168, 1964. G. Kogan, L. Soltes, R. Stern, P. Gemeiner; Hyaluronic acid: a natural biopolymer with a broad range of biomedical and industrial applications. Biotechnol. Lett., 29 (2007), pp. 17–25. I. Sánchez-Carpintero, D. Candelas, R. Ruiz-RodríguezDermal Fillers: Types, Indictions, and Complications Actas Dermo-Sifiliográficas (English Edition) Volume 101, Issue 5, 2010, pp 381-393.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul