Preparação de Fibras Ópticas Poliméricas utilizando tecnologia de Impressão 3D.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Materiais

Autores

Albino, L. (IQ/UNESP) ; Nalin, M. (IQ/UNESP) ; Polachini, F.C. (IQ/UNESP)

Resumo

A preparação de fibras ópticas poliméricas tem sido uma área de pesquisa recente e inovadora. Devido ao baixo ponto de fusão dos polímeros, eles podem ser utilizados em uma impressora 3D e moldados como necessário pelo método de deposição por fusão (FDM). Os polímeros utilizados serão transparentes para transporte mais eficiente de luz na região UV-Vis e infravermelho próximo. A análise térmica da amostra revelará qual temperatura ideal para o puxamento da fibra. A espectroscopia UV-Vis possibilitará identificar as regiões de maior transparência da amostra para a transmissão de luz. Os parâmetros ideais para a impressão das preformas foi determinado experimentalmente, assim como o puxamento dessas, utilizando uma torre de puxamento de fibra.

Palavras chaves

Impressão 3D; fibra óptica; polímeros

Introdução

O trabalho tem como principal objetivo a preparação de fibras ópticas poliméricas utilizando a tecnologia de impressão 3D usando o método deposição por fusão (FDM, fused deposition modeling), determinando as melhores condições de impressão e puxamento. Existem várias tecnologias disponíveis de impressão 3D. A mais comum, chamada de deposição por fusão consiste de um sistema composto por um bico aquecido e pelo qual é passado um polímero que irá fundir e será depositado em uma plataforma. O bico é guiado por um programa de computador e possui liberdade de deposição em três direções (3D), dessa maneira pode-se projetar o objeto no computador, usando diversos programas, e reproduzir o desenho usando a impressora. Existem vários tipos de polímero que podem ser usados, sendo que dentre os mais comuns estão o poli metil metacrilato (PMMA), o acrilonitrilo-butadieno-estireno (ABS), ácido polilático (PLA), dentre outros. O PLA, utilizado neste trabalho, é um plástico de boa tenacidade, bastante forte e rígido, baixa contração e produz peças com aspecto mais brilhante, oferece boa definição em detalhes, além disso é derivado de fontes naturais e é biodegradável. (PEREIRA, T. et al, 2014; WILLIS, K. et al, 2012; LAU, R. et al, 2016; KOIKE, Y., 2015) As preformas foram projetadas utilizando softwares de design visando uma fibra óptica, ou seja, que o fenômeno de reflexão interna total ocorra. As condições de impressão e puxamento da fibra foram determinadas experimentalmente.

Material e métodos

1- Design das preformas. As preformas utilizadas na fabricação das fibras serão projetadas e desenhadas utilizando softwares como AutoCAD®, visando a produção das fibras e a transmissão do sinal por elas. (COOK, K., 2015) 2- Confecção das preformas na impressora 3D e Tratamento térmico. As preformas projetadas então são feitas pela impressora 3D utilizando o polímero transparente selecionado e o desenho escolhido. Pode-se controlar qualquer parâmetro utilizado na impressão, visando melhor qualidade da preforma. Depois de impressa, é necessário um tratamento térmico controlado para que a preforma não cristalize e que posse ser puxadas eficientemente. 3- Puxamento das fibras ópticas. Utilizando a torre de puxamento, as preformas poliméricas são utilizadas na produção da fibra. As condições de temperatura, taxa de aquecimento, velocidade de puxamento serão determinadas experimentalmente. 4- Caracterização. Após a preparação das fibras, são feitas caracterizações quanto a absorbância do polímero, analise térmica e índice de refração. Também foram determinadas condições de armazenamento da fibra. 5- Transmissão. Para determinar a transmissão de luz e sua eficiência, um espectrômetro óptico é utilizado, acoplando com a fibra puxada e uma fonte de luz que será transmitida pela fibra.

Resultado e discussão

As preformas impressas era cilíndricas possuíam cerca de 14 mm de diâmetro por 90 mm de altura, possuindo um, três e cinco furos, para garantir que o fenômeno de reflexão interna total ocorra, guiando a luz no núcleo sólido da fibra. Os resultados de DSC mostraram que a transição vítrea do polímero fica entre 50-60°C. Depois de impressas, as preformas vão ao forno numa temperatura controlada à 45°C, para evitar a cristalização do polímero. Depois de 24h, a preforma poderia ser puxada. Depois de um estudo sistemático das temperaturas, determinou-se a temperatura de puxamento como de 160°C com a velocidade de aquecimento de 2°C/min. Devido a viscosidade do polímero ser controlada pela temperatura, não há necessidade de pressurização do forno, como ocorre nas preformas de vidro, pois a viscosidade é suficiente para não ocorrer o colapso da estrutura. A velocidade de puxamento é de 2mm/s. A fibra puxada partia então para a microscopia óptica, para averiguar a simetria com a preforma-mãe, sempre similar. Realizou-se medidas de absorbância, índice de refração e armazenamento da fibra. Utilizando um laser 980nm na ponta da fibra e um espectrômetro óptico na outra ponta, determinou-se a transmissão da fibra. Para a detecção, utilizou-se uma média de 50 medidas com tempo de integração de 500 ms.

Conclusões

As condições de impressão determinadas permitiram a produção de uma preforma de melhor qualidade. As análises de absorbância determinaram em qual região do espectro a fibra é transparente. As condições de puxamento determinadas garantiram a produção da fibra a partir da preforma sem a perda da estrutura. As analises de transmitância da fibra mostraram que a tecnologia de impressão 3D pode ser utilizada na produção de fibras poliméricas, com um custo e tempo bem menor que fibras ópticas convencionais de sílica.

Agradecimentos

Agradecimentos a CAPES Ao Laboratório de Vidros Especiais Ao Laboratório de Materiais Fotônicos Ao IQ/UNESP

Referências

COOK, K.; CANNING, J.; LEON-SALVAL, S.; REID Z.; HOSSAIN, M.D A.; COMATTI, J.; LUO, Y.; PENG, G.; Opt. Lett. 40 (2015) 3966.
KOIKE, Y. Fundamentals of Plastics Optical Fibers WILEY-VCH 2015.
PEREIRA, T.; RUSINKIEWICZ, S.; MATUSIK, M.; ACM Trans. Graph. 33 (2014) 1.
REED, S.; LAU, G.; DELATTRE, B.; LOPEZ, D.; TOMSIA, A.; WU, B. “Macro- and micro-designed chitosan-lginate scaffold architecture by three-dimensional printing and directional freezing”. Biofabrication 8 (2016) 015003
WILLIS, K.; BROCKMEYER, E.; HUDSON, S.; POUPYREV, I. “Printed optics: 3D printing of em-bedded optical elements for interactive devices,” in Proceedings of the 25th Annual ACM Symposium on User Interface Software and Technology (USIT), New York (2012), p. 589.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul