DECOMPOSIÇÃO DO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO SOBRE CATALISADOR DE MANGANÊS

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Iniciação Científica

Autores

Costa Reis, A. (UFPA) ; Santos, L.S. (UFPA) ; Fernando da Paixão Ribeiro, N. (UFPA)

Resumo

O entendimento da decomposição do H2O2 relacionado ao meio reacional é de extrema importância para aumentar a eficiência de geração dos radicais hidroxila por meio dos Processos Oxidativos Avançados (POA). O objetivo do trabalho é entender a influência de fatores de processo, tais como: temperatura, massa e velocidade de agitação na decomposição do peróxido de hidrogênio utilizando óxido de manganês como catalisador. Além disso, busca- se desenvolver um pratica laboratorial voltada aos alunos da graduação de forma para exemplificar o papel de tais paramentos na atividade e seletividade catalítica. A reação foi realizada em um reator de tanque agitado avaliando diferentes cinéticas para determinação da constante de velocidade e ordem reacional.

Palavras chaves

Oxidação; Cinética; Cinética Heterogênea

Introdução

O peróxido de hidrogênio (H2O2) é um dos mais versáteis oxidantes existentes, com poder de oxidação superior ao cloro, dióxido de cloro e permanganato de potássio (SCHUMB et al,1955). Esta característica confere ao H2O2 diversas aplicações, tais como em tratamentos de efluentes, remediação de solos contaminados, atuação na indústria alimentícia, farmacêutica e em monitoramento de processos, podendo também estar presente em inúmeras reações biológicas conforme exposto por MATTOS et al (2003). A síntese de H2O2 é principalmente realizada pela rota da metil- antraquinona, neste método ocorre a hidrogenação por substituição da antraquinona na presença de catalisadores como níquel ou paládio, formando o diol. Posteriormente o antraquinol é oxidado na presença de ar para a reforma da antraquinona original, produzindo assim o peróxido de hidrogênio (EDWARDS,2006). Este processo apresenta algumas limitações, principalmente relacionadas ao elevado custo de aplicação, dessa forma a busca por rotas alternativas de síntese de H2O2 tem sido amplamente investigada (GAIKWAD et al,2002). A decomposição do H2O2 ocorre geralmente a baixas temperaturas, sendo que na presença de catalisadores pode ocorrer até mesmo em temperaturas próximas a 0°C. Outros fatores como a presença de ácidos, ânions e suas concentrações no meio reacional, assim como a concentração inicial de H2O2 também podem afetar a reação, podendo inibi-la ou favorece-la. Além dos fatores anteriormente mencionados, as características do catalisador empregado têm o poder de influenciar na velocidade de decomposição do H2O2 (CHOUDHARY et al,2006). O objetivo neste trabalho é entender a influência de fatores processos na decomposição H2O2 e desenvolver uma prática laboratorial a ser implementada para estudantes de graduação.

Material e métodos

Foi estuda a reação de decomposição do peróxido de hidrogênio a temperatura ambiente. O meio reacional foi preparado a partir da adição de um volume definido de água destilada e massa de catalisador (0,05 e 0,2 g) em reator de vidro. O catalisador (MnO2) é mantido em suspensão por agitação magnética, de acordo com a velocidade estudada. O meio reacional é conectado ao equipamento de medição de O2, que em seguida é adicionado certo volume de H2O2 (0,5 a 5 mL), que é definido a partir da concentração pretendida. O sistema é conectado a um banho termostático para ajuste da temperatura de reação. O equipamento de medição do volume de oxigênio gerado consiste em duas buretas de 50 mL conectadas a um manômetro de tubo aberto, ambos conectados ao reator de vidro. Durante a reação ocorrerá a liberação de oxigênio devido a decomposição do H2O2 assim exercendo pressão no sistema medido pelo deslocamento de nível do manômetro de tubo aberto. O volume de oxigênio liberado durante a reação é proporcional a quantidade de água liberada nas buretas para equilibrar a pressão do sistema.

Resultado e discussão

A reação de decomposição do peróxido de hidrogênio é dada por: 2H2O2→ H2O÷O2, a mesma ocorre em baixas temperaturas na presença de catalisadores. Os catalisadores mais utilizados para esta reação são: Pd, Fe, Co, Ni, Mn, Cr e Cu. Os metais de transição, assim como os metais preciosos, podem ser suportados e combinados, ou seja, a utilização de dois metais de transição diferentes em um mesmo suporte de forma a maximizar a conversão fracional. A ordem de reação foi avaliada utilizado o método integral, neste sentido, considerou- se um sistema homogêneo e foi avaliado as ordens de reação zero, primeira e segunda ordem. Com as equações obtidas na forma linear descritas nas equações dadas a seguir: ordem zero CH2O2=CH2O20-kt; primeira ordem Ln CH2O2/ CH2O20=-kt e segunda ordem 1/CH2O2-1/ CH2O20 =kt. A decomposição do H2O2 foi realizada em pressão atmosférica em um reator agitado magneticamente contendo 0,5 g de catalisador, no meio líquido de reação (150 mL) a 29°C, e concentração inicial de H2O2 0,01936 mol/L no reator, com os resultados apresentados na Figura 1.A influência da concentração inicial de peroxido sobre a constante de velocidade foi avaliada. Para o cálculo considerou-se uma reação de segunda ordem em relação a concentração de peróxido. Os resultados obtidos estão mostrados na Figura 2. Pode-se observar uma dependência linear da constante de velocidade com a concentração inicial de peroxido, resultados que estão de acordo com os dados encontrados na literatura.

Figura 1. Estudo da ordem da reação



Figura 2.

Influência da concentração inicial de peróxido sobre a constante cinética.

Conclusões

A partir da análise dos dados obtidos a utilização de óxido de manganês como catalisador para a decomposição do H2O2 é descrita por uma reação de segunda ordem eque aumento da concentração inicial provoca a diminuição da constante de velocidade. Além disto, foi desenvolvido a pratica experimental de forma eficiente que mostra a influência de parâmetros de processo sobre as variáveis cinéticas.

Agradecimentos

Referências

CARVALHO, A. Bianchi de; RODRIGUES, H. Vieira, AZEREDO, M. Santos. Caracterização de catalisadores de Co-Mo/Al2O3 para a produção de SWNT’s a partir da deposição química a vapor do CH4. 2015.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Departamento de Química e de Petróleo. Universidade Federal Fluminense. Niterói.
CHOUDHARY, V. R.; SAMANTA, C.; CHOUDHARY T.V. Factors influencing decomposition of H2O2 over supported catalyst in aqueous medium. Journal of molecular catalysis. v. 260, n. 1-2, p.115-120, December. 2006.
EDWARDS, Jennifer Kelly. Direct synthesis of hydrogen peroxide from hydrogen and oxygen over catalysts containing gold. Cardiff University, 2006.
FOGLER,H.S.., Elementos de engenharia das Reações Químicas.4. ed. Rio de Janeiro, LTC,2013.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul