Análise de uma proposta metodológica integradora e contextualizada: contribuições à aprendizagem conceitual dos estados físicos da matéria

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Iniciação Científica

Autores

Santos, A.E. (IFPE) ; Silva, D.F. (IFPE) ; Falcão, A.P.S.T. (IFPE)

Resumo

Neste trabalho analisou-se a utilização de vídeos em animações disponíveis no YouTube para trato pedagógico do ensino como meio para proporcionar uma aprendizagem de conceitos químicos de forma significativa. Avaliou-se as contribuições dessa proposta por meio de mapas conceituais, a animação selecionada foi os estados da matéria, onde se pode trabalhar os conceitos dos estados físicos da matéria e das transições de fases. A literatura aborda que os mapas conceituais podem inicialmente ser dispersivos e dificultar a aprendizagem conceitual.Motivados por esta questão propomos a integração dos mapas conceituais e de animações uma vez que essa última pode contribuir minimizando possíveis confusões de organização na elaboração dos mapas.A proposta pode ser muito útil à aprendizagem conceitual.

Palavras chaves

Animações; Mapas conceituais; Estados da matéria

Introdução

As pesquisas atuais no âmbito de processos ensino-aprendizagem de conceitos específicos de química mostram uma grande dificuldade dos estudantes nos mais variados níveis de ensino (infantil, básico, superior) em compreender e relacionar esses conceitos[1]. Estudos acadêmicos afirmam que a maioria dessas dificuldades podem estar ligadas ao conhecimento específico em si [2] como também na aprendizagem conceitual humana [3] ou ainda nas fragilidades na formação escolar inicial[4] “Como professores, não podemos mudar a natureza do conhecimento químico. No entanto, podemos mudar a forma como é ensinado.”[5]. Motivados por estas questões o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica- NEAs do IFPE – Campus Vitória de Santo Antão/PE vem investigando e analisando métodos e técnicas que contribuam para uma efetiva aprendizagem conceitual, pois uma vez compreendido o conceito de algo pode-se aplicá-lo a qualquer área do conhecimento, além das conexões e contextualização do conhecimento à realidade cotidiana do próprio estudante, salientando assim, a importância de uma aprendizagem conceitual efetiva. Todo estudo surgiu de uma situação real observada no “chão da escola” a partir da avaliação e investigação das contribuições de animações com temática ambiental na introdução de conceitos químicos nas séries iniciais. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições de uma proposta metodológica integradora e contextualizada de animações e mapas conceituais para aprendizagem conceitual dos estados físicos da matéria.

Material e métodos

Este trabalho é um estudo exploratório, descritivo e de campo. Realizou-se uma investigação teórica na literatura a respeito do desenvolvimento de metodologias e técnicas que auxiliem à aprendizagem de conceitos químicos através da temática educação ambiental, área de pesquisa do Núcleo de Estudos em Agroecologia e produção orgânica (NEAs)-IFPE/Campus Vitória de Santo Antão/PE. A primeira etapa deste trabalho consistiu em avaliar a utilização de animações para auxiliar a aprendizagem de conceitos químicos específicos. Onde selecionou-se a animação os estados da matéria[6] e uma vez selecionada a animação a ser investigada, foram identificados os conceitos químicos presentes na animação, o conteúdo selecionado foi estados físicos da matéria e para fundamentar a investigação e análise realizadas, utilizou-se como referência a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel[7]. Para validar a inserção de animações com potencial para contribuir com a aprendizagem conceitual utilizou-se de mapas conceituais[8] para avaliar a proposta didática.

Resultado e discussão

A figura 1 apresenta o esquema de investigação teórica para a proposta metodológica integradora e contextualizada em formato de mapa conceitual onde partimos de uma hipótese sobre a relevância de animações para auxiliar à aprendizagem de conceitos químicos, em que a animação aborda conceitos dos estados físicos da matéria uma vez escolhida a animação e identificado os conceitos químicos presentes avaliamos como conseguiremos responder ao nosso objetivo principal auxiliar à aprendizagem de conceitos específicos. O estudo em pauta, fundamenta-se na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Inicialmente aplicamos um pré-teste que possuía uma charge com os estados físicos da água contendo as seguintes questões: O que aconteceu com a água? Por que a água aparece de formas diferentes?. Para analisar a construção conceitual presente nas respostas exemplificadas na tabela 1. Para avaliar a contribuição das animações à aprendizagem significativa propomos um estudo através de mapas conceituais, porém, identificamos que os mesmos podem ocasionar uma certa desorientação ao se organizar os conceitos. Inquietados por esta questão, propomos uma investigação da integração dos mapas conceituais e das animações de forma que as animações tornem a construção dos mapas mais organizados em termos conceituais. Chamamos a proposta metodológica de integradora e contextualizada, destacando que este é um resultado muito interessante no campo de investigação de metodologias que auxiliem processos de aprendizagem conceitual uma vez que não é simples avaliar o quanto alguém aprende e como se organiza a construção conceitual específica, principalmente nas séries iniciais, ensino fundamental I.

FIGURA 1

Figura 1. Mapa conceitual organizacional proposto para investigação da proposta metodológica integradora.

TABELA 1

Tabela 1. Conceitos identificados nas respostas ao pré-teste

Conclusões

Constatou-se que a proposta metodológica integradora e contextualizadas por meio de animações e mapas conceituais, pode ser muito útil para auxiliar na aprendizagem de conceitos químicos específicos contribuindo também em investigações de fragilidades conceituais por parte dos estudantes avaliando a aprendizagem significativa e construção conceitual. Além disso, pode contribuir para melhoria da prática docente, visto que os professores do ensino de ciências podem utilizar essa proposta didática em suas aulas ao introduzir os conceitos de estados físicos da matéria.

Agradecimentos

Os autores agradecem ao MAPA/CNPq, à Pró-Reitoria de Extensão por meio do PIBEX/IFPE e ao Instituto Federal de Pernambuco- Campus Vitória pelo apoio financeiro.

Referências

[1] Cros D., Maurin M., Amouroux R., Chastrette M., Leber J. and Fayol M., (1986), Conceptions of first-year university stu- dents of the constituents of matter and the notions of acids and bases, Eur. J. Sci. Educ., 8(3), 305–313.
[2] Johnstone A. H., (2000), Teaching of chemistry – logical or psychological?, Chem. Educ.: Res. Pract. Eur., 1(1), 9–15.
[3] Cardellini L., (2012), Chemistry: why the subject is difficult? Educ. Quíım., 23(2), 305–310.
[4] Yaman F. and Ayas A., (2015), Assessing changes in high school students’ conceptual understanding through concept maps before and after the computer-based predict–observe–explain (CB-POE) tasks on acid–base chemistry at the secondary level, Chem. Educ. Res. Pract., 16(4), 843–855.
[5] Aguiar J., Correia P., (2016), Using concept maps as instructional material to foster understanding of atomic model and matter-energy interaction. Chemistry Education. Research and Practice in Europe, v.17, p. 765, 2016.
[6] Criadores, (Animações), (2017). http:// www.youtube.com/channel/ (accessed Aug 05, 2017).
[7] Ausubel D. P., (2000), The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view, Kluwer Academic Publishers.
[8] Novak J. D., (2010), Learning, Creating, and Using Knowledge: Concept Maps as Facilitative Tools in Schools and Corporations, Routledge.
[9] You Tube, (2017). http:// www.youtube.com/ (accessed Aug 05, 2017).

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