Aplicação do trabalho de doutorado da famosa cientista Marie Curie ao ensino de química

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Liberato, A.R. (IFRJ) ; Milagre, L. (IFRJ) ; Cerqueira, E. (IFRJ)

Resumo

Marie Curie foi uma cientista brilhante dos séculos XIX e XX, que pavimentou o caminho para a radioatividade e suas aplicações. Ela notou que havia um novo elemento radioativo desconhecido no minério de urânio Pechblenda. Para isolar este elemento, ela aplicou técnicas analíticas baseadas em reações de precipitação. Desta forma, Marie isolou dois novos elementos, rádio e polônio. O objetivo do trabalho é descrever, através de esquemas e demonstrações, o passo a passo do procedimento analítico seguido por Marie, abordando conteúdos de química de nível médio e superior, como: equilíbrio de precipitação, complexos e análise de cátions. Devido à rica história de superação da cientista, espera-se que esta abordagem possa inspirar alunos e professores, melhorando o processo ensino-aprendizagem.

Palavras chaves

Marie Curie; Ensino de química; Precipitação

Introdução

Marie Curie foi uma cientista brilhante dos séculos XIX e XX, que pavimentou o caminho para a radioatividade e suas aplicações, além de ser uma pessoa engajada em problemas de seu tempo[1]. A cientista foi a primeira mulher a receber um prêmio Nobel e a primeira pessoa a receber dois prêmios Nobel em áreas científicas distintas (química e física). As conquistas de Marie, em uma época em que mulheres eram raramente aceitas em universidades, foram importantes passos no caminho para a igualdade de gêneros em todo o mundo. Em seu trabalho de doutorado, Marie descreveu o processo de isolamento dos novos elementos químicos, rádio (Ra) e o polônio (Po) a partir do minério de pechblenda[1]. Marie e seu marido, Pierre, aplicam, com grande empenho e inteligência, técnicas clássicas de extração e separação baseadas, principalmente, em reações de precipitação de hidróxidos, sulfetos, sulfatos e carbonatos[2]. O objetivo do trabalho é descrever, através de esquemas e demonstrações experimentais, o passo a passo do procedimento analítico seguido por Marie, abordando conteúdos de química de nível médio e superior, como: funções inorgânicas, reações químicas, equilíbrio de precipitação, complexos, análise de cátions, radioatividade e gravimetria. A importância do trabalho se deve à necessidade de novas metodologias de ensino para incentivar e envolver alunos nos estudos. Isto é especialmente importante na época atual, em que os alunos convivem com repletas distrações, devido à internet, aos celulares e às redes sociais[3]. Neste contexto, a admiração pela figura marcante de Marie Curie, poderia gerar um maior envolvimento do estudante com os conteúdos abordados, aumentando seu foco, rendimento e curiosidade.

Material e métodos

Inicialmente, foi feita uma extensa pesquisa bibliográfica sobre a biografia e sobre a carreira científica de Marie Curie, como foco no procedimento detalhado de isolamento do Rádio e do Polônio a partir da pechblenda. O filme “Madame Curie” de 1944[4], baseado no livro com mesmo título de Eve Curie, filha de Marie, e o documentário francês de 2011, “Marie Curie au- delà du mythe”[5] foram assistidos e discutidos entre o grupo, junto com as referências bibliográficas. Com base na pesquisa feita, foi elaborada uma linha do tempo, descrevendo a vida e principais conquistas da cientista. Após isso, foi elaborado um fluxograma com o procedimento detalhado do isolamento do rádio a partir da pechblenda, baseando-se em trechos da tese de doutorado de Marie Curie[2] “e outras referências. As reações químicas e conceitos químicos abordados no trabalho da cientista foram destacados. As formas como estes conteúdos poderiam ser abordados em tópicos específicos de disciplinas de química foram explicitadas através de exemplos e exercícios. Alguns dos experimentos de Marie Curie foram desenvolvidos em pequena escala para demonstração em laboratório ou sala de aula. Além disso, parte do trabalho, focada na investigação científica da pesquisa de Marie Curie, foi submetido ao concurso “Marie Curie: do laboratório aos Prêmios Nobel”, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Resultado e discussão

O trabalho recebeu a primeira colocação no concurso “Marie Curie: do laboratório aos Prêmios Nobel”, realizado no IFRJ. A aplicação do trabalho em sala de aula ainda está em desenvolvimento.

Conclusões

O trabalho propõe uma metodologia diferenciada de contextualização de conceitos químicos através do estudo da vida inspiradora da cientista Marie Curie. A conquista do primeiro lugar no concurso promovido pelo IFRJ denota a qualidade do trabalho. Espera-se que estudantes de nível médio e superior possam se inspirar e se envolver mais em conteúdos de química através desta abordagem, melhorando o processo ensino-aprendizagem.

Agradecimentos

Ao IFRJ e ao Yázigi, pela premiação no concurso “Marie Curie: do laboratório aos Prêmios Nobel” com: financiamento da participação do grupo em um congresso nacional;

Referências

[1] PASACHOFF, Naomi. Marie Curie And the Science of Radioactivity. Oxford University Press, New York, Oxford, 1996.
[2] HON, R. J. Strutt. The Becquerel rays and the properties of radium. London, p. 208-210, 1906.
[3] do NASCIMENTO, Catarina de Fátima Veiga. Desafio docente: era (digital) da informatição. Revista Therma v.9(2), 2012.
[4] VUILLERMET, M. Marie Curie au-delà mythe. [Filme-vídeo]. Les Films d'un jour, ARTE FRANCE, França, 2011. 52 min.
[5] LEROY, M. Madame Curie. [Filme-vídeo]. Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), Estados Unidos, 1944. 124 min.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul