Produção de papel a partir do capim

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Miyochi, M.R. (COLÉGIO OBJETIVO) ; Izidoro dos Santos, J. (COLÉGIO OBJETIVO) ; Hae Eun Lee, C. (COLÉGIO OBJETIVO) ; Alberto Pereira Domingues, C. (COLÉGIO OBJETIVO) ; Mitusaki Torralbo, K. (COLÉGIO OBJETIVO)

Resumo

O objetivo deste trabalho é produzir papel, utilizando gramíneas consideradas pragas como fonte de celulose. Para a realização utilizamos dois tipos de grama: cama de gato (Dactylis Glomerata) e tiririca (Cyperus Rotundus), produzimos através do método Kraft (cozimento continuo na presença de hidróxido de sódio) e o branqueamento fora feito utilizando Peróxido de hidrogênio. Além de diminuir as queimadas - utilizadas para controle do crescimento do capim- serve de alternativa ao uso da madeira.

Palavras chaves

Capim; Papel; Fonte Fibrosa

Introdução

Os recursos naturais não são infinitos, e por isso deve-se substituí-los por materiais ou métodos que sejam favoráveis e benéficos ao meio ambiente, preferencialmente renováveis. Assim o homem vem tentando encontrar fontes que sejam renováveis e mais eficientes, minimizando a exploração predatória. Apesar da utilização do papel estar em declínio pela a inserção de tecnologias eletroeletrônicas (laptops, tablets e celulares), este material ainda tem relevância na sociedade atual e, portanto, ainda que em declínio, sua produção não cessará nas próximas décadas. Desta forma, pensar numa maneira ambientalmente favorável pode ser uma saída para resolver dois problemas: um deles é a produção de papel que está em declínio, devido ao uso das novas tecnologias e a falta da matéria prima, e outro é que também minimiza o problema da retirada das pragas que vem sendo retiradas de modo prejudicial ao meio ambiente. Atualmente o método Kraft, que consiste em cozimento contínuo da fibra celulósica na presença do Hidróxido de sódio (NaOH) e Sulfeto de sódio (NaSO3) é o mais utilizado nas indústrias para produção do papel. A região Sul do Brasil é responsável (nacionalmente) pela maior área de corte de Eucalipto, que demora em torno de 3 anos para crescer, quando o clima está favorável. Assim, o capim torna-se uma boa fonte alternativa já que cresce rapidamente, além de ser considerada uma praga natural e retirado muitas vezes de forma inadequada para o meio ambiente. A queima do capim forma mais utilizada para a retirada deste, causa danos não só a camada de ozônio (O3), como também desgasta o solo.

Material e métodos

Materiais: Capim (cama-de-gato) ou (tiririca); Cola Branca; Peróxido de Hidrogênio (40 volumes); Liquidificador; Prensa feita de madeira ou Tábua de Vidro; Lixa de artesanato. Métodos: Colhemos o capim e o deixamos secar. Após a secagem e utilizando um liquidificador, trituramos o material com um pouco de água. Utilizando uma peneira, coletamos as fibras e levamos a mistura ao fogo com Peróxido de Hidrogênio até clarear e filtramos. Adicionamos um pouco de cola à pasta filtrada, moldamos e prensamos. Após secagem (por volta de 1 semana) retiramos o papel do molde.

Resultado e discussão

Os primeiros testes foram feitos utilizando como matéria prima o capim "Tiririca". Com este obtivemos folhas grossas e não uniformes, conforme a FIGURA 1. Após adequação da técnica e do método experimental substituímos a fonte de matéria prima pelo capim "Cama-de-Gato". Isto porque este é de maior aquisição e de mais fácil acesso no comércio local. Este material assim como o outro nos forneceu resultados satisfatórios, com uma melhor espessura e espalhamento tal como a FIGURA 2. Mesmo que os métodos tradicionais façam o uso de agentes branqueadores tóxicos, o Peróxido de Hidrogênio mostrou-se eficiente, fornecendo os mesmos resultados.

FIGURA 2

Teste realizado com o capim cama de gato (Dactylis Glomerata)

FIGURA 1

Teste realizado com o capim tiririca (Cyperus Rotundus).

Conclusões

A produção do papel é um segmento industrial que, apesar de estar em declino, ainda ocupa uma fatia econômica considerável dentro da realidade de setor industrial. Neste sentido, então, encontrar novas fontes de matéria prima para a produção deste é algo que ainda tem uma importância dentro da nossa realidade. Assim, produzir papel a partir das gramíneas utilizadas neste trabalho é interessante não só pelo ponto de vista econômico como também do ponto de vista ambiental, pois também resolve outro problema que é o controle de pragas no plantio e nas lavouras, por exemplo.

Agradecimentos

Agradecemos o Colégio Objetivo Arujá pela oportunidade, aos nossos professores e mentores, pelo auxilio durante a realização deste projeto.

Referências

Atelier, Lallana e Daniela Fellipe. Lallana. Disponível em: < http://lallana-
atelier.blogspot.com.br> Acesso em: 28 jun.2017

HobbyCraft. Disponível em:< http://www.hobbycraft.co.uk> Acesso em: 28 jun. 2017


Universidade Estadual do Amapá. (2011). Fabricação de Celulose. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeokwAA/fabricacao-celulose. [consultado em 25-06-2017]


FloraSBS. (2010). Cyperus rotundus Tiririca. Disponivel em: https://sites.google.com/site/florasbs/cyperaceae/tiririca. [consultado em 25-06-2017]

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul