Uvitcha: Aplicação dos subprodutos da fabricação do Vinho.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Puntel, V. (IFRS - CAMPUS CAXIAS DO SUL) ; Vargas, J. (IFRS - CAMPUS CAXIAS DO SUL) ; Garcia Schweickardt, S. (IFRS)

Resumo

O objetivo do presente trabalho é a utilização dos resíduos da produção de uva e vinho nas áreas alimentícia e cosmética, de modo a obter produtos que possam ser comercializados e minimizar o descarte dos subprodutos. Durante o primeiro processo de envase da bebida, foram retirados os cristais, as sementes e a borra. As sementes da fruta passaram por um processo a frio para a extração de óleo e farinha, sem adição de produtos químicos, e suas aplicações foram em produtos alimentícios, tais como óleo comestível e biscoitos integrais. Na área da beleza, o óleo foi utilizado como esfoliante corporal em forma de óleo. Os demais subprodutos foram utilizados, como por exemplo, a produção de aromatizantes para ambiente, utilizando a borra do produto.

Palavras chaves

Vinícola; Reuso; Resíduos

Introdução

A Serra Gaúcha recebe anualmente muitos turistas à procura das baixas temperaturas. Dentre as inúmeras atrações turísticas da Serra, há uma grande curiosidade em acompanhar a elaboração dos vinhos, bem como degustar os produtos nas vinícolas localizadas na região conhecida como Região Uva e Vinho. Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho, o Brasil estabeleceu a quinta colocação de maior produtor da bebida do hemisfério sul. Só na região da serra gaúcha é produzido anualmente cerca de 700 milhões de kg de uvas, que são destinadas à produção de sucos e vinhos, o que gera aproximadamente 70 milhões de kg de resíduos, incluindo casca, polpa e sementes de uva. Esses resíduos são descartados sem qualquer aproveitamento auto-sustentável.

Material e métodos

Para realização do presente trabalho, foi efetuada uma vasta pesquisa de dados nos sites do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), bem como conversas com gestores de vinícolas e empresas preocupadas com o descarte inadequado dos subprodutos. A partir dos dados e conhecimentos adquiridos, ao longo do processo de fabricação do vinho os resíduos foram sendo retirados e armazenados para posterior utilização.

Resultado e discussão

Durante o primeiro envase da bebida, a borra que se forma involuntariamente foi retirada, notou-se uma bela e intensa coloração, característica da bebida. Após armazenamento, adicionou-se na mesma álcool de cereais e fixador, com o intuito de produzir um aromatizante de ambientes natural, porém o subproduto aos poucos começou a deteriorar. O bagaço retirado, contia sementes e cascas que foram separadas. As semente foram secadas e posteriormente passaram por um processo a frio para extração do óleo da semente, da mesma forma, além do óleo as sementes foram trituradas para produção de farinha. Estes novos produtos foram utilizados para produção de biscoitos integrais. O óleo foi utilizado também como esfoliante corporal, devido aos diversos benefícios que apresenta.

Conclusões

Com a obtenção e bons resultados dos novos produtos, o próximo passo será elaborar técnicas eficientes e de baixo custo para fabricação, registro e venda dos tais produtos. Assim, será possível utilizar os resíduos de forma sustentável, diminuindo o descarte destes no meio ambiente.

Agradecimentos

A Empresa Biotherapy e a Vinícola Waldemar Milani, que auxiliaram e colaboração com a pesquisa e resultados, bem como aos meus orientadores Samara Garcia Schweickardt

Referências

[1] FERREIRA, L. F. D. Obtenção e caracterização de farinha
de bagaço de uva e sua utilização em cereais matinais
expandidos. 2010.
[2] SANTOS, C. A.; RIBEIRO, R. C.; SILVA, E. V. C.; SILVA,
N.; SILVA, B. A. Elaboração de biscoito de farinha de
buriti (Mauritia flexuosa L. f) com e sem adição de aveia
(Avena sativa L.). Revista Brasileira de Tecnologia
Agroindustrial, Ponta Grossa, v. 5, n. 1, p. 262-275, 2011.
[3] Instituto Brasileiro do Vinho. Disponível em: <http://www.ibravin.org.br/>
[4] Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Disponível em: <http://www.embrapa.br/>

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul