A RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO REGULAR DE ÁCIDO FOSFÓRICO EM REFRIGERANTES A BASE DE COLA E NÍVEIS SÉRICOS DE CÁLCIO IÔNICO

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Oliveira, A.M.V.F. (FUNEC - CENTEC) ; Nascimento, G.F.O. (FUNEC - CENTEC) ; Carvalho, J.P.M. (FUNEC - CENTEC) ; Silva, M.V.Q. (FUNEC - CENTEC) ; Santos, R.N. (FUNEC - CENTEC)

Resumo

A motivação principal para tal pesquisa foi a análise da relação entre ácido fosfórico (H3PO4) presente nos refrigerantes a base de cola e o cálcio iônico presente no organismo humano. Por meio de uma pesquisa, foi descoberto que o ácido fosfórico atua principalmente como quelante do cálcio, importante mineral que atua em funções neuromusculares. Sendo assim, foi desenvolvida uma proposta para colocar em prática e identificar o quão o ácido fosfórico pode ser maléfico contra o cálcio iônico. Então, 21 voluntários foram submetidos ao consumo regular de refrigerantes a base de cola durante 15 dias. Ainda assim, este estudo científico contribui para alertar as pessoas que já têm deficiência de cálcio em seu organismo e quanto aos malefícios do consumo desacerbado de refrigerantes.

Palavras chaves

Cálcio Iônico; Refrigerante; Titulação

Introdução

Refrigerante é uma bebida não alcoólica, carbonatada, com alto poder refrescante em diversos sabores [1]. Os refrigerantes a base de cola é um dos mais comuns e contém em sua composição química o ácido fosfórico (H3PO4) que, quando reagido com o íon cálcio, forma o fosfato de cálcio Ca3(PO4)2, o qual é solúvel em água e facilmente excretado pelo organismo. Ocorre que a ingestão desse mineral é prejudicada quando feita juntamente com essa substância, a qual dificultará a absorção de cálcio pelo organismo [2]. Sabe-se ainda que o cálcio é fundamental para o organismo humano atuando nos ossos e em funções neuromusculares, e a falta deste mineral, pode acarretar a diversos problemas, como por exemplo a osteoporose que atua deixando os ossos quebradiços [3]. O objetivo do trabalho é quantificar os níveis séricos de cálcio iônico com voluntários antes e após 15 dias durante exposição com refrigerantes a base de cola e, por isso, conscientizar a comunidade quanto ao consumo regular de refrigerantes a base de cola e sua ação no metabolismo do cálcio. Além disso, quantificar e qualificar o teor de ácido fosfórico presente em uma amostra de duas marcas específicas a fim de comprovar se estava de acordo com as normas da ANVISA [4].

Material e métodos

O método foi desenvolvido de forma com que 21 voluntários passassem por uma curta exposição a refrigerantes a base de cola. Além de calcular os níveis séricos de cálcio iônico, foi estabelecido o cálculo da quantidade de ácido fosfórico nos refrigerantes através da TITULAÇÃO POTENCIOMÉTRICA, onde duas marcas distintas de refrigerantes a base de cola foram submetidas à análise, com o objetivo de certificar que ambas estavam nos padrões exigidos pela ANVISA. Os 21 voluntários foram submetidos durante 15 dias sem a exposição e consumo de refrigerantes a base de cola e, logo após, 15 dias em exposição e consumo regular de refrigerantes a base de cola. O consumo de cada voluntário foi de aproximadamente 250mL por dia. Para comprovar a quantidade de cálcio nos 21 voluntários, foram coletadas amostras de sangue no período pré e pós-exposição. Foi utilizado o ANALISADOR DE ÍONS com o método de ELETRODO SELETIVO onde este aparelho utiliza a metodologia de determinação de cálcio iônico através de trocas iônicas. Os resultados obtidos foram em mmol/L. Para comprovar e quantificar o teor de ácido fosfórico em duas marcas distintas foi utilizado a TITULAÇÃO POTENCIOMÉTRICA ÁCIDO-BASE que é um método volumétrico em que o potencial entre dois eletrodos é medido (eletrodo de referência e indicador) como função do volume do reagente adicionado [5]. Visando a importância da ética neste estudo científico, todos os voluntários assinaram um termo de compromisso onde autorizaram a realização de exames de sangue e seus provenientes. Durante todo o projeto os locais utilizados foram os laboratórios de química e análises clínicas da FUNEC – CENTEC, sob supervisão do orientador responsável.

Resultado e discussão

Sobre os resultados das análises do cálcio ionizado, os valores em mmol/L do cálcio iônico teve como média=1,28, DP= 0,049 e CV=3,82% na fase basal e na fase de coleta pós-exposição média=1,21, DP=0,029 e CV=2,39%. Entre a forma basal e pós, o cálcio iônico apresentou um DP=0,049. O ácido fosfórico também foi dosado em duas marcas distintas de refrigerantes, a fim de verificar se a quantidade de ácido fosfórico presente estava dentro das normas técnicas regida pela ANVISA de 0,07%. De acordo com o ponto de inflexão do GRÁFICO 1 que representa a primeira derivada, o volume gasto de NaOH para neutralizar o ácido fosfórico presente na amostra 1 de refrigerante foi de 3,5mL e a porcentagem de ácido fosfórico encontrada é de 0,067%, estando portanto, dentro dos valores permitidos pela ANVISA. Além disso, o volume gasto de NaOH para neutralizar o ácido fosfórico presente na amostra 2 de refrigerante foi de 4mL e a porcentagem de ácido fosfórico encontrada é de 0,07%, estando também dentro dos valores permitidos.

Gráfico 1 - Primeira Derivada da Titulação Potenciométrica de H3PO4

Valor referente à amostra 1

Tabela 1 - Resultado do Cálcio Iônico

Valores referentes às fases pré e pós-analítica dos voluntários

Conclusões

Conclui-se então que com apenas 15 dias de exposição a refrigerantes de cola os voluntários desse estudo apresentaram queda significativa do cálcio ionizado podendo comprometer, em longo prazo, os níveis séricos deste elemento.

Agradecimentos

Direção da FUNEC–CENTEC; Departamento de Química Industrial da FUNEC-CENTEC; Departamento de Análises Clínicas da FUNEC-CENTEC; Voluntários participantes;

Referências

[1] LIMA, Ana Carla da Silva; AFONSO, Júlio Carlos. A Química do Refrigerante. Química Nova na Escola, vol. 31, nº 3, 210, 2009.
[2] SILVA, André Luís Silva da. Ácido fosfórico e descalcificação óssea. Disponível em: <http://www.infoescola.com/quimica/acido-fosforico-e-descalcificacao-ossea/>. Acesso em: 18 jul. 2017.
[3] MOTTA, Valter Teixeira. Bioquímica Clínica para o Laboratório: Princípios e Interpretações. 5º. ed. Rio de Janeiro: MedBook, 140-147, 2009.
[4] ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 5, de 15 de janeiro de 2007. Disponível em: <http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B7772-1-0%5D.PDF>. Acesso em: 22 jul. 2017
[5] HOLLER, F. James; SKOOG, Douglas A.; CROUCH, Stanley R. Príncipios de Análise Instrumental. 6. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. vii, 1055 p.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul