Despertando as inteligências com Role Playing Game em aulas de Química

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Santos, R.P. (IFRN) ; Paiva, J.G. (IFRN) ; Santos, L.O. (IFRN)

Resumo

O projeto visa fomentar o interesse e o estímulo dos jovens aos saberes escolares, enquanto promove uma interação do Instituto Federação de Educação,CIência e Tecnologia (IFRN/CAMPUS MACAU) com a comunidade na qual está inserido, por meio do jogo de representações de papeis ( Role playing games- RPG). Sabe-se que tal jogo pode, além de interagir as noções de teatralidade e performatividade, contribui para o processo de ensino- aprendizagem, já sendo utilizado como ferramenta em sala de aula, entretanto,inova-se aqui ao utilizá-lo como uma atividade de extensão. Pretende-se, portanto, além de estimular e fortalecer o contato imediato da comunidade acadêmica do IFRN/ Campus Macau com a sua comunidade externa através de uma atividade lúdico educativa, estimular a leitura e a produção narrativa

Palavras chaves

Ensino; Química; Role Playing Game

Introdução

Este trabalho tem por objetivo a aplicação do RPG (Role Playing Game) como um elemento adicional ao ensino de química, e o desenvolvimento das múltiplas inteligências com o desenvolvimento do jogo. Em alguns momentos, a Química é uma disciplina de difícil compreensão, por este motivo, vê se a necessidade do uso de atividades lúdicas para fixação de conteúdos como alternativa no processo ensino-aprendizagem, o RPG que é um jogo de interpretação grupal desenvolvendo-se no plano da imaginação, podendo ser utilizando para testar os conhecimentos químicos e suas aplicabilidades no cotidiano. Como este tipo de jogo é uma atividade oral que requer leituras diversas para fomentar a imaginação dos jogadores. Os conhecimentos químicos podem exercer grande desempenho como ferramentas. Utilizando-se de tais conhecimentos, os participantes irão ser colocados em situações que proporcionam a liberdade e não possui a atmosfera de medo criada em um contexto de aula. O jogo se confunde com uma literatura interativa, pelo o fato de ser narrado, e através do ato desenvolver uma história, este elemento no RPG parece envolver e fascinar pessoas de várias idades, talvez pelo fato de que a arte de narrar histórias, há muito tempo, faz parte das práticas dos homens.

Material e métodos

O instrumento criado para ser utilizado como ferramenta auxiliar de aprendizagem foi um jogo de RPG do tipo de mesa denominado de DUNGEONS & ALCHEMIST. O jogo seguiu os princípios do sistema D&D (Dungeons & Dragons), mas com personagens criados previamente, baseando se nos temas de inorgânica. Como o RPG é um jogo com vários atrativos como criatividade, onde os jogadores têm que vencer as situações propostas usando as ferramentas que o cenário descrito fornece a liberdade de expressão dos alunos quanto personagem, o livre arbítrio de tomar decisões no jogo que definirão a vida de seus personagens contribuindo na recriação da aventura, sendo assim um jogo que jovens e adultos entram em um mundo de possibilidades e novas descobertas. A turma estava demonstrando dificuldades na compreensão dos assuntos de inorgânica, e para melhor compreensão dos assuntos de química foi feito o convite para testar essa nova abordagem onde seis alunos foram voluntários para o teste, o jogo foi abordado em turno inverso das aulas e todo o jogo feito sobre os conteúdos de inorgânica. A dinâmica do jogo consistiu em fazer com que os jogadores, através de seus personagens, vivenciassem sessões (partidas narradas por um mestre), onde seus personagens usufruíssem dos conhecimentos químicos para sobreviverem em ambientes onde o conhecimento é a maior arma. Antes e após aplicação foi feita uma pesquisa com 25 alunos da turma onde feitos um questionário com 20 perguntas, envolvendo ações do cotidiano que segundo Howard Gardner, é suficiente para testar quais das inteligências múltiplas o individuo possui, as questões eram diretas com respostas sim ou não.De acordo com Cavalcanti e Soares (2009), o RPG pode ser utilizado no intuito de averiguar o que o jogador aprendeu nas aulas.

Resultado e discussão

Em relação à fixação da disciplina o grupo de alunos participantes se destacou em sala por participação, pois o jogo despertou a curiosidade dos alunos e estimulou a busca por conhecimento.O que o RPG trabalhou foi, a Inteligência Lógica matemática trabalha com problemas aritméticos e no RPG está presente quando se joga o dado pra obter um valor, ao criar uma estratégia para sair de um problema ou montar um ataque.A Inteligência Intrapessoal envolve os sentimentos e dentro do jogo isso é enfatizado pela ansiedade de uma jogada bem sucedida, com a emoção de vencer uma batalha ou perde lá. A Inteligência Interpessoal trabalha com situações onde o individuo ira interagir com os demais percebendo as motivações, no RPG isso apresenta uma força muito grande, pois quem joga acaba desenvolvendo espirito de liderança e atitude para com os demais jogadores, estando pronto para perceber as ações em conjunto.Inteligência Linguística basicamente é à proporção que existe para comunicação seja ela por uma musica ou conversa, dentro do jogo o dialogo é extremamente necessário, para a troca de informações um de seus pontos principais.Inteligência Sinestésica são habilidades corporais, como este existe a interpretação do personagem determinando quem é o personagem e a arte cênica é um dos pontos principais desta inteligência.Por ultimo trás a Inteligência Espacial que trabalha a capacidade de visualização em dimensões e esta é a que se encaixar por completo ao RPG por ser um jogo de imaginação a projeção dos personagens. Os resultados do questionário feito antes e depois do jogo estão nos gráficos 1 e 2, como as partidas foram todas construídas dentro de inorgânica os alunos tiveram que se familiarizar com o assunto para superarem os desafios construídos dentro do RPG.

Gráfico 1

Pesquisa feita em sala antes do jogo, onde vemos a inteligencia musical com maior frequência

Gráfico 2

Resultado após aplicação do jogo, tivemos uma média entre as inteligencias e destaque para a espacial que era a menor antes.

Conclusões

De certa forma os alunos buscaram os conteúdos para evoluírem como personagens e na busca pela evolução assimilaram assuntos propostos como meio de sobreviver no jogo.Ex: um dragão de ferro precisa ser derrotado, desta forma os jogadores precisam balancear uma determinada reação para obter ácido que seja eficaz contra o monstro, para complementar as analises sobre RPG o trabalho de Gardner (1989) que propõe que todos os indivíduos, em princípio, têm a habilidade de questionar e procurar respostas usando todas as inteligências. Inteligência essa ligada a educação e aos jogo.

Agradecimentos

Ao Coordenador de Extensão do campos Macau, ao diretor academico e ao IFRN por proporcionar a participação deste evento!

Referências

CAVALCANTI E. L. D. e Soares M. H. F. B.; Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol.8 Nº1, 2009.

GARDNER, H. The mind's new science. New York, Basic Books Inc., 1987.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul