INVESTIGAÇÃO DOS ASPECTOS NUTRICIONAIS DA FARINHA PRODUZIDA A PARTIR DA CASCA E DA POLPA DA BATATA-DOCE

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Nery, L.A. (IFMT BELA VISTA) ; Souza, A.B.A. (IFMT BELA VISTA) ; Souza, A.F.S. (IFMT BELA VISTA) ; Sasaki, K.M. (IFMT BELA VISTA) ; Silva, M.E. (IFMT BELA VISTA)

Resumo

A crescente preocupação com a alimentação saudável tem influenciado o consumo da batata doce como complemento alimentar. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo produzir farinhas da casca e da polpa da batata-doce (Ipomoea batatas L.), obtida a partir da desidratação seguida da moagem sem adição de conservantes químicos. Após a fabricação da farinha, elas foram submetidas à análises: cinzas, proteínas, lipídeos, fibras e perfil sensorial com o propósito de estudar suas propriedades a fim de incluí-las no mercado para serem utilizadas na fabricação de subprodutos. A partir dos resultados obtidos após as análises, verificou-se que os valores encontrados estão dentro dos parâmetros estipulados para o tubérculo in natura.

Palavras chaves

farinha de batata-doce; análises físico-químicas; aspectos nutricionais

Introdução

A batata-doce (Ipomoea batatas L.) é uma hortaliça bastante cultivada no Brasil, sendo rudimentar, de ampla adaptação, tolerante à seca e de fácil cultivo (SILVA & LOPES, 1995). A batata-doce esta entre as doze mais importantes culturas do mundo, ocupando uma vasta importância social e econômica, sendo essencial para suprir às necessidades de alimentação da população, em especial as mais carentes. (BARRERA,1986). Vislumbrando-se sua participação efetiva no suprimento de alimentos, constitui-se numa excelente alternativa para o mercado. Silva et al (2004), mostraram que com o crescente êxodo rural, grande parte do consumo da batata-doce foi substituída por consumo de produtos de mais fácil preparo e maior atratividade. Pensando nessa nova forma de consumo, a farinha busca oferecer praticidade no preparo de subprodutos. Barrera (1986), afirma que esta atividade possuía grande importância econômica e social para o País, embora viesse sendo utilizada quase que inteiramente para a alimentação, em sua forma natural. Apesar de não necessitar de requisitos sofisticados, com o desenvolvimento tecnológico dos métodos de plantações, o índice do cultivo da batata-doce tem aumentado nos últimos anos e ocupa o 6º lugar das hortaliças mais plantadas correspondente a 500.000 toneladas por ano no Brasil (EMBRAPA, 2008). Neste sentido é de total importância o conhecimento da composição nutricional das cascas e polpa das batatas-doce colhidas na região do Mato Grosso e ainda a agregação de valores relacionada ao uso do pó da batata-doce como complemento alimentar e para enriquecimento da dieta da população.

Material e métodos

As batatas-doces cultivadas no estado de Mato Grosso foram adquiridas em uma feira típica da Capital. Para a produção da farinha, as raízes foram higienizadas, desidratadas em estufa a 60ºC por 24 horas e trituradas, polpa e casca separadamente. Após a realização desse processo, foram iniciadas as análises no laboratório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Cuiabá – Bela Vista e da Universidade de Cuiabá (UNIC). A determinação de umidade da farinha em percentual foi quantificada pelo método de desidratação em estufa após 24 horas a 105°C pela diferença de massa. O pH foi determinado através de um pHmetro eletrônico. A análise de lipídeos ou extrato etéreo foi realizada pelo método Soxhlet a quente utilizando como reagente o éter de petróleo em reboiler acoplado ao bloco aquecedor, submetido a temperatura de 40°C a 60°C por 4 horas. Para a determinação da fração proteica foi realizada pelo método Kjedahl. O teor de cinzas foi obtido pela incineração das amostras em temperatura de 550°C em mufla por 4 horas para indicação dos minerais. Na obtenção da fibra bruta, foi utilizada amostra deslipidada (sem lipídios) para reagir com os reagentes: ácido sulfúrico, hidróxido de sódio, álcool etílico e éter etílico. As análises físico-químicas foram realizadas em triplicata, contendo 3g de cada amostra seguindo as instruções determinadas no Instituto Adolfo Lutz e AOAC (Associação de Químicos Analíticos Oficiais), importantes referências no campo alimentício. Foram realizadas análises sensoriais com o subproduto da farinha, avaliando sabor, cor, aroma, textura, aparência global e intenção de compra.

Resultado e discussão

Conforme os resultados das análises obtidos em porcentagem, para o teste de umidade, o percentual da polpa variou entre ±0,04% e da casca ±0,27%, equiparando com o referencial da tabela Taco. Nas cinzas, a variação da polpa foi de ±0,12% e casca ±0,37%. A variação do extrato etéreo, ou seja, a quantidade de lipídios da polpa foi de ±0,10% e da casca ±0,30%. A fibra bruto teve maior variação: casca ±1,31% e polpa ±0,31%. Diante da análise sensorial os subprodutos da farinha de batata-doce obteve boa aceitabilidade. Os resultados obtidos, ao serem comparados à tabela taco, a qual oferece valores referentes a batata-doce crua, encontram-se equiparados, apesar de não existir uma literatura específica da farinha da batata doce, o que demonstra a manutenção das propriedades mesmo após a desidratação. Ao comparar a farinha da casca com a farinha da polpa, percebe-se que a casca possui maiores valores nutricionais com menor teor de lipídeos.

Tabela 1 - Resultados Análises físico-químicas

Resultado da Análise físico-química da farinha obtida da casca e da polpa de batata-doce, Instituto Federal de Mato Grosso, Cuiabá-MT, 2017.

Conclusões

Conclui-se que os resultados obtidos foram satisfatórios, pois as análises em questão demonstraram que os valores são concordantes comparados a literatura, mantendo assim as qualidades nutricionais da batata-doce na farinha produzida. Sendo que a farinha da casca é mais rica em fibras, proteínas e minerais.

Agradecimentos

Ao CNPQ pelo apoio financeiro, a orientadora Lisandra de Abreu Nery, aos colaboradores Jonas Miguel Priebe e Juliene Silva e Souza.

Referências

BARRERA, P. Batata-doce: uma das doze mais importantes culturas do mundo. São Paulo: Ícone Editora, 1986, 91p. (Coleção Brasil Agrícola).

SILVA, J.B.C.; LOPES, C.A.; MAGALHÃES, J.S. Cultura da Batata-doce (Ipomoea batatas L.), Brasília: EMBRAPA-CNPH, 2004, n.6 (Sistema de produção).

SILVA JBC; LOPES CA. 1995. Cultivo de batata-doce [Ipomoea batatas (L.) Lam.]. Brasília: EMBRAPA-CNPH, 18 p. (Instruções Técnicas - CNPH,7).

SILVA, J.B.C.; LOPES, C.A.; MAGALHÃES, J.S. Hortaliças; Sistemas de Produção, 6; (Embrapa Jun./2008)

INSTITUTO ADOLFO LUTZ - Normas Analíticas; métodos químicos e físicos para a análise de alimentos. 4 ed. Brasília: ANVISA, 2005.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul