PRODUÇÃO DE ESFOLIANTE FÍSICO CORPORAL COM SEMENTES DE GOIABA (Psidium guajava)

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Santos, R.G. (IFMT- CUIABÁ BELA VISTA) ; Silva, R.S. (IFMT- CUIABÁ BELA VISTA) ; Santos, J.M. (IFMT- CUIABÁ BELA VISTA) ; Cunha, J.N.F. (IFMT- CUIABÁ BELA VISTA)

Resumo

A pele é responsável pela proteção externa de nosso organismo e sofre degradação ao longo do tempo. A fim de restaurar a qualidade desse órgão, vários procedimentos são utilizados, sendo a esfoliação mecânica um dos mais empregados, em virtude de seu baixo custo e facilidade de realização, que consiste em remover a pele pela ação de um agente abrasivo, melhorando assim a sua qualidade. Esse trabalho objetiva desenvolver um esfoliante físico empregando-se as sementes da Psidium guajava, que é um resíduo descartado no processamento do fruto. Os testes foram realizados em tiras de papel A4 como substituto da pele humana e os resultados mensurados pelo freeware IMAGEJ. O esfoliante desenvolvido apresentou potencial para desenvolvimento de um produto comercial.

Palavras chaves

Abrasivo cutâneo; freeware IMAGEJ; Substituto à pele humana

Introdução

A cútis ou pele é maior órgão do corpo humano sendo este exposto ao meio ambiente agindo como barreira entre a parte interna e externa contra agentes. A partir disso entende-se a importância da pele para a proteção do organismo, sendo assim produtos que cuidam desta estão sendo a cada dia mais procurados principalmente a linha de cosmético onde grande parte de seus produtos são destinados a cútis. Sendo um desses o esfoliante, um cosmético destinado a raspagem da pele a fim de estimular o crescimento e renovação de suas células. Sendo assim as sementes da Psidium guajava apresentam potencial para confecção de esfoliantes corporais. A esfoliação por definição é a raspagem da cútis pela ação do agente esfoliante provocando a destruição da epiderme e derme, para que ocorra a regeneração dos tecidos epidérmicos e dérmicos, tal técnica produz um dano previsto e controlado, tento como resultado o rejuvenescimento da pele (JAHARA, 2006). Os esfoliantes atuam por três mecanismos: químico, físico ou biológico/enzimático. Afim de facilitar e agilizar as etapas de testes, muitos trabalhos tem utilizado outros meios como, a pele suína que tem semelhança a pele humana (KAISER, et al. 2005), além de tecidos vegetais modificados para realização de seus testes. Nesse trabalho utilizaram-se folhas de papel A4 no qual foi submetida a esfoliações. Nesse contexto o referido trabalho tem como objetivo produzir esfoliante físico através das sementes de Psidium guajava e desenvolver um modelo de teste de abrasão mecânica substituto da pele humana.

Material e métodos

Formulação do esfoliante Os frutos da goiaba foram colhidos na localidade do Bairro Campus Elisíos em Cuiabá-MT e foram armazenadas sob refrigeração até o momento do uso. Em seguida foram lavados e cortados ao meio. As sementes foram retiradas e espremidas em uma peneira para retirada do excesso de polpa. O resíduo da peneira foi colocado em um béquer de 1000 mL com água, ocorrendo a separação das sementes e da polpa residual por decantação. As sementes foram secas ao sol por dois dias e 25g dessas sementes secas foram fragmentadas num pilão, logo após pulverizadas em um liquidificador de 700 W MONDIAL durante 7 minutos sendo acrescentado 50 g de pasta d’água NATULAB. Desenvolvimento do teste de abrasão Para estudo da abrasão foram utilizadas tiras de papel A4 medindo 5x15cm, que após esfoliadas foram colocadas dentro de uma câmara escura confeccionada com papelão de dimensões 28x11x20cm com um fundo preto e iluminada por lanterna comum. Essa câmara escura foi usada para padronizar as condições de realização das fotos. As tiras de papel foram submetidas a esfoliação com 25 movimentos circulares feitas com o dedo indicador cuidando-se em manter a mesma pressão em todos os testes. Foram efetuados 3 testes, sendo um com água pura como padrão negativo, outro com esfoliante físico de amplo uso comercial como padrão positivo e por fim outro com o esfoliante produzido com a semente da Psidium guajava como teste. Na quantificação da abrasão usou-se o freeware IMAGEJ de 64-bit versão 1.6.0_24, mediante mensuração da área esfoliada nas tiras de papel. Todos os testes foram feitos em triplicata e a média dos resultados e o desvio padrão foram calculados (Figura 4).

Resultado e discussão

O teste realizado com água não apresentou esfoliação passível de mensuração pelo método utilizado, obtendo área esfoliada nula. Apesar de apresentar uma pequena esfoliação quando observado à olho nu, a mesma não foi o suficiente para reduzir a espessura do papel e expor o fundo da câmara (Figura 1). Já o uso do esfoliante convencional apresentou ampla esfoliação, como esperado, podendo-se assim visualizar e mensurar a área escura do fundo da câmara que foi exposta após a esfoliação (Figura 2). Enquanto que, a abrasão provocada com o esfoliante problema apresentou resultados similares ao teste do padrão positivo (Figura 3). Os resultados obtidos nos três testes encontram-se expressos na Tabela 1.

Figuras 1 2 3 4

Imagens dos testes

Tabela 1

Resultados das esfoliações

Conclusões

Comparando-se os resultados acima, pode-se constatar que o esfoliante testado apresentou uma taxa de eficiência de 73% quando comparado com o esfoliante comercial. Podendo-se verificar que o esfoliante confeccionado com as sementes da goiaba tem potencial para ser usado como abrasivo para pele. Sendo necessários maiores análises para comprovar sua eficácia.

Agradecimentos

Ao IFMT por ceder o espaço e aos orientadores pela dedicação.

Referências

BATISTELA, M. A.; CHORILLI, M.; LEONARDI, G. R. Abordagens no estudo do envelhecimento cutâneo em diferentes etnias. Rev. Bras. Farm., v.88, n.2, p.59-62, 2007.

JAHARA, R. Terapêutica por Ácidos - Peeling Químico. Fisioterapeuta Pós Graduado em Dermato-Funcional, 2006.

KAISER, G. M, et al: General handling and anesthesia for experimental surgery in pigs. J Surg Res. 2006 Jan; 130 (1):73-9. Epub 2005 Nov 14. Review

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul