Identificação dos alimentos oriundos da agricultura ricos em agrotóxicos e metais pesados mais consumidos por adolescentes

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Oliveira Martins, G. (ESCOLA SESI DE ENSINO MÉDIO - ARTHUR ALUÍZIO DAUDT) ; Flores Argenti, L. (ESCOLA SESI DE ENSINO MÉDIO - ARTHUR ALUÍZIO DAUDT) ; Bernardes Marcolino, J. (ESCOLA SESI DE ENSINO MÉDIO - ARTHUR ALUÍZIO DAUDT) ; Borba Fehlberg, E. (ESCOLA SESI DE ENSINO MÉDIO - ARTHUR ALUÍZIO DAUDT) ; Machado de Oliveira, S. (ESCOLA SESI DE ENSINO MÉDIO - ARTHUR ALUÍZIO DAUDT)

Resumo

O Brasil, em 2013 foi o país que mais utilizou agrotóxicos, ultrapassando um milhão de toneladas. O consumo excessivo de agrotóxicos e metais pesados causa complicações à saúde. Neste contexto, investigou se alunos de uma escola que consomem alimentos oriundos da agricultara, identificando quais são os mais consumidos e quantificando a frequência diária de ingestão por meio de questionário. Análises indicam que banana, laranja, maçã, morango, abacaxi tomate, alface e batata são os mais consumidos. Bem como, metade da amostra os consome, no mínimo uma vez ao dia. Sabe-se que morango, abacaxi, tomate e alface estão entre os produtos que mais possuem agrotóxicos segundo lista da ANVISA e que seu consumo ao longo dos anos podem causar síndromes, transtornos e doenças.

Palavras chaves

Alimentos da agricultura; Metais pesados; Adolescentes

Introdução

O agrotóxico é um composto químico que faz parte de uma das inúmeras denominações para um grupo de agentes controlador de pragas e doenças em plantas e lavouras. Conforme o Dossiê ABRASCO - Um alerta sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde, o agrotóxico além de auxiliar na agricultura, o seu uso excessivo pode causar doenças, síndromes e/ou transtornos para o organismo dos seres humanos. São formados por princípios ativos (G. Lucchese, 2005), termo usado para descrever os compostos responsáveis pela atividade biológica desejada. Segundo bula da Abamectina é um dos princípios ativos presentes no cultivo de abacaxi, morango e tomate, um composto químico da classe acaricida, inseticida de origem biológica, pertencente ao grupo químico das Avermectinas, de ação translaminar, ou seja, a fim de atingir o que se encontra no outro lado e atua por ingestão e contato no controle de ácaros e insetos Conforme Mayara Cardoso, 2017, os metais pesados apresentam uma densidade maior que os demais, por isso, são considerados pesados e são caracterizados também por apresentar grandes valores de numero atômico, massa especifica e de massa atômica. O ser humano necessita apenas de algumas quantidades de metais no organismo, quando essa quantidade ultrapassa um limite, os metais são entendidos como tóxicos, resultando em algumas doenças (J. Ruppenthal, 2013). O título de um dos metal mais preocupantes vai para o Cádmio por conta de seus efeitos no organismo dos seres humanos. (A. Rocha, 2008/2009). O Cd é um metal pesado localizado no grupo IIB, que em concentrações muito pequenas pode causar danos ao organismo. Sabe-se que sua ação tóxica ocorre pela relação de radicais dos grupos SH, OH e outros. Bem como a competitividade com elementos do tipo Zn, Cu, Fe e Ca (A. Rocha, 2008/2009).

Material e métodos

Para tentar relacionar doenças, síndromes e transtornos desenvolvidos ao longo dos anos com o consumo de agrotóxicos e metais pesados nos alimentos oriundos da agricultura foi realizado um questionário com intuito de identificar os mais consumidos pelos estudantes e, associar a quantidade de agrotóxicos presentes nos mais consumidos Possivelmente será realizada a análise de metais pesados e agrotóxicos mais consumidos pela amostra. Salienta-se que para uma análise mais criteriosa serão realizados questionários sazonais.

Resultado e discussão

Com a criação dos gráficos do percentual de consumo dos alimentos oriundos da agricultura, foi visto que as frutas mais consumidas pelos adolescentes são respectivamente: banana (85%), laranja e maçã (82%), morango (77%) e abacaxi (72%). Segundo a lista divulgada pela ANVISA em 2016, 63,3% da amostra testada de morango apresentou teores acima do permitido. Para o abacaxi foi de 32,8%, para a laranja 12,2% e para a maçã 8,9% de agrotóxicos, a banana não se encontra na lista. As hortaliças mais consumidas pela amostragem foram respectivamente: tomate (80%), cebola (78%), alho (74%) e alface (72%). Os mesmo se encontram na lista disponível pela ANVISA, sendo que do total de tomates testados, 16,3% possui teor acima do permitido, para a cebola foi de 3,1%, para o alface foi 54,2% e o alho não faz parte da mesma. Já, na categoria dos tubérculos e raízes, os mais consumidos foram: batata inglesa (93%), cenoura (62%), mandioca/aipim e batata doce (52%) e beterraba (46%). A lista da ANVISA indica que em toda amostra de cenoura testada, 49,6% tem mais agrotóxico do que deveria e a beterraba foi de 32,6%, a batata inglesa e doce bem como a mandioca/aipim não fazem parte da lista.

Conclusões

Pode-se concluir que os adolescentes consomem alimentos que possuem uma significativa quantidade de agrotóxicos, conforme classificados pela AVISA em suas dietas. Acredita-se que em longo prazo o consumo tanto de agrotóxico como metais pesado, podem ocasionar diversas doenças.

Agradecimentos

Escola SESI de Ensino Médio Arthur Aluízio Daudt - Sapucaia do Sul

Referências

CARNEIRO, F. et al. Dossiê ABRASCO, Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. Parte 1 - Agrotóxicos Segurança Alimentar e Nutricional e Saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2012.
LUCCHESE, G. Agrotóxicos - Construção Da Legislação. Estudo - Câmara dos Deputados, Brasília, DF. 2005.
RUPPENTHAL, J. E. Toxicologia. – Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria; Rede e-Tec Brasil, 2013.
LIMA, V. F. MERÇON, F. Metais Pesados no Ensino de Química. Química nova na escola, Vol. 33, Nº 4, 2011. – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, 2010/2011.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul