Incorporação de fibras vegetais no reaproveitamento de papel: trabalhando o reuso

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Viegas Rodrigues, B. (ESCOLA SESI DE ENSINO MÉDIO - ARTHUR ALUÍZIO DAUDT) ; Conrado Martins, L. (ESCOLA SESI DE ENSINO MÉDIO - ARTHUR ALUÍZIO DAUDT) ; Borba Fehlberg, E. (ESCOLA SESI DE ENSINO MÉDIO - ARTHUR ALUÍZIO DAUDT) ; Machado de Oliveira, S. (ESCOLA SESI DE ENSINO MÉDIO - ARTHUR ALUÍZIO DAUDT)

Resumo

Após verificar na o excesso do consumo de folhas A4 na escola, e consequentemente uma geração significativa de resíduos, foi desenvolvida uma proposta de reaproveitamento de papel e, uma vez que as fibras celulósicas perdem propriedades físico-químicas com o processo de reciclagem, incorporou-se fibras vegetais ao processo. Para tanto, testados três tipos de reuso do papel. O tipo um terá apenas papel reutilizado, o tipo dois terá incorporação de fibras de vegetais das famílias Liliaceae e Bromeliaceae e o tipo três utilizará fibras da família Musaceae. Foram realizados os seguintes testes: pH, resistência ao manuseio, resistência à fricção e aspereza. O objetivo foi melhorar a técnica e conseguir um papel reciclado de melhor qualidade e diminuir a geração de resíduos.

Palavras chaves

Reciclagem; Papel; Fibras vegetais

Introdução

A educação ambiental no ambiente escolar refere-se ao pensamento consciente e coletivo, realizando uma interação do estudante com o meio ambiente, identificando que o uso indiscriminado dos recursos naturais e matérias primas trazem sérias consequências, por conta da exploração dos recursos obtidos1. A interação entre educação ambiental e escola pode ocorrer de diferentes formas, como na abordagem direcionada para a resolução de problemas, que podem agregar oficinas de ensino, realizando a reutilização de materiais recicláveis na escola, que além de envolver os alunos, pode tornar o ensino mais relevante e realista, ainda mais se o material reciclado for transformado em algo útil em sala de aula, ajudando no ensino e na didática dos alunos2,3. O procedimento de reciclagem de papel permite recuperar as fibras celulósicas do papel velho, reincorporando-as no papel novo4. Porém, toda vez que as fibras celulósicas passam pelo processo de fabricação de papel acabam perdendo algumas propriedades, sendo afetadas pelas ações físico- químicas do processo5. Para aprimorar o produto final da produção artesanal do papel pode ser adicionada casca de vegetais ou frutas, porém algumas características do papel devem ser consideradas, como por exemplo o pH que deve possuir um caráter básico5,6. Durante o período de fevereiro a maio 2017, a Escola SESI de Ensino Médio Arthur Aluízio Daudt, em Sapucaia do Sul, utilizou 15 mil folhas A4 para cópias de documentos e 27 mil folhas A4 para impressões do tipo frente e verso. Devido à observação, o projeto desenvolveu uma proposta de produção de papel reciclado com a incorporação de fibras vegetais, objetivando comparar e identificar as propriedades físico-químicas das diferentes fibras vegetais e minimizar a geração de resíduos na escola.

Material e métodos

Foram testados três tipos de papel reciclado: o tipo 1 será o comum, sem a introdução de fibras vegetais. O tipo 2 com a introdução de cascas de frutas e vegetais, que costumam sobrar na cozinha da escola e o tipo 3 com fibras de cascas de banana. A fabricação dos papéis reciclados seguiu a metodologia: Tipo 1: Cortou-se o papel em um balde com água quente onde permaneceu por 24hs. Após, foi escorrido para a retirada de impurezas e liquidificado com água. Na sequência a massa foi despejada em uma bacia plástica e adicionada 250 ml de cola branca para cada 4L de polpa de papel batida. Após, mergulhou-se na bandeja uma moldura com tela de náilon retirou-se lentamente. Após 30 minutos, desenformou-se a polpa deixando-a secar; Tipo 2: As cascas de cebola e alho foram limpas e fervidas com o papel picado por 2hs. Após esfriar, a massa foi liquidificada e disposta em uma bacia com 250 ml de cola branca para cada 4 L de polpa de papel. Mergulhou-se os quadros de madeira até o fundo do recipiente para capturar a pasta da folha de papel. Os quadros foram retirados bem devagar, aproveitando o vácuo que irá se formar para secar o máximo possível a nova folha, procurando manter a tela nivelada para que a folha se forme por igual em toda a sua extensão. Prensou-se a polpa com material pesado e até secar. Tipo 3: A metodologia foi adaptada da técnica realizada com fibras retiradas do pseudocaule da bananeira7, porém foram utilizadas cascas de banana cozidas em água por um período de 30 minutos. Após o resfriamento, a mistura foi liquidificada até obter uma consistência pasto-fibrosa. Essa mistura foi adicionada à polpa de papel reciclado previamente realizado no tipo 1. Foram analisados o pH, a aspereza dos papéis, a resistência ao manuseio e a resistência à fricção com a borracha.

Resultado e discussão

Após os primeiros testes, como resultados preliminares, observou-se que todos os papéis obtiveram boa consistência e um aspecto visual de qualidade. A polpa de todos os tipos apresentou caráter básico que, segundo alguns autores, evita o amarelamento e autodegradação. Os papéis apresentaram boa resistência, em especial o tipo 3 que teve maior resistência a ficção da borracha. Em relação a aspereza o tipo 2 foi o de melhor qualidade, principalmente em relação a escrita. O tipo 1, sem nenhuma incorporação fibrosa, foi o que apresentou maiores problemas à ficção e aspereza.

Conclusões

Os resultados obtidos com os primeiros testes indicaram que as fibras vegetais aumentaram as propriedades físico-químicas do produto final. Com isso, novos testes serão realizados e novas metodologias serão testadas. Conclui-se que as fibras de vegetais das famílias Liliaceae e Bromeliaceae e Musaceae apresentaram eficiência para a produção de papel artesanal.

Agradecimentos

Escola SESI de Ensino Médio - Arthur Aluízio Daudt

Referências

1SILVA, C. L. S; PEREIRA, M. B. A. Importância da reciclagem no ensino médio. Revista Maiêutica, Indaial, v 4, n 1, p. 37 – 44, 2016.
2EFFTING, T. R. Educação ambiental nas escolas públicas: realidade e desafios. Monografia de Especialização, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon. 2007.
3SOUZA D. C. G; MATOS, L. L; ARAUJO, M. K; LIMA, E. V. A importância da reciclagem do papel na melhoria da qualidade do meio ambiente. Anais XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, João pessoa, Pernambuco, 2016.
4GRIGOLETTO, I. C. B. Reaproveitar e reciclar o papel: proposta de conscientização da preservação ambiental. Monografia de Especialização. UFSM, Santa Maria, 2011.
5D’ALMEIDA, M. L. & ZANUTTINI, M. Controle de qualidade de papéis com fibras recicladas. Reciclado Celulósico. Red Iberoamericana para la Revalorización del Reciclado Celulósico. 1a ed. Santa Fe. p. 229-261. 2012
6FERNANDES, S. C. & ESPINOSA, J. W. M. Práticas de Engenharia em Laboratório de Reciclagem de Papel. Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. 2011.
7CORAIOLA, M. & MARIOTTO S. C. Proposta Metodológica para a produção artesanal de papel utilizando a fibra do pseudocaule da bananeira. Revista Acadêmica, Ciências Agrárias e Ambientais, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 207-216. 2009.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul