Síntese e investigação estrutural de compostos de coordenação de Pd(II) com ligantes tiossemicarbazonas derivadas do S-(-)-limoneno

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Inorgânica

Autores

Beltrame, A.C.F. (UTFPR) ; Stevanato, A. (UTFPR) ; Vandresen, F. (UTFPR) ; Santos, B.R. (UTFPR) ; Rodrigues, L.L.F. (UTFPR)

Resumo

O desenvolvimento de metalofármacos enfatiza a síntese de compostos de coordenação que possam ser passíveis ao tratamento de algumas patologias e apresentem menos efeitos colaterais aos pacientes.A multidisciplinariedade que envolve o estudo de metalofármacos contribui para a evolução de compostos promissores no tratamento de diversas doenças.Sendo assim, o trabalho propõe o estudo de alguns complexos de paládio(II) utilizando tiossemicarbazonas derivadas do S-(-)-limoneno.Os compostos obtidos foram analisados pela técnica de infravermelho (IV) enquanto que os ligantes foram caracterizados por RMN de 13C e 1H e IV. Os resultados obtidos evidenciaram a complexação entre metal e ligante e as vias de coordenação dos compostos obtidos pelos átomos de nitrogênio e enxofre da tiossemicarbazona.

Palavras chaves

Complexos de paládio(II); Tiossemicarbazonas; Metalofármacos

Introdução

A Química Inorgânica Medicinal é uma área multidisciplinar que engloba diversas áreas da Química e Biologia. Seu objetivo é desenvolver metalofármacos com amplo espectro de aplicação e efeitos colaterais reduzidos que induzam às respostas imunes apropriadas e seletivas. A coordenação de moléculas orgânicas aos centros metálicos, muitas vezes potencializa as atividades biológicas nos complexos estimulando os químicos na busca da composição ideal entre ligantes orgânicos e metais. Neste sentido, as tiossemicarbazonas pertencem a uma classe de compostos sintéticos cujas propriedades têm sido amplamente estudadas na Química Medicinal devido sua capacidade quelante e mecanismo bioquímico de ação (BERALDO, 2004). De maneira geral, as tiossemicarbazonas atuam como ligantes quelantes, pois apresentam átomos de nitrogênio e enxofre disponíveis para coordenar a íons metálicos, formando anéis pentagonais com grande estabilidade química (PEDERZOLLI, 2011). Essa condição de formar complexos quelantes estáveis é um dos parâmetros que atribui atividade biológica às tiossemicarbazonas (TENÓRIO e GÓES 2005). Aliada a utilização de ligantes orgânicos para o desenvolvimento de novas drogas, há a utilização de metais como o paládio que possui propriedades muito similares às da platina. Devido a isso, alguns complexos de paládio(II) têm sido estudados visando à obtenção de novos fármacos. Também existem compostos de paládio(II) que possuem atividade antitumoral e são promissores agentes anti-infecciosos (SILVA; GUERRA, 2010). Assim, o presente trabalho tem como objetivo propor a síntese e caracterização de complexos de paládio(II) e a avaliação da inserção do ligante tiossemicarbazona, por possuir propriedades antitumorais em células de câncer de mama, próstata e melanoma.

Material e métodos

Síntese do complexo precursor de paládio(II): O composto foi preparado a partir da reação entre cloreto de paládio(II) 1,0 g (5,64 mmol) e 20 mL acetonitrila. A reação foi realizada sob agitação magnética por 1 hora. O composto foi isolado por filtração simples e lavado com éter (FRANCHI, 2013). Preparação dos ligantes 3-nitrobenzaldeído-tiossemicarbazona (3-NO2-TSC) (L1) e 4-nitrobenzaldeído-tiossemicarbazona (4-NO2-TSC) (L2) derivadas do limoneno: As tiossemicarbazonas foram preparadas a partir da reação de condensação entre uma tiossemicarbazida e um aldeído sob catálise ácida (Vandresen 2014). Ambos caracterizados por Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de 13C e 1H e espectroscopia vibracional na região do infravermelho (IV). Complexação dos ligantes tiossemicarbazonas ao complexo precursor de paládio(II): O complexo [PdCl2(TSC)] foi obtido pela reação entre o precursor de paládio(II) [PdCl2(CH3CN)2] e os ligantes L1 e L2, havendo a formação das espécies (C1) e (C2). A reação ocoreu na proporção de 1:1 sob refluxo por 5 horas, conforme reportado pela literatura Bharti et al (2004). [Pd(CH3CN)2 Cl2] + L1 → [PdCl2(3-NO2 -TSC)](C1) [Pd(CH3CN)2 Cl2] + L2 → [PdCl2(4-NO2-TSC)](C2) Substituição do grupo clorido do complexo precursor de paládio(II) pelo ligante tiocianato-ĸ-S: Os ligantes cloridos dos complexos C1 e C2 foram substituídos por ligantes tiocianatos-ĸ-S obtendo como produtos os compostos C3 e C4.Esta reação foi feita na razão molar 1:2 em mistura metanol e acetona (2:1) sob agitação magnética por 2 horas. [PdCl2(3-NO2 –TSC)] (C1)+ SCN- → [Pd(SCN)2(3-NO2 -TSC)](C3) [PdCl2(4-NO2 –TSC)] (C2)+ SCN- → [Pd(SCN)2(4-NO2-TSC)](C4)

Resultado e discussão

A caracterização dos compostos obtidos foi realizada através de IV, enquanto que os ligantes 3-nitrobenzaldeído-tiossemicarbazona (L1) e 4- nitrobenzaldeído-tiossemicarbazona (L2) derivados do S-limoneno foram caracterizados pelas técnicas de RMN de 13C e 1H e IV. A unidade S-limoneno foi evidenciada pelos sinais em δH/δC 5,36(1H, s)/120,6; 1,48 (3H, s)/24,5; 1,50 (3H, s)/24,2 e δH 1,64 (3H, s)/23,5. A unidade tiossemicarbazona foi caracterizada pelos sinais em δH 9,00-11,15 e 7,25-7,60 (NH), δH/δC 7,00-8,50 (CH=N)/141,0 (C=N) e δC 175,0 (C=S). O ligante L1 apresentou bandas em 1618 cm-1 e 820 cm-1 referentes aos estiramentos C=N e C=S, respectivamente. Para o complexo C1 verificou-se uma variação nas frequências de absorção destas bandas para 1649 cm-1 e 802 cm-1 respectivamente, enquanto que no complexo C3 a variação encontrada foi de 1640 cm-1 e 793 cm-1, além de uma banda em 2161 cm-1 referente ao agrupamento N-C=S. Já o ligante L2 apresentou bandas em 1563 cm-1 e 859 cm-1 referentes aos estiramentos C=N e C=S, respectivamente. Para o complexo C2 foram verificadas bandas de absorção em 1649 cm-1 e 867 cm-1. Por fim, no complexo C4 as variações encontradas foram de 1649 cm-1 e 846 cm-1, além de uma banda em 2087 cm-1 referente ao agrupamento N-C=S. Essas variações nas frequências de absorção corroboram com a coordenação do paládio(II) via nitrogênio imínico e sítio doador de enxofre do grupo tiocarbonílico. Esse comportamento também foi verificado no trabalho de Barthi (2003) apud Tenório e Góes (2005) em que os complexos apresentavam um deslocamento negativo para as bandas de C=N enquanto que para C=S esse deslocamento ocorria para frequências menores.

Tabela 1: Bandas de absorção de IV para os compostos.

Bandas de absorção de IV para os compostos.

Conclusões

Os ligantes foram caracterizados por RMN de 13C e 1H e IV, já os compostos [PdCl2(L)] L= 3NO2-TSC(C1); 4-NO2-TSC(C2) e [Pd(SCN)(L)] L= 3NO2-TSC(C3); 4- NO2-TSC(C4) foram analisados por meio da técnica de IV e pôde-se inferir a coordenação do paládio(II) de maneira quelante, via átomos de enxofre do grupo tiocarbonílico e nitrogênio do grupo imínico.A confirmação da proposição estrutural se dará pela análise das técnicas de espectroscopia de absorção na região do Ultravioleta-Visível,Análise Termogravimétrica e Difração de Raios X pelo método do pó, em complemento às informações obtidas pelo IV.

Agradecimentos

A Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR)–Câmpus Londrina, pelo espaço físico fornecido para a realização das atividades experimentais.

Referências

BERALDO, H. Semicarbazonas e tiossemicarbazonas: o amplo perfil farmacológico e usos clínicos. Química Nova. v.27, n.3, p.461-471, 2004.

BHARTI, N., et al. Synthesis, characterization and in vitro anti-amoebic activity of new palladium(II) complexes with 5-nitrothiophene-2-carboxaldehyde N(4)-substituted thiosemicarbazones. Bioorganic & Medicinal Chemistry. v.12, p. 4679-4684, 2004.

FRANCHI, S. J. S.Síntese caracterização e avaliação da citotoxicidade de complexos de paládio (II) contendo o ligante 4,4’, 5,5’ tetrametil 2,2’ -bis imidazol.Tese (Doutorado em Química) – Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2013.

PEDERZOLLI, F. R. S. Estudo estrutural de ligantes tiossemicarbazonas e de um complexo de níquel(ІІ). Dissertação (mestrado em química tecnológica ambiental) - Escola de Química e Alimentos, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011.

SILVA, P. P., GUERRA, W. Paládio. Química Nova na Escola. v. 33, n.1, p.65-66, 2011.

TENÓRIO, R. P., et al. Tiossemicarbazonas: métodos de obtenção, aplicações sintéticas e importância biológica. Química Nova. v.28, n. 6, p.1030-1037, 2005.

VANDRESEN, F., et al. Novel R-(þ)-limonene-based thiosemicarbazones and their antitumor activity against human tumor cell lines. European Journal of Medicinal Chemistry. v. 79, p.110-116, 2014.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul