Síntese e caracterização de óxido de Gadolínio nano e micro estruturado dopado com terras raras: Propriedades e aplicações como marcadores ópticos.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Inorgânica

Autores

Aita, D.A. (USP-RP) ; dos Santos, L.F. (USP-RP) ; Pereira, R.R. (USP-RP) ; Gonçalves, R.R. (USP-RP)

Resumo

O estudo deste trabalho contempla a síntese de óxido de gadolínio nano e micro estruturado via precipitação homogênea. A caracterização das propriedades morfológica, estrutural e luminescentes foi realizada por meio de análises de microscopia eletrônica de transmissão (MET), espectroscopia vibracional (FTIR), difração de Raios X (DRX) e espectroscopia de luminescência dos íons Er3+/Yb3+. Preparou-se nano partículas de Gd(OH)CO3:Er3+/Yb3+ utilizando como precursores soluções aquosas de Gd(NO3)3, Er(NO3)3 e YbCl3. Posteriormente as nano partículas foram tratadas termicamente e apresentaram estrutura cúbica cristalina. Comprovou-se a ocorrência de conversão ascendente de energia e participação efetiva dos íons Yb3+ nesse processo, levando a uma intensa emissão na região do visível.

Palavras chaves

óxido de gadolínio; nanopartíclulas; luminescência

Introdução

A preparação de nanopartículas luminescentes a base de óxidos metálicos com morfologia controlada pode gerar materiais com uma série de propriedades (ópticas e espectroscópicas) para as mais variadas aplicações tecnológicas, dentre elas, micro lasers, LEDs e outros componentes ópticos (BOUZIGUES et al., 2011). Outra classe de dispositivos fotônicos de grande interesse científico e tecnológico é a dos biossensores e marcadores ópticos. Sua sensibilidade, seletividade e estabilidade diante de condições ambientais e fisiológicas exprimem a importância destes materiais para áreas da saúde, ambiente e indústria (BOUZIGUES et al., 2011). Para isso, utilizou-se partículas dopadas com terras raras com conversão ascendente de energia que oferecem vantagens tais como: baixa autofluorescência (fluorescência de fundo), estreitas bandas de emissão, alta resistência a fotodegradação, aumento no caminho de penetração e resolução temporal. Assim, neste trabalho, nanopartículas com conversão ascendente de energia a base de óxido de gadolínio dopado com Er3+/Yb3+ foram preparadas por precipitação homogênea visando o controle morfológico e um estudo estrutural e espectroscópicos foi realizado visando a aplicação das partículas como marcadores ópticos (PEREIRA, 2012).

Material e métodos

Os reagentes e os equipamentos utilizados foram fornecidos pelo Laboratório de Materiais Luminescentes Micro e Nano estruturados (“Mater Lumen”) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Nanopartículas de Gd(OH)CO3:Er3+/Yb3+ foram preparadas através da metodologia de precipitação homogênea via decomposição térmica da ureia. Utilizou-se como precursores soluções aquosas de Gd(NO3)3, Er(NO3)3, YbCl3 e ureia. Os reagentes foram adicionados para que em meio reacional obtivessem as concentrações de 0,01 mol.L-1 e 5 mol.L-1 de Gd(NO3)3 e ureia, respectivamente, dopados com 0,5% Er3+ e 1,5% Yb3+ em relação ao número de mols de Gd3+. Em seguida a mistura permaneceu-se em banho-maria à 80°C. As partículas foram separadas por centrifugação e secas em mufla à 60°C por 24h (nomeada de Gd). Posteriormente as nano partículas foram tratadas termicamente à 900°C por 2 horas (nomeada de Gd_T). Finalmente, esse material foi caracterizado através das técnicas de MET, DRX, FTIR e espectroscopia de fotoluminescência.

Resultado e discussão

As nanopartículas de Gd(OH)CO3 e de Gd2O3 co-dopadas com Er3+/Yb3+, foram preparadas conforme descrito na metodologia experimental. As nanopartículas foram obtidas dispersas e com tamanhos e formas bem definidos e homogeneamente distribuídas. As análises de microscopia eletrônica de transmissão realizadas nas amostras Gd e Gd_T apresentaram os seguintes resultados que podem ser visualizados na Figura 1. Observou-se uma distribuição de tamanhos homogênea, com um diâmetro médio de 95 nm para as partículas precursoras, caracterizadas como Gd(OH)CO3:Er/Yb. Após o tratamento térmico, obteve-se partículas esféricas de diâmetro médio entre 60 e 70 nm. Estes resultados revelam-se extremamente satisfatórios para as aplicações em biofotônica, pelo fato das partículas apresentarem morfologia comportada e tamanhos controlados. A redução dos tamanhos pode ser atribuída ao fato de que no tratamento térmico, substâncias como CO32- e H2O são eliminadas. Os picos de difração obtidos para Gd_T indicam a existência de Gd2O3 em fase cúbica (PDF 01-086-2477 43-1014) com grupo espacial Ia-3 com parâmetros de rede a = 10.809 Å. Enquanto que a amostra Gd apresenta-se como amorfo sem padrão de difração. Em ambos os espectros de emissão, observou-se as bandas com picos em 534, 559 nm (verde) e 657 nm (vermelho). Tais bandas podem ser atribuídas às transições 2H11/2 → 4I15/2, 4S3/2 → 4I15/2 e 4F9/2 → 4I15/2, respectivamente. No processo de conversão ascendente o mecanismo mais efetivo é o ETU (Energy Transfer Upconversion), ele envolve um par de íons, um íon sensibilizador e outro ativador. O íon Yb3+ por possuir uma maior seção de choque absorve radiação em 980 nm e transfere para o Er3+ que emite na região do visível (AUZEL, 2004).

Figura 1

Imagens de microscopia eletrônica de transmissão (MET) das amostras Gd_T e Gd, respectivamente, com magnificação de imagem em 200 Kx.

Figura 2

Difratograma da amostra Gd_T e, respectivamente, seus espectros de emissão, variando a potência entre 175 a 932 mV, com excitação fixada em 980 nm.

Conclusões

As análises demonstraram que foi possível a obtenção de nano partículas com uma distribuição homogênea de tamanho com morfologia esférica. Esses resultados com relação à morfologia são muito promissores para a aplicação em biofotônica. A intensa luminescência observada do material sintetizado, exprime o potencial de aplicação tecnológica no principal objetivo do estudo que são os marcadores biológicos.

Agradecimentos

Agradeço ao laboratório de Materiais Luminescentes Micro e Nano estruturados – "Mater Lumen" – da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Referências

AUZEL, F. Upconversion and anti-stokes processes with f and d ions in solids. Chemical Reviews, 104, n° 1, 139-173, 2004.

BOUZIGUES, C.; GACOIN, T.; ALEXANDROU, A. Biological Applications of Rare-Earth Based Nanoparticles. Acs Nano, 5, n° 11, 8488-8505, 2011.

PEREIRA, R. R., Estudos estruturais e espectroscópicos de filmes e pós nanoestruturados a base de Nb2O5 dopados com íons Eu3+ e Er3+/Yb3+. Dissertação de mestrado. Departamento de Química. FFCLRP – USP, Ribeirão Preto. 2012.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul