Otimização e aplicação de método analítico para análise de Fluoroquinolonas em sedimento de mangue por HPLC-FD na Amazônia Legal, Brasil

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Analítica

Autores

Neves, M.A. (UFMA) ; da Silva, G.S. (IFMA) ; Araujo, K.C.M. (IFMA) ; Brito, N.M. (IFMA) ; Silva, L.K. (IFMA)

Resumo

Um método analítico para avaliar a ocorrência dos antibióticos fluoroquinolônicos, ciprofloxacino, levofloxacino e norfloxacino em amostras de sedimento de mangue na ilha do Maranhão, Brasil, foi otimizado utilizando as técnicas de extração UAE e SPE com a HPLC/FD. Segundo o estudo, o método mostrou-se linear, recuperação variando 73.73-88.85%, preciso, seletivo e sensível para quantificação das fluoroquinolonas no sedimento de manguezal (LOD para CIP, LEV e NOR de 1.10; 3.33 e 0.26 µg.kg-1, respectivamente). Ao avaliar o sedimento em vários pontos do rio observou-se contaminação em três pontos por CIP variando entre 56.55–70.45 µg.kg-1. Esses resultados são similares ao encontrados em outros trabalhos ao redor do planeta para regiões poluídas e são motivos de grande preocupação.

Palavras chaves

Fluoroquinolonas; Sedimento; Cromatografia

Introdução

É crescente a utilização de fármacos no planeta para aplicação nas mais diversas finalidades nas últimas décadas. No entanto, uma das grandes desvantagens da produção e utilização de tais produtos está na geração de resíduos que podem impactar de forma negativa o ambiente. Esses resíduos são conhecidos atualmente como poluentes orgânicos emergentes ou simplesmente contaminantes emergentes. Existem poucos métodos descritos na literatura para a análise de fármacos fluoroquinolônicos em matrizes ambientais sólidas, tais como solo e sedimento. Grande parte das metodologias descritas são para matrizes ambientais aquosas. Logo, métodos analíticos simples e eficazes são essenciais para o estudo de novos poluentes, especialmente em compartimentos cujas matrizes são muito complexas tais como sedimentos de manguezal uma vez que esta matriz ambiental caracteriza-se por ter uma ampla capacidade de acumular vários tipos de poluentes tornando-se assim um verdadeiro testemunho dos impactos ambientais sofridos pelos ecossistemas aquáticos ao longo do tempo. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo aperfeiçoar um método analítico para avaliar a ocorrência dos antibióticos fluoroquinolônicos, ciprofloxacino (CIP), levofloxacino (LEV) e norfloxacino (NOR), em amostras de sedimento do rio Paciência localizadas na ilha do Maranhão, Brasil, utilizando as técnicas de extração assistida por ultrassom (UAE), extração em fase sólida (SPE) e a cromatografia líquida (HPLC/FD).

Material e métodos

Foram testados 3 protocolos de UAE a fim de otimizar uma extração simultânea para os 3 antibióticos a partir do sedimento de manguezal. O método 1 utilizou como solução extratora o tampão fosfato 0,2 M (pH 3,0) e metanol 50:50 (v/v); o método 2 o tampão citrato 0,2 M (pH 4,0) e acetonitrila 50:50 (v/v); e o método 3 a solução aquosa de Mg(NO3)2 a 29% (p/v)pH 8,1 ajustado com amônia 4% (v/v). O volume de extração (10 mL), o número de ciclos (3 ciclos) e o tempo de extração (15 min) foram os mesmo para os 3 métodos. Após a etapa de extração, os extratos foram centrifugados e os sobrenadantes obtidos combinados e transferidos para frasco âmbar. Na etapa de purificação por SPE, os extratos foram limpos e enriquecidos por meio de cartuchos Oasis HLB (60 mg, 3 mL, Waters, EUA). O seguinte protocolo foi aplicado para os 3 métodos de extração: diluição dos extratos combinados até 100 mL com água Milli-Q; pré-condicionados dos cartuchos com 5 mL de diclorometano, 5 ml de metanol e 10 ml de água Milli-Q ajustada com H3PO4 a pH 3, sucessivamente. Percolação dos extratos aquosos de sedimentos na vazão de 1 mL.min-1. Após percolação, lavagem de cada cartucho com 10 mL de solução de água Milli-Q ajustada com H3PO4 a pH 3 à 5% de metanol (v/v). Antes da eluição, os cartuchos foram secos durante 30 minutos sob vácuo. A eluição dos antibióticos a partir dos cartuchos foi feita com 6 mL de solução metanólica à 2% de ácido fórmico (v/v). Os eluatos contendo os compostos alvos foram evaporados até à secura sob corrente suave de argônio, e retomadas com 1 mL de fase móvel antes da análise por HPLC/FD. Para garantir a confiabilidade do método, a validação analítica foi realizada antes da aplicação do método para análise das amostras reais do rio Paciência.

Resultado e discussão

A extração de fármacos a partir de amostras ambientais sólidas requer a aplicação de condições exaustivas de extração para isolar analitos, uma vez que estes compostos ligam-se firmemente a matriz. Pode-se observar que, em geral, as fluoroquinolonas foram melhores extraídas do sedimento através da utilização de solução básica. Fato evidenciado pelo método 3 o qual não utilizava mistura extratora de polaridades diferentes como os utilizados no método 1 e 2. Com o intuito de garantir a confiabilidade dos resultados, figuras de mérito foram determinadas visando garantir o sucesso da metodologia proposta. Observou-se que não houve interferentes que pudessem prejudicar a quantificação das fluoroquinolonas, portanto o método mostrou- se seletivo em amostras de sedimento de mangue. As curvas analíticas para as três fluoroquinolonas mostraram-se lineares apresentando coeficientes de correlação satisfatórios (r2 > 0.999). Os valores de LD (1.10, 3.33, 0.26) e LQ (3.38, 11.10, 0.86) para CIP, LEV e NOR, respectivamente, foram considerados aceitáveis, principalmente para o propósito do método, demonstrando assim a sensibilidade da técnica para baixas concentrações de fármacos. O método foi considerado exato uma vez que apresentou recuperações compreendidas na faixa entre 73.73 a 88.85%, evidenciando a consistência do método. Os coeficientes de variação foram considerados adequados (≤ 20%), indicando que o método desenvolvido é preciso dentro da faixa de concentração e das condições adotadas. Dos tantibióticos pesquisados apenas o CIP foi detectado em três dos seis pontos analisados. Como ao redor da bacia do rio Paciência ocorre ampla descarga de efluentes de esgotos domésticos não tratados, esta se torna a provável via de contaminação deste ambiente por resíduos de fármacos.

Figura 1

Comparação dos valores de recuperação do CIP, LEV e NOR, frente aos três procedimentos de extração aplicados as amostras de sedimento de mangue.

Figura 2

Cromatogramas obtidos a partir do branco da matriz (cinza) e da matriz fortificada com CIP, LEV e NOR na concentração de 200 µg.kg-1 (preto).

Conclusões

A técnica de UAE utilizando solvente básico com posterior concentração/clean- up por SPE permitiu a analise simultânea de três importantes antibióticos fluoroquinolónicos (CIP, LEV e NOR). Além de ser preciso, exato, simples e sensível, o mais relevante do presente método proposto foi que o mesmo se mostrou livre de interferentes para uma matriz altamente complexa como os sedimentos de manguezal. Ao avaliar o sedimento em vários pontos do rio Paciência observou-se contaminação em três pontos por CIP variando entre 56,55–70,45 µg.kg-1 indicando assim a contaminação desse ecossistema.

Agradecimentos

Ao CNPq, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Referências

Bila, D. M., Dezotti, M. Fármacos no Meio Ambiente. Quím. Nova 2003;26(4): 523-530.
Tadeo, J. L., Sánchez-Brunete, C., Albero, B., García-Valcárcel, A. I., Pérez, R. A. Analysis of emerging organic contaminants in environmental solid samples, Cent. Eur. J. Chem. 2012;10(3): 480-520.
Yang, J. F., Ying. G. G., Zhao, J. L., Tao, R., Su, H. C., Chen, F. Simultaneous determination of four classes of antibiotics in sediments of the Pearl Rivers using RRLC MS/MS, Sci Total Environ. 2010;408(16): 3424–3432.
Uslu, M. Ö, Yediler, A., Balcıoğlu, I. A., Schulte-Hostede, S. Analysis and sorption behavior of fluoroquinolones in solid matrices. Water Air Soil Pollut. 2008;190(1): 55-63.
Zhou, L. J., Ying, G. G., Zhao, J. L., Yang, J. F., Wang, L., Yang, B., Liu, S. Trends in the occurrence of human and veterinary antibiotics in the sediments of the Yellow River, Hai River and Liao River in northern China, Environ. Pollut. 2011;159(7): 1877-1885.
Turiel, E., Martín-Esteban, A., Tadeo, J. L. Tadeo, Multiresidue analysis of quinolones and fluoroquinolones in soil by ultrasonic-assisted extraction in small columns and HPLC-UV, Anal. Chim. Acta 2006;562: 30-35.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul