Produção de 5-hidroximetilfurfural a partir da sacarose utilizando uma mistura de catalisadores de nióbio

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Analítica

Autores

Porto, N.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Catrinck, M.N. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Teófilo, R.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Barbosa, M.H.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Monteiro, R.S. (COMPANHIA BRASILEIRA DE METALURGIA E MINERAÇÃO) ; Ribas, R.M. (COMPANHIA BRASILEIRA DE METALURGIA E MINERAÇÃO)

Resumo

O 5-hidroximetilfurfural (HMF) é considerado uma plataforma química de alto valor agregado que pode ser obtido a partir da catálise ácida de hexoses. Quando obtido a partir da glicose, inicialmente ocorre a isomerização da glicose à frutose, catalisada por ácido de Lewis, e subsequente desidratação da frutose à HMF, catalisada por ácido de Brønsted. Tanto o ácido nióbico (NbO) quanto o fosfato de nióbio (NbP) possuem sítios ácidos de Lewis (LAS) e Brønsted (BAS). No entanto o NbO possui mais LAS e o NbP possui mais BAS. Assim, um planejamento de misturas simplex-centroid foi utilizado para definir a melhor razão entre NbO e NbP que maximiza a conversão de sacarose à HMF. O maior rendimento total e rendimento de HMF foram encontrados quando se usou a proporção em massa de 1:3 de NbO:NbP.

Palavras chaves

Catálise; Simplex-centroid; HMF

Introdução

A produção de combustíveis e de produtos químicos a partir do uso de biomassa lignocelulósica, em substituição ao uso do petróleo, vem sendo estudada por vários pesquisadores (GALLO et al., 2012). As usinas de cana- de-açúcar têm destaque na produção de biomassa lignocelulósica no Brasil. Além da biomassa lignocelulósica, o caldo da cana-de-açúcar também pode ser usado para obter plataforma química de alto valor agregado como o 5- hidroximetilfurfural (HMF) (ZHANG et al., 2016). O caldo de cana-de-açúcar é composto de sacarose, glicose e frutose. O HMF é obtido através da desidratação de hexoses como frutose e glicose. Primeiramente, a sacarose é quebrada em seus monômeros, e posteriormente há conversão para HMF. No entanto, para conversão da glicose em HMF, uma etapa de isomerização para frutose é necessária (NAKAJIMA et al., 2011). Ácidos de Lewis são importantes na taxa de isomerização de glicose à frutose e os ácidos de Brønsted promovem a desidratação de frutose à HMF (CARNITI et al., 2006). Compostos de nióbio como o ácido nióbico (NbO) e o fosfato de nióbio (NbP) vêm sendo estudados como catalisadores ácidos heterogêneos para conversão de carboidratos em produtos químicos de alto valor agregado. Tanto o NbO quanto o NbP possuem sítios ácidos de Lewis (LAS) e Brønsted (BAS) em sua superfície. No entanto, o NbO possui mais LAS e o NbP possui maior razão de BAS (NAKAJIMA et al., 2011). Assim, a combinação de NbO e NbP pode aumentar a conversão de sacarose à HMF, devido à combinação de LAS e BAS dos dois catalisadores. Portanto, o objetivo desse trabalho é definir a melhor razão entre NbO e NbP para maximizar a conversão de sacarose à HMF, para isso, um planejamento de misturas simplex-centroid foi usado.

Material e métodos

Os catalisadores ácido nióbico e fosfato de nióbio foram fornecidos pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Um planejamento de misturas simplex-centroid foi executado. As reações foram realizadas em um reator de vidro usando água como solvente. Usou-se uma solução de 20 mg/mL de sacarose como substrato e 5 mL dessa solução foram transferidos para um frasco de vidro cônico para proceder a catálise. Os tubos de reação foram então levados ao sistema reacional que estava acoplado a uma chapa aquecedora com um sistema de controle de temperatura e com agitação. As condições de catálise escolhidas foram temperatura igual a 150 °C e o tempo de reação de 1 hora. A razão substrato catalisador (RSC) empregada foi igual a 1 e a massa total de catalisador utilizada foi de 0,1 g. No total foram realizados 5 experimentos, onde a proporção em massa de cada catalisador variou de 0 a 0,1 g. As amostras coletadas foram analisadas empregando cromatografia liquida de alta eficiência com detector de espalhamento de luz evaporativo (HPLC-ELSD) para análise dos carboidratos e ultravioleta a 310 nm (HPLC-UV) para análise de HMF.

Resultado e discussão

As Figuras 1A e 1B mostram, respectivamente, os gráficos de Pareto dos efeitos sobre as respostas rendimento de HMF e rendimento total, que se refere a soma dos rendimentos de glicose, frutose e HMF. A um nível de significância de 0,05, a quantidade de NbO e de NbP foram significativas para ambas as respostas estudadas. Os efeitos dessas variáveis foram positivos sobre o rendimento de HMF e rendimento total, mostrando que quando se aumenta a quantidade desses catalisadores as repostas estudadas aumentam. Observa-se que o efeito de interação entre NbO e NbP foi significativo para o rendimento de HMF. Isso porque ao se combinar os dois catalisadores, há uma melhor proporção de LAS e BAS que favorecem a isomerização de glicose à frutose e sua subsequente desidratação à HMF. Para o rendimento total, o efeito da variável NbP foi mais importante que o efeito da variável NbO para a formação dos três compostos. O efeito da interação entre os dois catalisadores não foi significativo. A Figura 2 mostra os resultados obtidos para a rendimento de HMF e rendimento total em diferentes porporções de NbO e NbP obtidos pelo planejamento simplex centroid. Foi observado que o maior rendimento total foi obtido quando utilizou-se 100% de NbP, mas nessa condição obteve-se menor rendimento de HMF. Assim, o maior rendimento total e maior rendimento de HMF observados foram encontrados quando usou-se a proporção em massa de 1:3 de NbO e NbP, mostrando que a mistura dos catalisadores fornece uma melhor proporção de LAS e BAS do que cada catalisador individualmente, situação que favorece o rendimento de HMF e o rendimento total.

Figura 1

Gráfico de Pareto dos efeitos das variáveis estudadas sobre (A) o rendimento de HMF e (B) o rendimento total.

Figura 2

Comparação de rendimento de HMF (quadrado preto) e rendimento total (esfera vermelha) para diferentes proporções de NbO e NbP.

Conclusões

Utilizando planejamento simplex-centroid foi possível determinar a proporção ótima entre os catalisadores NbO e NbP que maximiza a conversão de sacarose à HMF. Ao se utilizar uma mistura dos catalisadores, o rendimento de HMF e o rendimento total são favorecidos uma vez que a mistura entre os catalisadores fornece um melhor balanço entre LAS e BAS do que quando utilizados isoladamente.

Agradecimentos

Os autores agradecem à CBMM, à FAPEMIG e à Universidade Federal de Viçosa pelos apoios financeiros concedidos.

Referências

CARNITI, P., GERVASINI, A., BIELLA, S., AUROUX, A. Niobic Acid and Niobium Phosphate as Highly Acidic Viable Catalysts in Aqueous Medium: Fructose Dehydration Reaction. Catalysis Today, 118, 373–378, 2006.

GALLO, J. M. R., ALONSO, D. M., MELLMER, M. A.; DUMESIC, J. A. Production and upgrading of 5-hydroxymethylfurfural using heterogeneous catalysts and biomass-derived solvents. Green Chemistry, 15, 85–90, 2013.

NAKAJIMA, K.; BABA, Y.; NOMA, R.; KITANO, M.; KONDO, J.; HAYASHI, S.; HARA, M. Nb2O5·nH2O As a Heterogeneous Catalyst with Water-tolerant Lewis Acid Sites. Journal of the American Chemical Society, 133, 4224–4227, 2011.

ZHANG, M., TONG, X., MA, R., LI, Y. Catalytic Transformation of Carbohydrates into 5 Hydroxymethyl Furfural over Tin Phosphate in a Water-containing System. Catalysis Today, 264, 131–135, 2016.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul