EFEITO DA FORÇA IÔNICA NA ANÁLISE DE CARBOFURANO EM GARAPA UTILIZANDO O MÉTODO ELL-PBT

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Analítica

Autores

Pacheco Rodrigues, R. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS, ITUMBIARA) ; Alves Oliveira, Y. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS, ITUMBIARA) ; Victorino Santos, J.P. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS, ITUMBIARA) ; Correia Goulart, A. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS, ITUMBIARA) ; Timóteo Cardoso, A. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS, ITUMBIARA) ; Correia Neto Nunes, R. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS, ITUMBIARA) ; Machado Goulart, S. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS, ITUMBIARA)

Resumo

A força iônica pode aumentar as porcentagens de recuperação dos agrotóxicos em várias matrizes devido à solvatação dos íons pelas moléculas de água, facilitando a migração dos agrotóxicos para a fase orgânica. Neste trabalho buscou-se aplicar o método ELL-PBT na determinação de carbofurano em garapa avaliando o fator univariado aumento da força iônica. A média da porcentagem de extração para carbofurano foi de 99,18% com a adição de sal, e 102,19% com ausência de sal. Não houve diferença significativa entre presença e ausência de NaCl ao nível de 95% de confiança pelo teste t de student. O método ELL-PBT pode ser aplicado em garapa na ausência de adição de sal, devido ao menor custo e o tempo menor no preparo sem a presença de NaCl. O método é simples, de baixo custo e elevada eficiência.

Palavras chaves

garapa; carbofurano; ELL-PBT

Introdução

O estado de Goiás vem se destacando na produção de cana-de-açúcar nos últimos anos, por apresentar um clima tropical adequado para a maturação da planta. O carbofurano é um agrotóxico autorizado para o cultivo de cana-de- açúcar com modo de aplicação diretamente ao solo (BRASIL, 2015). Além de produzir açúcar e álcool, a cana-de-açúcar pode ainda ser utilizada para a produção de garapa ou também chamada de caldo de cana, o qual é servido após a moagem em moedores elétricos ou manuais (BRAZ, 2003). A bebida é comercializada por vendedores ambulantes, encontrados nas cidades brasileiras (SILVA, 2006). As técnicas para análise de agrotóxicos em alimentos evoluíram significativamente em termos de simplificação e melhoria de extração. O método de Extração Líquido-Líquido com Partição à Baixa Temperatura (ELL-PBT) é um método simples e eficiente e mostrou-se eficaz na extração de agrotóxicos em matrizes como água (VIEIRA et al., 2007; SILVÉRIO et al., 2012), café (ALVES, R. D., 2010), mel (TETTE et al., 2016), leite (GOULART et al., 2008) e bebidas (GOULART et al.; 2012). O aumento da força iônica da solução aquosa pela adição de NaCl pode provocar um efeito positivo na extração, devido à solvatação dos íons pelas moléculas de água, facilitando a migração dos agrotóxicos para a fase orgânica (GOULART et al.; 2012). Entretanto, dependendo da matriz, a adição de sal pode dificultar a formação de fase única, diminuindo a porcentagem de extração dos agrotóxicos (KRUVE et al.; 2008). Tendo em vista as vantagens do método ELL-PBT, procurou-se neste trabalho aplicar o método avaliando o efeito da força iônica pela ausência ou adição de sal (NaCl) na extração de carbofurano em garapa e análise por cromatografia líquida de alta eficiência com detector ultravioleta (CLAE-UV).

Material e métodos

Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Análise de Química Instrumental do IFG-Campus Itumbiara. Em frasco de vidro transparente com tampa e septo de Teflon® de 22 mL de capacidade, foram adicionados 2,00 mL de garapa (isentas de carbofurano) fortificadas com 40µL de solução padrão de carbofurano a 5,0 mg L-1. Foi realizado o estudo univariado da força iônica com 3 repetições utilizando 1,5 % m/v de NaCl e 3 repetições sem a utilização do NaCl. Foi adicionado 4,0 mL de acetonitrila, como solvente extrator. A mistura foi submetida a uma agitação durante 60s em vórtex e deixado em freezer à temperatura de -20 ºC por cerca de 3 horas para o congelamento da fase aquosa. Posteriormente foi coletado 1,0 mL do sobrenadante e transferido para vial de injeção e realizada a análise cromatográfica. A porcentagem de recuperação do carbofurano após fortificação da garapa a 5,0 mg L-1 (na ausência e presença de NaCl) foi calculada pela curva analítica construída em acetonitrila. A faixa de concentração da curva foi de 0,1 mg L-1 a 10 mg L-1. A análise dos extratos foi realizada por CLAE-UV em um cromatógrafo modelo LC-20AT, Shimadzu, acoplado a um detector ultravioleta (λ: 195 nm) faixa espectral de máxima absorção de carbofurano, com temperatura de 35 ºC da coluna Kinetex 5µm EVO C 18 – 150 X 4,6 mm. A fase móvel utilizada foi acetonitrila : água purificada na proporção 35:65 v:v; vazão da fase móvel: 0,8 mL min-1; volume de injeção 20µL e pressão da bomba: 67 Kgf.

Resultado e discussão

A curva analítica foi construída utilizando-se padrões de carbofurano em acetonitrila nas concentrações de 0,1 mg L-1 a 10 mg L-1 e a equação da reta obtida foi y=251313x-3262,7 com coeficiente de correlação de 0,99 indicando a linearidade da resposta do detector na faixa estudada. Avaliou-se o efeito da adição de sal (NaCl) na porcentagem de recuperação do carbofurano. As porcentagens de recuperação (ausência e presença de sal) obtidas (%R) e os CV estão apresentados na Tabela 1. No ensaio 1 foi adicionado 1,5% de NaCl (m/v) e no ensaio 2 não foi acrescentado NaCl. Foram alcançadas porcentagens médias de recuperação aceitáveis ficando dentro da faixa de 70 a 120% conforme sugerido pelo “European Commission” no guia SANTE/11945/2015. Os coeficientes de variação obtidos são bem menores que os aceitáveis para amostras complexas que podem ser até 20% (RIBANI et al.; 2004). O rendimento da extração na presença de sal apresentou uma diminuição de 3,01% nas médias. Não houve diferença significativa entre os ensaios 1 e 2 ao nível de 95% de confiança pelo teste t de student. Sendo assim, o método ELL-PBT pode ser aplicado em matrizes de garapa na ausência de adição de sal, devido ao menor custo e o tempo menor no preparo sem a presença de NaCl. Alves (2010), na determinação de aldicarbe e carbofurano em amostras de café bebida, não aumentou significativamente as porcentagens de recuperação desses dois agrotóxicos ao acrescentar NaCl ao sistema. Na Figura 1, a seletividade do método de extração ELL-PBT foi comprovada a partir da comparação dos cromatogramas dos extratos obtidos a 195 nm de amostras de garapa fortificadas, com os de amostras livres de carbofurano. Verifica-se que não há interferentes da garapa no tempo de retenção do carbofurano.

Tabela 1

Porcentagens de Recuperação (%R), e CV (%), obtidos da aplicação do método ELL-PBT.

Figura 1

Comparação dos dois cromatogramas do extrato de garapa, isenta de carbofurano (__) e fortificado com 5 mg L-1 de carbofurano (__).

Conclusões

Neste estudo foi possível verificar que o método ELL-PBT em matrizes de garapa não necessita de etapa adicional de adição de sal. O método é simples, apresenta seletividade e altas porcentagens de recuperação, portanto pode ser aplicado para a determinação do carbofurano em amostras de garapa. Novos estudos estão sendo realizados para otimização multivariada e validação do método ELL-PBT em garapa.

Agradecimentos

Ao grupo PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade do IFG-campus Itumbiara, ao MEC - FNDE pela bolsa concedida e ao NUPEQUI.

Referências

ALVES, R. D. Otimização e validação de metodologia para determinação de aldicarbe e carbofurano em amostras de café bebida. 2010. 153 f. Dissertação de Mestrado – Curso de Pós-graduação, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, 2010.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Monografias de agrotóxicos. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br>. Acesso em: 27 de Jul. 2015.

BRAZ, H. Garapa boa deve vir de cana apropriada. O Estado de São Paulo, Suplemento Agrícola, p. 1-3, 2003.

EUROPEAN COMMISSION. Directorate-General for Health and Food Safety. Guidance document on analytical quality control and method validation procedures for pesticides residues analysis in food and feed. 2015. (Safety SANTE/11945/2015). Disponível em < https://ec.europa.eu/food/sites/food/files/plant/docs/pesticides_mrl_guidelines_wrkdoc_11945.pdf >. Acesso em: 23 Jun. 2017.

GOULART, S. M.; ALVES, R. D.; PAULA, W. X.; QUEIROZ, J. H.; NEVES, A. A.; QUEIROZ, M. E. L. R. Determination of Carbamates in Beverages by Liquid-Liquid Extraction with Low Temperature Partitioning and Liquid Chromatography. Journal of the Brazilian Chemical Society, p. 1-12, 2012.

GOULART, S. M.; QUEIROZ, M. E. L. R.; NEVES, A. A.; QUEIROZ, J. H.; Low temperature clean-up method for the determination of pyretroids in milk using gas chromatography with electron capture detection. Talanta, vol. 75, 1320-1323, 2008.

KRUVE, A.; KÜNNAPAS, A.; HERODES, K.; LEITO I. Matrix effects in pesticide multi-residue analysis by liquid chromatography-mass spectrometry.
Journal of Chromatography A. vol. 11, 58-66, 2008.

RIBANI, M.; BOTTOLI, C. B. G.; COLLINS, C. H.; JARDIM, I. C. S. F.; MELO, L. F. C. Validação em Métodos Cromatográficos e Eletroforéticos. Química Nova, v. 27, n. 5, p. 771-780, 2004.

SILVA, K. S.; FARIA, J. A. Avaliação da qualidade de caldo de cana envasado a quente e por sistema asséptico. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 26, n. 4, p. 754-758, 2006.

SILVÉRIO, F. O.; SILVA, J. G. S.; AGUIAR, M. C. S.; CACIQUE, A. P.; PINHO, G. P. Análise de Agrotóxicos em Água usando Extração Líquido-Líquido com Partição em Baixa Temperatura por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. Química Nova, v. 35, n. 10, p. 2052-2056, 2012.

TETTE, P. A. S.; GUIDI, L. R.; GLÓRIA, M. B. A.; FERNANDES, C. Pesticides in honey: A review on chromatographic analytical Methods. Talanta, v. 149, p. 124-141, 2016.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul